sábado, 24 de julho de 2010

Sunchales, a Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina

Maio/2010 - Viajamos de Porto Alegre à Sunchales/ARG para conhecer a Capital Nacional do Cooperativismo (link) daquele país. Nossa hospedagem foi no Hostal del Parque Casic.


Sunchales é um município de 22 mil habitantes localizado na província de Santa Fé, distante 135Km da capital também chamada de Santa Fé. A foto ao lado é da Prefeitura Municipal de Sunchales.

Sunchales está localizada na área mais fértil da Argentina, no centro do "Pampa Úmido" e dentro da chamada "bacia leiteira central", de onde sai a maior produção de leite do país.
.
Sunchales é reconhecida a Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina por reunir, nas mais de 20 cooperativas existentes no município, todos os ramos do cooperativismo.
.
Na foto abaixo temos o monumento ao cooperativismo que fica na entrada principal de Sunchales.

.Nas imediações do monumento está também a réplica da "1ª colheitadeira automotriz do mundo", fabricada por Alfredo Rotania em Sunchales em 1929.
.
A construção desta colheitadeira ficou conhecida na Europa, local para onde a idéia foi levada e aprimorada para após iniciar a produção em série.
.


Diferente de muitas cidades brasileiras, os 22 mil habitantes de Sunchales residem quase em sua totalidade na região urbana. A região é plana, estando poucos metros acima do nível do mar e distante de rios ou outras fontes de água.

Uma das grandes dificuldades de Sunchales é a obtenção de água potável visto que os lençóis freáticos da região tem na sua camada mais rasa água com arsênico e na camada mais profunda a água é salgada (sal vindo de depósitos de sal localizados junto às cordilheiras, que com as chuvas são levados para os lençóis freáticos).

.
A cidade de Sunchales foi o ponto de partida da Cooperativa SanCor Lácteos, uma fábrica de lacticínios líder em seu segmento na Argentina. O nome SanCor vem da união de cooperativas lácteas de Santa Fé e de Córdoba.

É também em Sunchales que está a sede da SanCor Seguros, a 2ª maior companhia seguradora da Argentina.

Sunchales está localizada a 3 horas de viagem de carro de Córdoba, importante cidade na região e de onde partem os voos para o Brasil, estando distante 01:30h do aeroporto de Porto Alegre.

2 comentários:

  1. Muito legal o comentário de vocês. Realmente, a colheitadeira foi a primeira a ser fabricada no mundo, impulsionada por um motor Continental de 6 cilindros, que, ao mesmo tempo, acionava a trilhadora por um sistema de correias. Na década de 60, Rotania e Cia. chegavam a fabricar uma colheitadeira por dia.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o comentário de vocês. Realmente, a colheitadeira foi a primeira a ser fabricada no mundo, impulsionada por um motor Continental de 6 cilindros, que, ao mesmo tempo, acionava a trilhadora por um sistema de correias. Na década de 60, Rotania e Cia. chegavam a fabricar uma colheitadeira por dia.

    ResponderExcluir

Seguidores