sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nova Suzuki Grand Vitara

Depois de muito tempo sem trazer novos modelos para o Brasil a Suzuki voltou ao país. Nos últimos anos os modelos da Suzuki Grand Vitara ganharam escala sob a marca/modelo GM Tracker, modelo este que foi descontinuado no início de 2009 quando a Suzuki requereu à sua parceira GM o direito de voltar a importar a Grand Vitara.

O novo Suzuki Grand Vitara tem:
  • 140 cv de potência a 6.000 rpm,
  • 183 Nm de torque a 4.000 rpm,
  • tração integral e freios com ABS e EBD.
  • 2,64 m de entreeixos, 4,50 m de comprimento e 1,81 m de largura
  • Com 1.566 kg e capacidade para levar até 500 kg,
  • Vão livre do solo de 200 mm, ângulo de ataque de 29º e de saída de 27º
  • A tração é integral permanente, com sistema de distribuição conforme a necessidade, com opção de bloquear o diferencial central por meio de botão ou engatar a reduzida.
  • Acelera de 0 a 100 km/h em 13,6 s e atinge a velocidade máxima de 170 km/h.
  • Pode ser encontrada nas versões com câmbio manual (5 marchas) ou automático (4 marchas).
Em nível mundial Suzuki ocupa atualmente a 9ª posição em produção de veículos (dados do 1º semestre de 2009).
Fonte: Revista Veja, edição 2128.

  1. Toyota com 3,564 milhões de veículos produzidos
  2. GM com 3,553 milhões
  3. Volkswagen com 3,100 milhões
  4. Hyundai e Kia Motors com 2,153 milhões
  5. Ford com 2,145 milhões
  6. Peugeot Citroen com 1,587 milhões
  7. Honda com 1,586 milhões
  8. Nissan com 1,546 milhões
  9. Suzuki com 1,152 milhões
  10. Renault com 1,106 milhões
No site da Fenabrave (http://www.fenabrave.org.br/) é possível encontrar os dados dos veículos emplacados mês a mês e em novembro/09 os dados disponíveis eram os seguintes:

Suzuki´s Grand Vitara´s emplacadas no Brasil em 2009 e 2010:

  • Janeiro/2009 - 87
  • Fevereiro - 81
  • Março - 210
  • Abril - 260
  • Maio - 289
  • Junho - 288
  • Julho - 270
  • Agosto - 252
  • Setembro - 282
  • Outubro - 243
  • Novembro - 171
  • Dezembro - 162
  • Janeiro/2010 - 159
  • Fevereiro/2010 - 182
  • Março/2010 - 257
  • Abril/2010 - 243
  • Maio/2010 - 209
  • Junho/2010 - 174
  • Julho/2010 - 189
  • Agosto/2010 - 273
  • Setembro/2010 - 300
  • Outubro/2010 - 230
  • Novembro/2010 - 254

Para efeito de comparação, no acumulado do ano de 2010, outros SUV´s/4X4 tiveram os seguintes emplacamentos:

  • Ecosport - 38.457
  • Tucson - 26.087
  • MIT Pajero - 18.391
  • Honda CRV - 16.252
  • Captiva - 12.003
  • Santa Fé - 7.251
  • Sportage - 7.122
  • Toyota Hilux SW4 - 7.106
  • Hunday IX35 - 5.284
  • Vera Cruz - 3.897
  • Sorento - 3.441
  • Tiguan - 3.201
  • MIT Outlander - 2.869
  • Citroen C3 Aircross - 2.586
  • Grand Vitara - 2.468
  • Cherry Tiggo - 2.415
  • Blazer - 2.390
  • Land Rover - Freelander - 2.266

Conheça melhor a nova Suzuki Grand Vitara no http://www.suzukiveiculos.com.br/#/veiculos


Acompanhe ainda no Fórum 4X4 Brasil o tópico específico sobre a nova Suzuki Grand Vitara.
-

3 comentários:

  1. E qual é a impressão sobre o novo veículo, Márcio? Naturalmente que a renovação e inovação tecnológicas seriam esperadas depois de tantos anos no GV/TRACKER, mas eu fico com a impressão de que é um carro muito mais sofisticado do que a versão anterior. Estou com o meu Tracker fazendo um ano e a cada dia gosto mais do veículo pelas suas qualidades.

    ResponderExcluir
  2. Evandro

    Realmente a nova Grand Vitara traz grandes melhorias em relação ao modelo anterior (GV ou Tracker). Uma das melhores questões é o espaço interno visto que a nova GV é um pouco mais larga do que a Tracker (são 1,780m contra 1,810mm na nova GV) e no comprimento são 4,215m na Tracker contra 4,505m na GV.

    A Tracker traz algumas vantagens visto que seu ângulo de entrada e saída é maior, o que quer dizer que a Tracker é melhor preparada para aclives e declives acentuados.

    Um dos pontos negativos da nova GV é a distância do solo. Apesar de tecnicamente ela ser um pouco mais alta que a Tracker (195mm contra 200mm), na prática a suspensão traseira é mais baixa do que estes 200mm, exigindo um maior cuidado ao passar pedras ou outros pequenos obstáculos.

    No mais estamos muito contentes com a GV.

    ResponderExcluir
  3. OK, Márcio. Grato pelas tuas informações. Ainda vamos rodar muito com a nossa Tracker antes de pensar numa troca. Mas quando isso acontecer, certamente vamos considerar esta nova versão do Grand Vitara. Sobre a questão da altura do solo, sentimos muita dificuldade na Bolívia, especialmente no Deserto de Siloli, quando o carro pegou muito no fundo em rochas e saliências deixadas nas trilhas por veículos mais elevados. Vou considerar um kit para elevar a suspensão. Saudações!

    ResponderExcluir

Seguidores