segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Passo do S - Jaquirana/RS


01/11/2009 - Passo do S é o nome pelo qual é conhecido o local em que o Rio Tainhas forma um lajeado de 180 metros de largura que despenca em uma bela cachoeira de 100mts de altura. O nome tem como origem a formação rochosa do lajeado que forma uma letra "S", onde é possível atravessar de uma ponta a outra a pé, de carro ou a cavalo.

.

O local é propício para banho e algumas pessoas o utilizam para camping, apesar de não possuir nenhuma estrutura e de praticamente não existirem árvores no local para refugiar-se do calor do sol.

.

Existem várias formas de se chegar ao Passo do S, (veja o mapa da região), mas o acesso mais fácil é rápido é na RS453 (Rota do Sol) acessar a RS110 (estrada que leva a Jaquirana e Bom Jesus) e após 17Km dobrar a direita acessando a estrada secundária por onde segue-se mais 8Km até chegar ao Passo do S (estrada de terra).

.

Em linha reta o Passo do S fica a 4,1Km do Passo da Ilha, local de onde as águas do Rio Tainhas passam antes de chegar ao Passo do S. Seguindo pela estrada são 10Km de distância dos dois Passos.

.

Para fazer a travessia do rio existem sinalizadores (estacas) no rio indicando o local em que os automóveis devemo passar para não enfrentarem dificuldades. Os sinalizadores fazem o "S" seguindo sempre por sobre as pequenas corredeiras existentes no local. Estando o rio em nível normal o local de travessia normalmente não tem mais do que 10cm de profundidade.

.

Coordenadas: latitude 29° 5'9.96"S e longitude 50°21'56.69"O

.

Distâncias principais: Jaquirana (31Km), Cambará do Sul (38Km), Tainhas (42Km), Caxias do Sul (107Km), Gramado (122Km), Porto Alegre (168Km via RS020).

.



2 comentários:

  1. Só teu blog pra, finalmente, identificar onde acampei (Graça)em 1980... Conto pra família e amigos mas não lembrava o nome do local. Valeu!
    Estamos em Gramado no Encontro de MH. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ola neu procuro uma rota onde sai dos canyons a caxias somente por estradas de chao quem poder me ajudar ligue 054 99493373- com wagner email conexaoadventuretour@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores