segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Passo da Laje e Jaquirana/RS


01/11/2009 - O município de Jaquirana (veja o site), localizado a 920 metros de altitude, fica a 47Km da RS453 (Rota do Sol), sendo que para chegar ao município segue-se pela RS110 por 33Km e após segue-se por estrada secundária até a sede do município. A RS110 não está totalmente pavimentada, sendo que dos 47Km distantes da Rota do Sol os últimos 20Km são de estrada de terra.

.

.

Jaquirana é um município de aproximadamente 5.000 habitantes que tem sua economia voltada basicamente para o reflorestamento e a extração de madeira. Logo na entrada da cidade e também em sua praça central esta característica fica clara visto que existem dois monumentos na cidade identificados por um trator. O nome Jaquirana é uma expressão indígena e significa "cigarra cantadeira".

.

Apesar de pequena a cidade oferece várias opções de hospedagem para aqueles que queiram permanecer nela por mais tempo.

.

No centro da cidade podem ser conhecidos o Monumento ao Cristo Redentor ou Libertador (os dois nomes aparecem no local) localizado no alto de um morro do qual pode-se ter uma vista geral de Jaquirana. Para quem não estiver em forma as escadarias que levam ao Cristo são um bom teste de resistência (são 167 degraus). No alto do morro existe uma trincheira que já serviu de refúgio na revolução de 1830. O local serviu também de ponto de aguarda para sobreaviso de visitantes ou soldados inimigos em 1923.

.

.

No centro da cidade existe uma bela igreja edificada em madeira edificada em 1948 a praça central.

.

.














PASSO DA LAJE: Antes de chegar-se à Jaquirana (6Km antes) fica o Passo da Laje, que nada mais é do que uma ponte por sobre as águas do rio. Bonita sim é a vista que existe ao lado da estrada 1,5Km antes do Passo da Lage.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores