sexta-feira, 18 de julho de 2008

The Great Wall - A Muralha da China

A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha (The Great Wall), uma das sete maravilhas do mundo, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial.

Embora seja comum a idéia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui-se em um símbolo da China e em uma procurada atração turística.

A muralha começou a ser construída por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Embora a Dinastia Qin não tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra, ligados por argamassa feita de barro. Com aproximadamente 3.000 quilômetros de extensão, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.

Com a morte do imperador, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a subida da Dinastia Han ao poder, por volta de 205 a.C., reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as atuais feições e uma extensão de cerca de 7.000 quilômetros.

A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. Por volta do século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada.

No século XX, na década de 1980, Deng Xiaoping priorizou a Grande Muralha como símbolo da China, estimulando uma grande campanha de restauração de diversos troços que, entretanto, foi questionado. A requalificação do monumento para o turismo sem normas para o adequado
usufruto, aliado à falta de critérios técnicos para a restauração de alguns trechos, trouxe várias críticas por parte de preservacionistas, que estimam que cerca de dois terços do total do monumento estejam em ruínas.

Afirma-se que a Grande Muralha é a única estrutura construída pelo homem a ser vista da lua, embora isso não seja confirmado. Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão-de-obra de cerca de 1 milhão de homens (250 mil teriam morrido durante a sua construção), entre soldados, camponeses e cativos.

Calcula-se que a Grande Muralha tenha empregado cerca de 300 milhões de metros cúbicos de material, o suficiente para erguer 120 pirâmides de Queops ou um muro de dois metros de altura à volta da Linha do Equador.

Caminhamos pela muralha por 3,4Km (ida e volta). A inclinação da subida da muralha é muito grande. Saimos de 283 mts do nível do mar (estacionamento) e atingimos 550 mts 16 minutos depois.

A muralha fica a aproximadamente 60Km de Beijing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores