Depois de muito tempo sem trazer novos modelos para o Brasil a Suzuki voltou ao país. Nos últimos anos os modelos da Suzuki Grand Vitara ganharam escala sob a marca/modelo GM Tracker, modelo este que foi descontinuado no início de 2009 quando a Suzuki requereu à sua parceira GM o direito de voltar a importar a Grand Vitara.
O novo Suzuki Grand Vitara tem:
- 140 cv de potência a 6.000 rpm,
- 183 Nm de torque a 4.000 rpm,
- tração integral e freios com ABS e EBD.
- 2,64 m de entreeixos, 4,50 m de comprimento e 1,81 m de largura
- Com 1.566 kg e capacidade para levar até 500 kg,
- Vão livre do solo de 200 mm, ângulo de ataque de 29º e de saída de 27º
- A tração é integral permanente, com sistema de distribuição conforme a necessidade, com opção de bloquear o diferencial central por meio de botão ou engatar a reduzida.
- Acelera de 0 a 100 km/h em 13,6 s e atinge a velocidade máxima de 170 km/h.
- Pode ser encontrada nas versões com câmbio manual (5 marchas) ou automático (4 marchas).
Em nível mundial Suzuki ocupa atualmente a 9ª posição em produção de veículos (dados do 1º semestre de 2009).
Fonte: Revista Veja, edição 2128.
- Toyota com 3,564 milhões de veículos produzidos
- GM com 3,553 milhões
- Volkswagen com 3,100 milhões
- Hyundai e Kia Motors com 2,153 milhões
- Ford com 2,145 milhões
- Peugeot Citroen com 1,587 milhões
- Nissan com 1,546 milhões
- Suzuki com 1,152 milhões
- Renault com 1,106 milhões
No site da Fenabrave (http://www.fenabrave.org.br/) é possível encontrar os dados dos veículos emplacados mês a mês e em novembro/09 os dados disponíveis eram os seguintes:
- Janeiro/2009 - 87
- Fevereiro - 81
- Março - 210
- Abril - 260
- Maio - 289
- Junho - 288
- Julho - 270
- Agosto - 252
- Setembro - 282
- Outubro - 243
- Novembro - 171
- Dezembro - 162
- Janeiro/2010 - 159
- Fevereiro/2010 - 182
- Março/2010 - 257
- Abril/2010 - 243
- Maio/2010 - 209
- Junho/2010 - 174
- Julho/2010 - 189
- Agosto/2010 - 273
- Setembro/2010 - 300
- Outubro/2010 - 230
- Novembro/2010 - 254
Para efeito de comparação, no acumulado do ano de 2010, outros SUV´s/4X4 tiveram os seguintes emplacamentos:
- Ecosport - 38.457
- Tucson - 26.087
- MIT Pajero - 18.391
- Honda CRV - 16.252
- Captiva - 12.003
- Santa Fé - 7.251
- Sportage - 7.122
- Toyota Hilux SW4 - 7.106
- Hunday IX35 - 5.284
- Vera Cruz - 3.897
- Sorento - 3.441
- Tiguan - 3.201
- MIT Outlander - 2.869
- Citroen C3 Aircross - 2.586
- Grand Vitara - 2.468
- Cherry Tiggo - 2.415
- Blazer - 2.390
- Land Rover - Freelander - 2.266
Conheça melhor a nova Suzuki Grand Vitara no http://www.suzukiveiculos.com.br/#/veiculos
Acompanhe ainda no Fórum 4X4 Brasil o tópico específico sobre a nova Suzuki Grand Vitara.
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E qual é a impressão sobre o novo veículo, Márcio? Naturalmente que a renovação e inovação tecnológicas seriam esperadas depois de tantos anos no GV/TRACKER, mas eu fico com a impressão de que é um carro muito mais sofisticado do que a versão anterior. Estou com o meu Tracker fazendo um ano e a cada dia gosto mais do veículo pelas suas qualidades.
ResponderExcluirEvandro
ResponderExcluirRealmente a nova Grand Vitara traz grandes melhorias em relação ao modelo anterior (GV ou Tracker). Uma das melhores questões é o espaço interno visto que a nova GV é um pouco mais larga do que a Tracker (são 1,780m contra 1,810mm na nova GV) e no comprimento são 4,215m na Tracker contra 4,505m na GV.
A Tracker traz algumas vantagens visto que seu ângulo de entrada e saída é maior, o que quer dizer que a Tracker é melhor preparada para aclives e declives acentuados.
Um dos pontos negativos da nova GV é a distância do solo. Apesar de tecnicamente ela ser um pouco mais alta que a Tracker (195mm contra 200mm), na prática a suspensão traseira é mais baixa do que estes 200mm, exigindo um maior cuidado ao passar pedras ou outros pequenos obstáculos.
No mais estamos muito contentes com a GV.
OK, Márcio. Grato pelas tuas informações. Ainda vamos rodar muito com a nossa Tracker antes de pensar numa troca. Mas quando isso acontecer, certamente vamos considerar esta nova versão do Grand Vitara. Sobre a questão da altura do solo, sentimos muita dificuldade na Bolívia, especialmente no Deserto de Siloli, quando o carro pegou muito no fundo em rochas e saliências deixadas nas trilhas por veículos mais elevados. Vou considerar um kit para elevar a suspensão. Saudações!
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