domingo, 25 de maio de 2008

Jaguarão (RS) e Rio Branco (Uruguai)

Jaguarão/RS




  • HISTÓRICO: Um acampamento militar, às margens do rio, comandado pelo português Manuel Marques de Souza, no ano de 1802, quando Espanha e Portugal disputavam os limites fronteiriços, ficou conhecido como Guarda da Lagoa do Cerrito.
    E menos de 10 anos, a localidade era elevada a "Freguesia" com o nome de "Divino Espírito Santo do Cerrito de Jaguarão", foi elevada à Vila em 06 de julho de 1832 e à Cidade em 23 de novembro de 1855.




  • ARQUITETURA: Em nenhuma outra cidade gaúcha encontra-se um acervo tão esplenderoso, conservado nas construções que datam da metade do século XIX. Mais de 800 prédios estão catalogados na Prefeitura Municipal por suas fachadas que conservam vários estilos arquitetônicos, onde predomina a beleza dos portais, obras artesanaisde raro primor.




  • PONTOS TURÍSTICOS: Vale a pena conhecer quatro prédios que foram tombados e declarados Patrimônio Histórico:
    - As Ruínas da Enfermaria Militar;
    - Teatro Esperança;
    - O Mercado Municipal e
    - O antigo prédio do Forum, que hoje abriga a Casa de Cultura




  • HOTÉIS: Jaguarão possui basicamente 4 hotéis. O Hotel Sinuelo é o com melhor estrutura da cidade e fica localizado na praça central da cidade. O Hotel Py fica muito próximo ao centro e tem boa apresentação. O Hotel Fronteira fica à beira do Rio Jaguarão e talvez seja o menos indicado para quem quizer conhecer a região. O Hotel Excalibur é um motel transformado em Hotel e fica às margens da BR116. Os telefones dos hotéis de Jaguarão podem ser encontrados no link.




A Ponte Internacional Mauá, inaugurada em 1930, uma das maiores obras da fronteira, unindo Jaguarão à cidade uruguaia de Rio Branco.






Foto da rua uruguaia de Rio Branco, pertencente ao estado de Cerro Largo onde ficam os FreeShops. A rua fica às margens do Rio Jaguarão. Rio Branco tem cerca de 14.000 habitantes.







31 comentários:

  1. Adoro ir a Jaguarão e Rio Branco!
    Fotos lindas!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho ido a Jaguarão e comprado jeans, camisas de algodão e roupas de lã pura por um ótimo preço nas lojas que não fazem parte do free shop de Rio Branco. É só se informar.

    ResponderExcluir
  3. Jaguarão é tudo de bom , só para quem for passar da cota cuidado , posto polícia rodoviaria em pelotas !!!

    ResponderExcluir
  4. Fui até lá no ultimo final de semana, muito bom de comprar, preços bem acessíveis e bastante variedade de tudo desde roupas, eletrodomésticos, eletronicos, cama, mesa e banho. Bem legal!!!

    ResponderExcluir
  5. estou indo no próximo sábado, primeira vez que faço essa viagem, quais as dicas dos amigos???

    aguardo!!

    ResponderExcluir
  6. Fui a Jaguarão comprar vinho, muito bom...

    ResponderExcluir
  7. O Melhor Site Que fala sobre Jaguarão.Linda as fotos.
    Gente vou ir nesse domingo para Jaguarão pela 1a vez...Deve ser show de bola lá..
    Quando eu voltar eu digo pra vcs como foi...

    ResponderExcluir
  8. Moro a duas horas de lá, vou sempre que sobra uma graninha, muito bom, está crescendo sempre, mais free-shop e restaurante de Pelotas, muito bom que abriu em setembro, Batuva.

    ResponderExcluir
  9. Minha mana mora neste belo e bucólico lugar...longe das montanhas de minas em Cris???

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe o valor das diárias? Gostaria de sugestões de hoteis ou pousadas com preço acessível. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. oi, gostaria de saber se posso comprar eletrnicos em jaguarão^, aguardo respostas

    ResponderExcluir
  12. Oi.... gostaria de uma informação: vocês sabem me dizer se consigo comprar soft em Jaguarão????o famoso polar para os uruguaios..tenho tentado achra no site mas não estou conseguindo e estou precisando comprar com urgência. muiiiiito orbigado.

    ResponderExcluir
  13. Jaguarão tem um acervo precioso de patrimonio histórico e compras em Rio Branco valem a pena!!!Evite apenas hospedar-se no Hotel Fronteira,próximo ao acesso à ponte,atendimento É DESASTROSO!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Moro em Santa Maria adorei jaguarão a cidade tem casas antigas e bem conservadas fomos almoçar no Ell Gagego comemos um entrecot da casa ,fritas e arroz e para variar tinha que comer o doce da casa é ótimo pagamos super barato e a comida é demais e fomos as compras no Neutral fiquei surpresa pois é baratissimo tudo voltei encantada vale apena ir.

    ResponderExcluir
  15. ESTAMOS INDO A JAGUARÃO/RIO BRANCO PARA COMPRAR PNEUS DO CARRO, VALE A PENA?

    ResponderExcluir
  16. jagurão é tudo de bom , vou lá a anos, pois a familia de minha esposa é de lá e não deixamos deir direto aos free shops,são sensacionais.é provavel que nos iremos no feriado de 12 de outubro.se deus quiser.abraço a todos que frequentam jaguarão e o rio branco(uruguai) com aquela comida gostosa, aqueles bifes maravilhosos.ate breve, pessoal.

    ResponderExcluir
  17. Tenho vontade e muito interesse em ir a Rio Branco mais moro em Santa Catarina e gostaria de mais informações sobre compras e preços, quero comparar com o paraguai.

    ResponderExcluir
  18. Estivemos em Jaguarão pela primeira vez,foi um belo passeio,e ir ao freeshops em rio branco,foi o se encontrar da Cleo e da Pati.Renato rocha Poa

    ResponderExcluir
  19. Alguem sabe me dizer onde consigo comprar roupas de lã ?

    ResponderExcluir
  20. muito bom este blog.pois aprendi muito com as dicas...

    ResponderExcluir
  21. Olá Pessoal, tenho um congresso universitário em Rio Grande. Devo ir ao Chui ou volto e vou a jaguarão? Gostaria de trocar os pneus de minha camionete. A polícia fica em cima? Alguem já fez essa viagem? Poderiam em dar dicas?

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber da fiscalização como é, se é a mesma coisas que Rivera? Tem que se cadastra na Federal para entrar em Rio Branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só entrar. Passamos pela ponte várias vezes indo e voltando e nem olharam pra nossa cara. O policial que fica na ponte só serve de enfeite. Passamos pela aduana na saída de Rio Branco indo em direção a treinta y tres e também passamos direto sem problemas.

      Excluir
  23. ai gente nova pousada proximo aos free-shop no rio branco tive esse fim de semana lá adorei!!!(internet)
    (area com churrasqueira)
    (estacionamento)
    "aprovado"
    vou passa os contatos:
    end:joaquin da paz 152(rio branco)
    tel uruguaio:46754209
    tel brasileiro:(53)81288837
    email: delmarradman@hotmail.com
    orkut: pousadaparaiso_jag@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei contato com eles pelo email, mas deu mensagem de erro: "mailbox unavailable (in reply to RCPT TO
      command".
      Abraços,
      Luis

      Excluir
  24. Todos os anos vou fazer um passeio em Jaguarão ou Chuí,a viagem de férias fica incompleta sem a queima do meu cartão.Tem um restaurante na calçada da direita,no lado uruguaio, bem perto da ponte é ótimo.Mas não aceitam cartão.

    ResponderExcluir
  25. ALGUEM SABE SE TEM VARIEDADE DE NIKE SHOX LA PRA VENDER????

    ResponderExcluir
  26. ALGUEM SABE SE TEM VARIEDADE DE NIKE SHOX LA PRA VENDER????

    ResponderExcluir
  27. quero ir pra comprar uma filhote de pinther, que presciso fazer pra passar pela duana sem problemas,tem que tirar alguma autorizaçao com eles,obrigado

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo blog! Vamos para o Jaguarão daqui há alguns dias e o blog foi muito útil.

    ResponderExcluir

Seguidores