segunda-feira, 15 de março de 2010

Chile - Deserto do Atacama

Saída: 23/12/2007
Retorno: 05/01/2008 (15 dias)
Distância percorrida: 6.950Km
Como fomos: 3 carros (GM Tracker Turbo Diesel, L200 Diesel, Pajero Full Gasolina)
Quantos viajantes: 10 (8 adultos e 2 crianças)

O Deserto do Atacama é um conhecido destino turístico da América Latina que reúne viajantes do mundo inteiro. A cidade de San Pedro de Atacama ou simplesmente o Deserto do Atacama como é conhecida situa-se na Cordilheira dos Andes a 2.500mts. de altitude.

Cidades visitadas no percurso: saímos de Nova Petrópolis no RS e passamos por São Borja (aduana), Posadas (ARG), Corrientes (ARG), Presidência Roque Saenz Pena (ARG), Salta (ARG), San Salvador de Jujuy (ARG), Humahuaca (ARG), Tilcara (ARG), Pumamarca (ARG), San Pedro de Atacama (CHL), Calama (CHL), Antofagasta (CHL), Mejillones (CHL), Chuquicamata (CHL) e Santa Rosa (BR).


Como fonte de pesquisas de nossa viagem utilizamos muito os Guias de Viagem de Zizo Asnis intitulados "Guia o Viajante" que podem ser adquiridos facilmente na Internet com valores em torno de R$ 40,00 cada. Também foram fundamentais as dicas de viagem obtidas do fórum http://www.4x4brasil.com.br/ e os mapas para GPS obtidos na Internet (Viajeros, Mapear e GPS.com.ar) com dados da Argentina e Chile e consultas no Google Earth.

Com toda a certeza tivemos um aproveitamento perfeito da viagem em decorrência da grande preparação que tivemos para ela. Após todos os estudos realizados previamente tínhamos a impressão de que já havíamos estado naquele local antes da viagem.

Clique nos links abaixo e acompanhe todo o percurso da viagem:

Dicas importantes para a viagem:

Arquivos disponíveis para download: Estão disponíveis 2 arquivos que permitem visualizar o caminho percorrido por nós durante os 15 dias da viagem.

Veja aqui mais algumas fotos das cidades pelas quais passamos:

Aprecie o conteúdo disponível e deixe seus comentários no Blog.

21 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa de criar o blog. Tenho certeza de que estas informacoes podem ser muito uteis para todos que se interessam em viajar.
    Vamos criar um link no seu blog para organizarmos uma viajem para o Peru.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenham realizado uma viagem com tanto sucesso, apesar da longa distância. Continuem com o coração aventureiro.

    ResponderExcluir
  3. Linda viagem e aventura... trajeto longo, mas que vale mto a pena!
    Parabéns pelo belíssimo blog que vcs criaram! Certamente irá ajudar, e mto, a todos aqueles que procuram informações sobre este roteiro. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Parabens e obrigado por compartilhar essa experiencia, aventura.É necessario coragem e organização para tal e vejo pelo blog que as duas coisas não faltaram pra vcs.
    Parabens pelas lindas fotos, foram muito bem tiradas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns.... o Blog mostra claramente e de forma muito organizada o percurso!

    Gostei de Pampla Unión... hehe

    Na próxima....quero me fazer presente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para vcs. com certeza é muito importante o seu trabalho de exposição de toda a viagem, do começo ao fim, vai ser muito útil a todos e com certeza pra mim que também pretendo ir para o Atacama,´estou imaginando a mesma coisa de vocês, em que planejaram tudo e parece que já estiveram lá, pois vejo fotos e pesquiso no Google Earth e já me imagino lá...é indescritível a sensação...abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcio,
    Parabéns pela viagem.. Estive lá em Março deste ano com minha esposa e mais 4 amigos de moto.. Saimos do Rio e seguimos ao deserto.. Realmente só quem pisa lá é que sabe o que é.. Tenho uns amigos que irão com seus jeep´s ano que vem, e seu blog será muito útil a eles..
    Estamos ano que vem pesando ir a Bariloche, já pensou neste trajeto?
    Parabéns pelo trabalho de coletar os waypoints e disponibilizá-los.
    Um grande abraço
    Guilherme e Isabella

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o blog, ótima iniciativa!
    Não irei ao Atacama de carro, farei a viagem de avião e ônibus. Mesmo assim, as informações contidas no blog me serão muito úteis!

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Tenho lido muito sobre o Atacama. Gostei do seu blog.
    Tenho duas dúvidas:
    1-preciso planejar muito pra ir de carro ou em 10 dias eu consigo sair?
    2-ninguém fala muito bem sobre esse lance da altitute... vc passou mal? as pessoas passam mal?

    Obrigada
    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Fernanda

    Quando fomos para o Atacama iniciei o planejamento em outubro para irmos no final de dezembro. Não que fosse necessária tanta antecedência, mas como eu não tinha encontrado muitas informações na Internet de forma detalhada fui organizando as informações que encontrava perdidas aqui e ali. Como fomos em 3 carros (4 casais + 2 crianças) e fiquei responsável pelo roteiro me obriguei a pesquisar bastante.

    Imagino que se pegares algumas dicas do Blog consegues se agendar em 10 dias.

    Vale lembrar que como fomos no Natal e Ano Novo havia a preocupação de reservar hotel antes para não ter surpresas. Os hotéis e pousadas do Atacama lotam em feriados prolongados.

    Sobre a altitude eu falei um pouco no link http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/o-mal-da-altitude.html. Como somos gaúchos gostamos de tomar chimarrão. Digo isto pois compramos chá de coca em Humahuaca e colocamos na água do chimarrão. O chá de coca é em saquinhos, do tipo industrializado, igual ao que compramos por aqui (chá de boldo, chá de pêssego, chá de marcela, ...). Quase não se sente gosto no chá de coca (ao contrário do que imaginávamos) e não existe nenhum tipo de efeito colateral, no entanto, para a altitude ele é ótimo.

    Teve um amigo nosso que não tomou nada e no dia em que saímos de Purmamarca e atingimos 4.800mts. de altitude ele nos relatou que não estava mais agüentando de dor de cabeça. Oferecemos para ele um comprimido “Alivium” e em 10 minutos ele estava super bem.

    Em Humahuaca subimos as escadarias um pouco rápido as escadarias (veja o link http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/deserto-do-atacama-dia-4.html) e sentimos o que relato abaixo:

    • Em seguida nos colocamos a subir os degraus de uma escada que levava a um monumento no alto de um morro. Até ali não havíamos percebido nenhum efeito da altitude. Sabíamos que estávamos em um local alto por indicação do GPS, mas de resto estava tudo normal. Esta impressão não durou muito tempo pois ao chegarmos no meio da escadaria 2 de nós (inclusive eu) sentimos uma tontura e mal estar repentino ocasionado pelo esforço físico que estávamos fazendo na escada. Paramos por 1 minutos ou 2 para nos recompor e fomos adiante. A sensação logo passou e só voltava a ocorrer quando ficávamos em lugares fechados com pouca ventilação.

    Se levares alguns analgésicos junto consigo podes ficar tranqüila.

    Fico muito feliz quando posso auxiliar outros viajantes. Fique à vontade para qualquer outra questão e não esqueça de enviar comentários de sua viagem.

    Márcio

    ResponderExcluir
  11. Amei o blog. Será que podem socializar umas dicas? Tb viajamos por estas estradas maravilhosas e as registramos em dois blogs. Queria organizá-las como vcs pois a 'navegação' ficou melhor, aliás, perfeita!
    Abraços
    Graça

    http://gracita-sowen.blogspot.com
    http://sowen.blog.terra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Saudações, Márcio! Achei um link do teu blog no Fórum 4x4 Brasil. Muito legal, muitas dicas bacanas e belas aventuras pelo visto. É muita informação, hehehe, e tem que ler aos poucos, mas desde já percebo que são valiosas. Eu também curto aventuras no mesmo estilo e iniciei um blog no final do ano passado; é o viajandopatagonia.blogspot.com. Estou registrando minhas memórias e também procuro amigos aí pelo mundo digital. Vou colocar um link para o teu blog no meu site. Quando tiveres uma oportunidade, convido-o para conhecer o blog e trocarmos informações, se for do seu interesse. Boas aventuras!

    ResponderExcluir
  13. Fala pessoal, apenas uma dica para quem for ao deserto do atacama......lá é bem alto, viu? Meus pais foram recentemente e passaram mal...(quase 4.000 mts de altitude)...mas o lugar é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  14. Ola, muito obirgado pelas dicas de viagem. Estou saindo no dia 12 Abril para conhecer Antofagasta, Iquique, Calama, San Pedro de Atacama e o Salar de Uyuni, suas dicas foram muito úties para eu montar o roteiro.

    Aproveitando, comecei um blog recentemente para descrever as minhas viagens e divulgar algumas viagens que eu realizo (organizo grupos)para conhecer destinos nos Estado ao redor de São Paulo. Caso alguem tenha interesse segue o link abaixo:
    http://skodatrips.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Márcio,
    recentemente conheci na feira do Livro o Álvaro e a Adelaide e comentando sobre viagens eles me
    indicaram o teu blog como fonte de pesquisa para a viagem ao Atacama que pretendo fazer agora
    em dezembro. Logo percebo que já tens alguma quilometragem de estrada e que a tua disposição
    em registrar detalhadamente essas experiências ajudam e incentivam muito as pessoas em suas
    empreitadas. Parabéns pelo trabalho, continuação me permitirei a fazer outro contato,
    abraços
    Ferreira

    ResponderExcluir
  16. Ola Marcio!

    Valeu as dicas que vc deu para nos, fizemos a viagem ao Atacama e demos um pulo em Antofagasta, saimos de Lages SC no dia 23/12/09 e voltamos no dia 05/01/10,fomos somente em um carro (sem problemas). o Atacama é realmente muito bonito. Um abraço Cicero e Silvia

    ResponderExcluir
  17. Oi Márcio. Já passei por este trajeto e fizemos Salta a Resistência por não acharmos bons locais no trecho. Poderias indicar onde ficaram em Saens Pena?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo

    Roque Saenz Pena é uma das poucas cidades que existe entre Resistência e Salta. Fica 670Km antes de Salta.

    ResponderExcluir
  19. PARABÉNS PELO BLOG MUITO BOM MESMO. ESTAREMOS INCLUINDO UM LINK NA SEÇÃO VIAGENS E OUTRO NO LINKS ÚTEIS, PARA SEU BLOG EM NOSSO SITE www.canaldamoto.com.PARABÉNS E NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO.
    SABADINI - ADM DO SITE

    ResponderExcluir
  20. Oi... Nossa Muito boas as dicas.
    Quero fazer uma viagem nas férias de julho, sou professora...rs
    Fico pensando se é melhor a patagonia argentina ou o atacama.
    Acho que vou sozinha e pergunto vcs acham perigoso ir de carro sozinha? Seria melhor ir de avião?
    As posadas e passeios são muito caros?
    Bem... se puderem me responder... Agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Oi... Nossa Muito boas as dicas.
    Quero fazer uma viagem nas férias de julho, sou professora...rs
    Fico pensando se é melhor a patagonia argentina ou o atacama.
    Acho que vou sozinha e pergunto vcs acham perigoso ir de carro sozinha? Seria melhor ir de avião?
    As posadas e passeios são muito caros?
    Bem... se puderem me responder... Agradeço.

    ResponderExcluir

Seguidores