quarta-feira, 17 de março de 2010

Expedição de Carro para Machu Picchu e Deserto do Atacama

De: Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul
Para: Machu Picchu - Perú
Distância Percorrida: 9.000Km
Período: de 20/12/2009 à 08/01/2010
Quantidade de pessoas e veículos: 11 pessoas em 3 veículos


Comentários: Desta vez realizamos uma das aventuras que fazem parte do imaginário de muitas pessoas: conhecer o santuário de Machu Picchu no Perú. A diferença é que a maioria das pessoas vai de avião até Lima e de lá segue para Cuzco de carro ou também de avião e nossa expedição de carro percorreu 9.000Km e passou por 5 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Perú e Chile.

Uma viagem deste tipo sempre gera muitas expectativas e exige um pequeno planejamento prévio para definir-se em quais estradas rodar, em que cidades dormir, quais os pontos "turísticos" a conhecer e outros tantos dados fundamentais para que a viagem transcorra com tranquilidade. Todas as informações que foram relevantes para nós estão aqui transcritas permitindo que outros viajantes percorram o mesmo roteiro já com algumas informações "mastigadas".

Para visualizar as postagens de nossa aventura clique sobre os links abaixo e viaje conosco. Não deixe de registrar seus comentários sempre que possível. Acredite, são os comentários deixados por novos viajantes que nos inspiram para continuar registrando nossas aventuras neste blog.


Planejamento da viagem:

A viagem:

Veja o Tracklog da viagem. Arquivo para ser visto no Google Earth:

Dicas importantes para a viagem:


Planejamento Prévio: Este é o planejamento prévio de nossa viagem de carro do Rio Grande do Sul para Machu Picchu no Peru realizada em Dezembro/2009. A saída ocorreu no dia 20/12/2009 e ficamos fora por aproximadamente 20 dias. Os trajetos abaixo indicam as distâncias entre as cidades que dispõe de boa estrutura de hospedagem e que ficam no roteiro.

Roteiro a ser percorrido:
  • Trajeto 1 - De Nova Petrópolis (RS) à Posadas (ARG). Independente do local de travessia da fronteira Brasil - Argentina, sendo por São Borja ou Porto Mauã, temos até a RN120, cruzamento com a RN12 em Posadas 11 horas de viagem e 760Km.

  • Trajeto 2 - De Posadas (ARG) até Corrientes (ARG): são mais 260Km e mais 03:30h de viagem.

  • Trajeto 3 - De Corrientes (ARG) à Roque Saenz Pena (ARG). são 185Km e 2:15h de viagem.

  • Trajeto 4 - De Roque Saenz Pena (ARG) até San Salvador de Jujuy (ARG): são 685Km e 08:30h de viagem.

  • Trajeto 5 - De San Salvador de Jujuy (ARG) até Humahuaca (ARG). Após 130Km de Jujuy passaremos por Humahuaca (02h viagem), a última cidade do roteiro de ida que já é conhecida por nós (até este ponto estaremos fazendo o mesmo roteiro de quando fomos para o Deserto do Atacama em dez/07). Estaremos entrando na Cordilheira dos Andes chegando a 3.000mts de altitude. Neste trecho poderemos visitar as Ruinas del Pukara em Tilcara

  • Trajeto 6: De Humahuaca (ARG) até Tupiza (BOL): Percorrendo mais 170Km após Humahuaca estaremos ingressando na Bolívia. Mesmo antes de ingressarmos na Bolívia não estaremos mais rodeados pela Cordilheira dos Andes e sim estaremos andando sobre ela, em uma grande planície, a 3.500mts. de altitude, antes das altitudes subirem ainda mais e voltarmos a estar rodeados pela Cordilheira. A partir da divisa, (cidades de La Quiaca e Villazon) enfrentaremos aproximadamente 200Km de estrada de terra, até aproximadamente Cotagaita. Neste percurso, após 91Km da divisa dos dois países chegamos a Tupiza, onde provavelmente passaremos a noite. Neste trajeto temos 430Km percorridos, sendo que entre a La Quiaca e Tupiza enfrentaremos 91Km de estrada de terra.
  • Trajeto 7 - De Tupiza (BOL) até Potosi (BOL): 255Km após Tupiza chegamos a Potosi, cidade de mais de 200 mil habitantes, situada a 4.000mts. de altitude. De Tupiza a Cotagaita (aproximadamente 90Km) rodaremos em estrada de terra. Potosi foi uma das mais ricas cidades do mundo no século 17, fruto de uma antiga mina de prata que chegou a ser a maior do ocidente. Existem visitas guiadas (uma pela manhã e outra à tarde) para as Minas de Cerro Rico.
  • Trajeto 8 - De Potosi (BOL) até Oruro (BOL): É em Potosi que fica o Salar de Uyuni, a maior planície salgada do mundo. O Salar fica a 210Km de Potosi e o trajeto pode ser feito de trem que atravessa grandes altitudes (partindo de Oruro), em meio às montanhas do altiplano. Após 275Km chegamos a Oruro, cidade conhecida por seu carnaval e ponto de partida do trem para o Salar de Uyuni (veja os horários). De carro de Oruro até Uyuni informações da internet indicam serem necessárias 7 horas de viagem devido à precariedade da estrada.

  • Trajeto 9 - De Oruro (BOL) até La Paz (BOL). São 210Km de viagem em 02:30h. Em La Paz (a capital mais alta do mundo, a 3.650mts) vale a pena conhecer o Valle de La Luna e o Pico Chacaltaya que fica a 5.421mts. (a mais alta estação de esqui do mundo) e distante apenas 30Km de La Paz, situado na Cordilheira Real, cadeia integrada à Cordilheira dos Andes (informações indicam tratar-se de 2 horas de viagem a partir de La Paz). Distante 100Km de La Paz está também a Ruta de La Muerte, famosa por suas imagens de carros que transitam à beira de imensos precipícios.

  • Trajeto 10 - De La Paz (BOL) até Copacabana (BOL). Este trecho compreende 150Km (2h), passando-se pela Rodovia 2 e cruzando o Lago Titicaca de balsa. Copacabana é a principal cidade do entorno do Lago Titicaca, lago navegável de maior altitude do mundo e o 2º maior da América do Sul (perde apenas para o Maracaibo na Venezuela). A partir de Copacabana pode-se visitar a Ilha do Sol, a maior ilha do lago, com 14,3Km2.

  • Trajeto 11 - De Copacabana (BOL) até Puno (PERU): percurso de 130Km. Puno também está as margens do Lago Titicaca, a 3.900mts. de altitude, mas no lado Peruano do lago. A partir de Puno pode-se visitar as Ilhas Flutuantes de Uros, construídas sobre plantas semelhantes à juncos. A viagem de barco dura 30 minutos.

  • Trajeto 12 - De Puno (Peru) até Cuzco (Peru). Neste trajeto percorremos 390Km em 05:30h. Em Cuzco conheceremos a Plaza de Armas, Iglesia Sagrada Família, Museu Inca. Cuzco é considerada a cidade habitada mais antiga do continente, intitulada a "capital arqueológica da América". É considerada também a mais bonita cidade do Perú. Neste percurso, 212Km após Puno chegaremos à Abra La Raya, onde atingiremos 4.335mts de altitude em um dos locais mais altos de nossa viagem de ida. No caminho conheceremos o Templo Raqchi Wiracocha, em Huacarpay visualizaremos o Vale do Rio Urubamba e logo após o Parque Arqueológico de Tipón, um lugar de grandes fontes de água e um dos mais importantes complexos de arquitetura de Cusco.

  • Trajeto 13 - Vale Sagrado dos Incas (Cuzco): Fica na região do Rio Urubamba e lá pode-se conhecer 4 ruínas incas: Tambomachay, Saqssaywaman (a mais interessante das ruínas), Qenqo e Puka Pukara. Indica-se também compras de produtos indígenas em Pisac, a 30Km de Cuzco que oferece ainda uma imperdível vista do vale (Morro Intihuatana). No Vale Sagrado dos Incas, Ollantaytambo é a única cidade inca do Peru ainda habitada e a mais bem conservada. O trajeto completo do Vale Sagrado dos Incas é de 180Km.

  • Trajeto 14 - Machu Picchu: distante 112Km via férrea, Machu Picchu fica a 2.450mts. de altitude. Para chegar até lá existe a opção de ir de trem a partir de Cuzco (estação São Pedro) ou a partir de Ollantaytambo. A cidade mais próxima é Águas Calientes, local em que chegam os trens e de onde partem os ônibus para Machu Picchu. Em Machu Picchu existe também a possibilidade de conhecer Huayana Picchu, o pico mais alto do parque e no qual apenas 400 pessoas por dia podem subir.
  • Trajeto 15 - De Cuzco à Arequipa: distante 609Km, onde retornamos de Cuzco em direção ao sul por 345Km (rodovia que segue para Puno) e na localidade de Juliaca seguimos em direção oeste por 250Km até Arequipa, que fica a 2300 metros de altitude, estendendo-se numa área de oásis localizada num vale das montanhas desérticas da Cordilheira dos Andes, e rodeada por vários picos, entre os quais o de Vulcão Misti, com cerca de 5822 metros de altitude, distante 18Km de Arequipa. A cidade tem aproximadamente 1 milhão de habitantes. Arequipa fica 115Km distante do Oceano Pacífico (cidade de Islay).
  • Trajeto 16 - De Arequipa à Arica: percurso de 426Km, onde chegaremos à divisa entre Peru e Chile, representada pelas cidades de Tacna e Arica. Arica é região de zona franca e possui ótima estrutura para seus visitantes. Arica tem grande importância histórica pois era através de seu porto que era escoada a produção de prata de Potosi. Arica foi também uma importante região durante a Guerra do Pacífico.
  • Trajeto 17 - De Arica à Iquique: 310Km de trajeto. Iquique é famosa por seus monumentos nacionais e suas praias, sendo as mais importantes Primeras Piedras, Brava, Cavancha e Huayquique. Em Iquique está localizada a maior e mais importante Zona Franca da América Latina.
  • Trajeto 18 - De Iquique à Calama: este trecho de 390Km pode ser feito com a mesma distância seguindo-se pelo litoral (via Tocopilla na Ruta 1) ou utilizando-se a Ruta 5 que corre aproximadamente 55Km distante do litoral a aproximadamente 1.000 metros do nível do mar. Neste trajeto, 17Km antes de Calama encontra-se a Mina de Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo.
  • Trajeto 19 - De Calama à São Pedro de Atacama: distância 100Km. Leia sobre o Deserto de Atacama no link, especificamente nos relatos dos dias 6, 7 e 8.
  • Trajeto 20 - De São Pedro de Atacama à San Salvador de Jujuy: percorrendo 475Km estaremos novamente em San Salvador de Jujuy, passando por Susquez, Costa de Lipan e Purmamarca. Veja mais sobre este percurso no link. Temos também a opção de neste dia irmos até Salta, distante 85Km de Jujuy via Ruta 9.

Este é o esboço da viagem, já considerando todos os pontos que deverão ser visitados no percurso, independente desta visita ocorrer na ida ou na volta.

Simulação de datas do percurso:

  • 20/12/09 - De Nova Petrópolis à Corrientes: 1.020Km
  • 21/12 - De Corrientes à San Salvador de Jujuy: 870Km
  • 22/12 - De San Salvador de Jujuy à Tupiza: 430Km
  • 23/12 - De Tupiza à Oruro: 571Km
  • 24/12 - De Oruro à La Paz: 254Km
  • 25/12 - Dia em La Paz - passeio pelo Chacaltaya e Valle de La Luna
  • 26/12 - De La Paz à Copacabana: 155Km
  • 27/12 - De Copacabana à Cuzco: 520Km
  • -----------------------------------------------------------------------
  • 28/12 - Conheceremos Machu Picchu - trem de Ollantaytambo para Aguas Calientes as 08:53h com o trem Backpacker.
  • 29/12 - Retorno de Machu Picchu - trem de Aguas Calientes para Ollantaytambo as 10:55h com o trem Vistadome Valley.
  • 29/12 - Passeio pelo Vale Sagrado dos Incas: 180Km
  • 30/12 - City Tour em Cuzco
  • 31/12 - Dia livre em Cuzco
  • -----------------------------------------------------------------------
  • 01/01/2010 - De Cuzco à Arequipa: 609Km
  • 02/01 - De Arequipa à Iquique: 736Km
  • 03/01 - De Iquique à San Pedro de Atacama: 485Km
  • 04/01 - Dia em São Pedro de Atacama
  • 05/01 - De San Pedro de Atacama à San Salvador de Jujuy: 475Km
  • 06/01 - De San Salvador de Jujuy à Corrientes: 867Km
  • 07/01 - De Corrientes à Santo Ângelo (RS): 585Km
  • 08/01 - De Santo Ângelo à Nova Petrópolis: 453Km

Observação: com este cronograma, que prevê o retorno para casa em uma 6ª feira (08/01/2010), teremos a disponibilidade de estender a viagem em algum lugar por até 1 dia, chegando assim em casa no sábado.

Preços da Gasolina no Mercosul:

  • Argentina: R$ 1,80
  • Bolívia: R$ 1,10
  • Brasil: R$ 2,59
  • Chile: R$ 2,62
  • Colômbia: R$ 1,70
  • Equador: R$ 1,05
  • Peru: R$ 2,50
  • Paraguai: R$ 2,70
  • Uruguai: R$ 3,00

Distâncias a percorrer em cada país:

  • 1.220 Km rodados no Brasil
  • 3.370 Km rodados na Argentina
  • 995 Km rodados na Bolívia
  • 1.735 Km rodados no Peru
  • 800 Km rodados no Chile

Dicas de alguns sites:

  • Levar cópias dos documentos pessoais e do veículo para apresentar em algumas Aduanas que exigem cópias dos documentos.

Dicas importantes para a viagem:

Mapas de GPS a serem utilizados:

  • Brasil: Tracksource
  • Argentina: Mapear
  • Bolívia: ConoSur (o Viajeros tem mais detalhes mas não é roteável)
  • Perú: Peru Roteable
  • Chile: Viajeros

Cotações de Moedas nos países que iremos visitar: base 13/12/09

  • Brasil: R$ 1,00 = US$ 0,57 ou US$ 1,00 = R$ 1,75
  • Argentina (pesos): R$ 1,00 = AR$ 2,16 ou AR$ 1,00 = R$ 0,46, ou US$ 1,00 = AR$ 3,79
  • Bolívia (boliviano): R$ 1,00 = BOB $ 4,01 ou BOB $ 1,00 = R$ 0,25, ou US$ 1,00 = BOB $ 7,03
  • Perú (novo sol): R$ 1,00 = PEN $ 1,64 ou PEN $ 1,00 = R$ 0,61, ou US$ 1,00 = PEN $ 2,88
  • Chile (pesos): R$ 1,00 = CLP $ 283,00 ou CLP $ 1.000,00 = R$ 3,52, ou US$ 1,00 = CLP $ 496,00

Encontramos na Web alguns sites com roteiros e fotos de viagens já realizadas:

Clique sobre o mapa para ampliá-lo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Compras no Uruguai - Chuí, Rivera (Santana do Livramento) e Rio Branco (Jaguarão)

Compras no Uruguai - Para os gaúchos residentes próximo à Porto Alegre existem 5 opções de compras a preços mais baixos do que o normal no Brasil. Destas 5, 3 são no Uruguai e 2 no Paraguai.

Paraguai - As opções de compras no Paraguai são Ciudad del Este (Foz do Iguaçú) que fica a 1020Km de Porto Alegre e Encarnacion (fronteira com a Argentina através da cidade de Posadas), a 760Km de Porto Alegre.

  • A opção de Encarnacion acaba não sendo tão interessante pois exige a passagem pela Aduana Argentina que não é tão amigável como a do Uruguai e Paraguai. Além disto é exigida a apresentação da Carta Verde ao ingressar na Argentina, o que encarece a viagem em no mínimo R$ 70,00.

Uruguai - As opções de compras no Uruguai são Chuí, Rio Branco e Rivera.

Chuí: (Veja o link sobre Chui) a 520Km de Porto Alegre. Das 3 cidades uruguaias Chuí talvez seja a menor delas. Apenas uma avenida faz a divisa entre o Brasil e Uruguai neste ponto. No lado brasileiro existem lojas mas de estilo bem diferente das lojas uruguaias. As lojas com preços interessantes estão todas do lado uruguaio e ficam entre 5 e 10 opções.


  • O Comércio: Em Chuí o comércio é bom mas não existem grandes lojas, todas são de pequeno porte. A opção por compras no Chuí é apenas interessante para quem estiver passando pela cidade seguindo viagem para Punta Del Este ou Montevidéu.

  • Trânsito: Após passar a entrada de Rio Grande são 222Km até o Chuí percurso em que podemos encontrar como única cidade no caminho Santa Vitória do Palmar que fica a 21Km de Chuí, o que significa que são percorridos 200Km sem nenhum suporte ao veículo (borracharia, postos de gasolina, restaurante, ...).


Rio Branco / Jaguarão: (Veja o link sobre Jaguarão) a 390Km de Porto Alegre. A opção por Rio Branco é bastante interessante por ser a mais próxima de Porto Alegre. Neste ponto é o Rio Jaguarão que faz a divisa entre Brasil e Uruguai. Para ingressar no Uruguai é necessário fazer a travessia de uma simpática e antiga ponte (Ponte Internacional Mauá) onde encontra-se a Aduana brasileira em um lado e a uruguai no outro.



  • O Comércio: Assim que passada a ponte internacional dobra-se à direita ainda na saída da ponte e segue-se em direção aos freeshop´s que ficam a menos de 300mts. dali. O comércio fica ao lado do Rio Jaguarão. Podem ser encontradas diversas lojas dos dois lados da rua destacando-se as seguintes: Neutral Duty Free Shopp, Paris Freeshop, Bekarte, Darling, Mario Free Shop, The Place e Virrey.


  • Pneus e peças para veículos (neumáticos e repuestos): Em Rio Branco pode-se encontrar as lojas TireShop que vendem pneus e repuestos (peças de reposição) a preços bem acessíveis. Os pneus podem ser adquiridos e trocados na hora por 50% ou 60% do preço normal. Peças de reposição de veículos nacionais e importados também podem ser encontradas. O contato com a Tire Shop pode ser por email ou pelos fones 00.xx.598.675.5779 para Pneus ou Repuestos (peças) com Rubens pelo fone 00.xx.598.675.2811 (substitua o XX pelo seu DDD, ex.: 51), ambos os números são do Uruguai, por isto a grande quantidade de números. Além dela existe também a G&M Pneus cujo contato é com o Sr. Farias pelo fone (53) 9165-0109.


  • Restaurante: Prove o "Chovito com Fritas" no Barranco Parrillada Cafeteria que fica bem no centro das compras. Deixe para almoçar por volta das 14hrs quando o movimento dos restaurantes já estiver mais tranqüilo. No Barranco é possível reservar uma mesa e continuar a fazer suas compras normalmente.


  • Trânsito: Após passada a entrada de Pelotas percorrem-se mais 130Km de trânsito bastante fácil pois não são encontrados caminhões na pista neste trajeto. Pode-se desenvolver facilmente uma velocidade de 120Km/h nas retas intermináveis entre Pelotas e Jaguarão.
Rivera / Santana do Livramento: a 490Km de Porto Alegre. As cidades de Santana do Livramento e Rivera confundem-se visto haver apenas uma rua separando os dois países neste local.

  • O Comércio: Esta com certeza é a opção preferida dos gaúchos visto que em Rivera o comércio é bastante forte e diversificado. É difícil de dizer a quantidade de lojas encontradas em Rivera visto que o comércio da cidade integra-se ao comércio voltado basicamente aos brasileiros.
Uma característica comum no Uruguai é o fato de encontrarmos lojas que oferecem de tudo em um só lugar, são perfumes, vinhos e outras bebidas, eletrônicos (notebook, máquina fotográfica, televisor), roupas, todos vendidos lado a lado.

Normalmente o pagamento das compras pode ser feito em reais, dólares, pesos uruguaios, cheque ou cartão de crédito. O Cartão de Débito (Electron) normalmente não é aceito pelas lojas. Os preços encontrados nas lojas normalmente são apresentados em Dólar, mas a conversão para o real geralmente é muito próxima da real.

  • Exemplo: em 23/05 a cotação do dólar estava em R$ 1,67 e em Rio Branco a conversão era feita por R$ 1,71.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Chile - Deserto do Atacama

Saída: 23/12/2007
Retorno: 05/01/2008 (15 dias)
Distância percorrida: 6.950Km
Como fomos: 3 carros (GM Tracker Turbo Diesel, L200 Diesel, Pajero Full Gasolina)
Quantos viajantes: 10 (8 adultos e 2 crianças)

O Deserto do Atacama é um conhecido destino turístico da América Latina que reúne viajantes do mundo inteiro. A cidade de San Pedro de Atacama ou simplesmente o Deserto do Atacama como é conhecida situa-se na Cordilheira dos Andes a 2.500mts. de altitude.

Cidades visitadas no percurso: saímos de Nova Petrópolis no RS e passamos por São Borja (aduana), Posadas (ARG), Corrientes (ARG), Presidência Roque Saenz Pena (ARG), Salta (ARG), San Salvador de Jujuy (ARG), Humahuaca (ARG), Tilcara (ARG), Pumamarca (ARG), San Pedro de Atacama (CHL), Calama (CHL), Antofagasta (CHL), Mejillones (CHL), Chuquicamata (CHL) e Santa Rosa (BR).


Como fonte de pesquisas de nossa viagem utilizamos muito os Guias de Viagem de Zizo Asnis intitulados "Guia o Viajante" que podem ser adquiridos facilmente na Internet com valores em torno de R$ 40,00 cada. Também foram fundamentais as dicas de viagem obtidas do fórum http://www.4x4brasil.com.br/ e os mapas para GPS obtidos na Internet (Viajeros, Mapear e GPS.com.ar) com dados da Argentina e Chile e consultas no Google Earth.

Com toda a certeza tivemos um aproveitamento perfeito da viagem em decorrência da grande preparação que tivemos para ela. Após todos os estudos realizados previamente tínhamos a impressão de que já havíamos estado naquele local antes da viagem.

Clique nos links abaixo e acompanhe todo o percurso da viagem:

Dicas importantes para a viagem:

Arquivos disponíveis para download: Estão disponíveis 2 arquivos que permitem visualizar o caminho percorrido por nós durante os 15 dias da viagem.

Veja aqui mais algumas fotos das cidades pelas quais passamos:

Aprecie o conteúdo disponível e deixe seus comentários no Blog.

domingo, 14 de março de 2010

Viagem à China e Índia

Saida: 09/07/08
Retorno: 23/07/08
Destino: Hong Kong, Pequim e Dehli

Com o objetivo de participar do Congresso da WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) partimos para Hong Kong no dia 09/07/08 onde ficaremos por alguns dias, seguindo apos para Pequim e Dehli na India.

Acompanhe aqui o dia a dia desta viagem.

Postagens relacionadas ao Seminário podem ser encontradas no site http://www.cooperativismodecredito.blogspot.com/.

sábado, 13 de março de 2010

Litoral do Nordeste de Carro

De: Fortaleza - Ceará
Para: Morro de São Paulo - Bahia
Distância Percorrida: 3.000Km Clique abaixo para visualizar as postagens da nossa viagem:


  1. Planejamento da viagem

  2. Ceará (Fortaleza, Jericoacoara e Canoa Quebrada);

  3. Rio Grande do Norte (Muriú, Genipabu, Natal, Pipa);

  4. Paraíba (João Pessoa, Cabedelo, Jacumã, Tambaba);

  5. Pernambuco (Olinda, Recife, Cabo de Santo Agostinho);

  6. Alagoas (Maragogi, Carro Quebrado, Paripueira, Maceió, Praia do Francês, Praia do Gunga, Rio São Franscisco);

  7. Sergipe (Aracaju);

  8. Bahia (Salvador, Morro de São Paulo, Praia do Forte);

O melhor do litoral nordestino: Leia também nossa indicação com o melhor roteiro do nordeste brasileiro para aqueles que não gostam de viajar de carro.


Leia também:


terça-feira, 9 de março de 2010

Uruguai e Argentina em uma semana

De: Nova Petrópolis/RS
Para: Punta del Este, Montevidéu, Colônia de Sacramento e Buenos Aires
Distância Percorrida: 2.500Km em 7 dias

Comentários:



  • Em Julho/2007 saímos de Nova Petrópolis/RS rumo à Montevidéu e Buenos Aires. Tínhamos uma semana para fazer o percurso e conhecer as capitais do Uruguai e da Argentina.


Abaixo alguns links com fotos do percurso que fizemos:



  1. Pelotas/RS (Fenadoce)

  2. Santa Vitória do Palmar/RS

  3. Chuí (divisa Brasil e Uruguai)

  4. Forte Santa Tereza - Uruguai

  5. Praia de La Paloma - Uruguai;

  6. Punta del Este - Uruguai;

  7. Punta Balena - Uruguai;

  8. Montevidéu - Uruguai;

  9. Colônia de Sacramento - Uruguai;

  10. Buquebus - travessia do Rio da Prata;

  11. Buenos Aires - Argentina.

Seguidores