domingo, 10 de janeiro de 2010

Viagem à Machu Picchu - De San Pedro de Atacama (CHL) à San Salvador de Jujuy (ARG)

06/01/2010 - Este seria o dia em que efetivamente iniciaríamos nosso retorno à Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul. Seriam 2.414Km a serem feitos em 3 dias de viagem.

Neste dia tomamos café cedo, às 07:15h para que pudéssemos deixar o Hotel Puritana cedo e seguir em direção à Aduana Chilena que fica praticamente no centro de San Pedro de Atacama e não na divisa com a Argentina. Chegamos na Aduana às 08:20h e levamos 40 minutos para nos liberar dos trâmites de saída do Chile. Diferentemente das outras Aduanas, teríamos de viajar 160Km até encontrarmos a Aduana de entrada na Argentina que fica bem na divisa entre o Chile e a Argentina. Às 09h. seguimos viagem deixando para trás San Pedro de Atacama.

Vulcão Licancabur às margens da estrada do Passo de Jama


San Pedro de Atacama está localizada a uma altitude bem mais baixa do que as cordilheiras que a rodeiam. Prova disto é que ao sairmos do Atacama subimos mais de 2.000 metros de altitude em questão de 30 minutos. Saímos de 2.540mts às 09:05h para chegar a 4.665mts às 09:40h.

Para quem acha que a uma altitude de 4.670mts não existe vida alguma, neste ponto fomos atacados pela Polícia Carabineira do Chile que após solicitar os documentos de um de nossos três carros liberou nossa passagem.


Polícia Carabineira a 4.669mts de altitude


Grandes retas a 4.000mts de altitude


GPS registrando 4.770mts. de altitude no Paso de Jama
Se existem retas existem também curvas


Às 10:15h., distante 150Km de San Pedro de Atacama, chegamos no Salar de Tara, onde a 4.400mts de altitude registramos nossa passagem pelo local conhecido como Las Piedras.


No Salar de Tara o local conhecido como Las Piedras


Foto oficial em Las Piedras




O Salar de Tara


Às 11:20h chegamos na Aduana Argentina, onde após 40 minutos estávamos liberados para ingressar no país. Neste ponto existe uma novidade: um posto de combustível. Em dez/2007 quando fizemos nossa viagem ao Atacama não havia nenhum posto de combustível entre Susques e San Pedro de Atacama, trecho este de 270Km de distância.


A Aduana Argentina no Paso de Jama


Uma lhama andando descontraidamente na Aduana


Às 13:15h. paramos para abastecer e almoçamos em Susques, no Restaurante Pastos Chicos cujo proprietário é amigo do Ramalho, conhecido do site http://www.4x4brasil.com.br/ e que contribuiu com algumas informações para nossa viagem.


Restaurante Pastos Chicos em Susques



Às 14:15h seguimos viagem chegando nas Salinas Grandes às 15h. Ficamos pouco tempo nas Salinas pois ventava muito e fazia muito frio. O tempo estava fechado e prejudicou também a visibilidade na Cuesta de Lipán onde chegamos às 15:40h. e praticamente passamos direto.


Chegada em Salinas Grandes


Artesanato local feito com sal


O frio estava intenso


Uma das pequenas piscinas de sal existentes nas Salinas


Chegada na Cuesta de Lipán, a 4.170mts de altitude


A neblina impediu a vista da estrada sinuosa
Um pequeno trecho da Cuesta de Lipán

Às 16:25h. chegamos em Purmamarca onde ficamos até às 17:30h. para algumas pequenas compras e algumas fotos no Cerro Sete Colores.
Na chegada em Purmamarca animais na pista
O Cerro Sete Colores
Foto no mirante do Cerro Sete Colores
Cerro Sete Colores


Às 18:30h chegamos em San Salvador de Jujuy onde ficamos no Hotel Fenícia no qual já havíamos ficado em nossa última viagem. A diária para casal estava em $ 180,00 (pesos argentinos), o equivalente a R$ 90,00, a diária mais baixa que encontramos em nossa viagem.

Neste dia rodamos 480Km em 06:10h de viagem a uma velocidade média de 78Km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores