segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Montreal, a maior cidade do estado de Quebec, no Canadá

Data: 22 de Agosto de 2011

Chegamos à Montreal no final do dia 21/08, após termos rodado mais de 500km desde Toronto. Em Montreal estaremos estudando o Movimento Cooperativo de Desjardins, sendo nossa base de estudos a Universidade de Montreal (HEC Montreal).

Apesar de estarmos em pleno verão enfrentamos muita chuva no dia de ontem, principalmente à noite, quando havíamos saído para jantar. A quantidade de chuva que caiu nos permitiu ver o ótimo esquema de escoamento de água que tem Montreal. Mesmo com algo de no mínimo 50 milimetros em menos de 1 hora os bueiros deram conta tranquilamente. Isto deve acontecer por dois fatos: 1) não existem lixo nas ruas como nas grandes cidades brasileiras e 2) com um inverno rigoroso e com muita neve é necessário um ótimo sistema de escoamento da água para quando a neve começa a descongelar. A neve nesta região do Canadá chega a 3 metros de altura no auge do inverno.

Montreal tem 1,6 milhão de habitantes, sendo a maior cidade do estado do Quebec, estado este que possui cerca de 8 milhões de habitantes.

No dia 22/08 durante o dia estivemos em sala de aula na HEC Montreal, mas no final da tarde, às 18h já estavamos no hotel e pudemos aproveitar as 2 horas de sol que ainda restavam para conhecer um pouco de Montreal.

Da mesma forma que Ottawa, Montreal é uma cidade muito bonita, organizada e bem cuidada. As ruas da cidade são muito arborizadas e existe uma grande quantidade de prédios antigos e históricos.

Compartilho com vocês algumas das fotos que tirei ao longo dos quase 4Km que caminhei neste final de tarde em Montreal. É uma pena que escureceu, mas ainda temos o dia de amanhã para conhecer um pouco mais da cidade.






























domingo, 21 de agosto de 2011

Ottawa, a capital do Canadá

O Canadá possui 10 estados (províncias) e 3 territórios. Os territórios ficam ao norte do Canadá e são caracterizados por ter sua população formada por nativos (índios), que são aproximadamente 750 mil dos 35 milhões de canadenses.

Ottawa, a capital federal, tem aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. A palavra Ottawa significa "a união de 3 rios". O Rio Ottawa faz a divisa natural entre os estados de Ontário e Quebec.

No inverno os moradores de Ottawa tem a possibilidade de ir trabalhar patinando nas águas congeladas do Rio Rideau que corta a cidade. O trecho de rio congelado chega a 11Km. Neste trecho, no inverno, o nível de água é reduzido de 4mts de profundidade para 50cm para tudo fique congelado e propício para a patinação. A redução do nível do rio é feita através do controle do nível do rio antes do trecho de 11Km.

Pela segunda vez seguida escutamos a expressão de que no Canadá existem 2 estações do ano: "o inverno" e "a construção". Isto porque durante o inverno (dezembro a março) as possibilidades de construir casas, prédios, estradas, ..., se reduzem muito.

Chegamos à Ottawa às 13h e às 14h, após um rápido lanche/almoço, iniciamos um city tour pela cidade.

Ottawa é uma bela e simpática cidade com muitos prédios históricos construídos por volta de 1875. Infelizmente estava chuvendo bastante durante boa parte do city tour e com isto foram poucas as fotos tiradas. Um dos locais mais belos que conhecemos foi nas imediações do Parlamento Canadense, inclusive com uma bela vista do lado do Quebec, que fica do outro lado do rio.

Concluídos o city tour às 17h e partimos imediatamente para Montreal, distante 200Km, onde ficaremos pelos próximos 3 dias participando da formação cooperativa na Universidade HEC-Montreal, instituição que tem parceria com o Movimento de Desjardins. Além disto na 5a. e 6a. feira estaremos em Quebec, sede do Movimento Desjardins.

Fato interessante é que o Canadá tem atualmente 25% da água doce do mundo, enquanto o Brasil possui 12%.

Para os amigos que estão aguardando a publicação de fotos, em breve elas estarão disponíveis, basta encontrarmos uma internet Wi-Fi.





















Seguidores