terça-feira, 3 de novembro de 2009

Passo do Inferno e Parque da Cachoeira - Canela/RS


01/11/2009 - Saímos de Nova Petrópolis com o objetivo de ir até a região de Jaquirana e Cambará do Sul nos locais conhecidos como "Passo da Laje", "Passo do S" e "Passo da Ilha".

.

A distância total percorrida neste passeio foi de 339Km (dos quais 106Km via estrada de terra) para os quais dispendemos 7:14h de viagem (sem contar paradas, almoço, lazer).

.

Decidimos ir pela RS235 até Canela, e após seguir até a Rota do Sol (RS453) passando pelo Passo do Inferno, cujo acesso fica 10Km após o centro de Canela.


.

A 6,5Km da RS235, encontra-se a Usina do Passo do Inferno, que foi a primeira hidrelétrica projetada e construída no Estado, na época, pela Comissão Estadual de Energia Elétrica, tendo iniciado sua operação em setembro de 1948. Foi também a primeira usina a ser automatizada pela CEEE, em janeiro de 1992. A turbina é de fabricação sueca (KMW), e o alternador é de fabricação canadense (GE), com 1.665 kVA de potência e tensão de 4.160 volts aproveitando o potencial do Rio Santa Cruz.

.

A expressão "passo" é muito utilizada na região e tem relação direta com a rota de passagem dos tropeiros que seguiam do Rio Grande do Sul até a região Sudeste do país.

.

O trajeto entre a RS235 e a RS453 é de 33Km, todo ele de estrada de terra, percurso que normalmente é desenvolvido a 40Km/h visto que


não apesenta boas condições de tráfego. Significa que para fazer este trecho é necessária 1 hora de deslocamento.

.

As principais atrações do trecho são o local acima (Passo do Inferno) e o Parque da Cachoeira (veja o site)
que fica a 9Km da RS235, distante menos de 3Km do Passo do Inferno e que conta com estrutura de acampamento e churrasqueiras na beira do Rio Santa Cruz (rio este que ao após juntar-se com as águas da Cascata do Caracol forma o Rio Caí que faz a divisa de Nova Petrópolis e Caxias do Sul).

.

Após passadas estas duas atrações restam ainda 24Km de estrada de rípio (pedras soltas), onde eventualmente pode-se ver situações como a condução de boiadas, fazendo juz ao nome "passo".

.

Para quem quizer ir ao Passo do S ou da Ilha e não fizer questão de passar por esta estrada existe a alternativa 100% asfaltada de seguir a RS235 até São Francisco de Paula e de lá seguir pela RS020 em direção à Tainhas, onde ao chegar à RS453 dobra-se à esquerda em direção à RS110.

.

.

De Nova Petrópolis à RS110 via Passo do Inferno (estrada de chão) são 107Km e via São Franscisco de Paula (asfalto) são 130Km, porém em tempo de deslocamento os dois trechos são feitos igualmente em 2 horas de viagem.















Um comentário:

  1. Boa tarde, gostaria de agradecer muito mesmo sobre estas informações descritas acima por alguém ou um grupo pelo visto que resolveram fazer um passeio, e descrevendo este passeio em muitos detalhes para mim foi de grande valia, pois preciso passar por este local e procurei no google mas não sou bom de net, liguei para ponto de táxi e não me atenderam, perguntei a várias pessoas mas ninguém sabia informar, enfim resolvi colocar no google passo do inferno e logo apareceu o parque da cachoeira e etc etc, onde estas pessoas relataram o passeio que fizeram e mais com fotos e muitos relatos, tais como: quilometragem de um lugar ao outro e as distancias de estradas pavimentadas e de chão batido e com isso consegui me orientar muito bem para onde queria ir. Quero deixar meu agradecimento a estas pessoas por terem me ajudado e muito nestas informações, abraço.

    ResponderExcluir

Seguidores