29/01/09 - Logo cedo tomamos café e seguimos à procura do "barqueiro da L". Segundo o que ele nos havia falado na noite anterior levaríamos em torno de 45 minutos para chegar à Foz do Rio São Francisco. Fizemos nossos cálculos e chegamos à conclusão que se saíssemos às 07:15h + 45 min de ida + 45 min de volta + 1 hora na foz, estaríamos de volta à Piaçabuçu às 10h. Esta programação estava adequada à nossos propósitos visto que neste dia teríamos de cruzar todo o estado de Sergipe, conhecendo Ara
caju e dormir em algum lugar da Bahia, o mais próximo possível de Salvador, que estava a 460Km de distância de Piaçabuçu.Logo de início nossa programação sofreu atraso pois o café que estava marcado para as 7h acabou saindo somente às 07:30h.
Após o café fomos procurar o "barqueiro da L" que da noite anterior até a manhã seguinte havia mudado o nome do barco com o qual faríamos o passeio (deve ter passado a noite pintando o barco). Embarcamos no barco e iniciamos nosso passeio.
Menos de 100mts depois de saírmos do porto o motor de nossa embarcação parou e não ligou mais. Estávamos no meio do rio. Alguns minutos depois apareceu outra embarcação que parou para nos auxiliar. Nosso barqueiro pediu que seu colega nos levasse de volta para a margem do rio pois ele não poderia mais nos levar para a foz, o motor do barco estava sujo e não haveria condiçõe
s de fazer o passeio. Trocamos de embarcação e assim que nosso novo barqueiro tentou ligar o motor do barco rasgou a corda de partida do motor. A esta altura haviam 2 barcos parados no meio do rio.
s de fazer o passeio. Trocamos de embarcação e assim que nosso novo barqueiro tentou ligar o motor do barco rasgou a corda de partida do motor. A esta altura haviam 2 barcos parados no meio do rio.Alguns minutos depois nosso primeiro barqueiro consegue fazer o motor funcionar e trocamos novamente de embarcação. Rebocamos o 2º barco até a beira do rio. Neste momento o barqueiro propô-se novamente à levar-nos até a foz do Rio São Franscisco. Já era passado das 8h quando finalmente saímos em definitivo.
A foz do rio fica à 12Km de Piaçabuçu e chegamos lá após 1 hora de viagem. Caminhamos pelo lugar e presenciamo
s o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar. Era maré baixa e o encontro das águas gerava apenas algumas pequenas marolas. No local existem muitas dunas de areia e quando as embarcações maiores chegam com os turistas formam-se diversas tendinhas que vendem alguns produtos (comida, bebida, artesanato). Tomamos um banho no Rio São Xico e após ficarmos 1 hora por lá iniciamos nossa viagem de volta.
s o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar. Era maré baixa e o encontro das águas gerava apenas algumas pequenas marolas. No local existem muitas dunas de areia e quando as embarcações maiores chegam com os turistas formam-se diversas tendinhas que vendem alguns produtos (comida, bebida, artesanato). Tomamos um banho no Rio São Xico e após ficarmos 1 hora por lá iniciamos nossa viagem de volta.O caminho de de ida ou volta permite visualizar várias paisagens diferenciadas. No percurso existem dunas, palmeiras, manguezais, pescadores.
Na metade da viagem de volta o motor do barco mudou de velocidade e de som. Nosso
barqueiro, o "barqueiro da L" logo chamou minha atenção sobre o fato. Ele disse: "escutou este barulho? Ficou alguma coisa presa na L" (ou ele). Desta frase saiu o apelido que demos à ele. Ele quis dizer que algo havia ficado preso na hélice do barco. De imediato ele pulou na água, mergulhou e tirou o que estava preso na "L". Eram algas marinhas.
barqueiro, o "barqueiro da L" logo chamou minha atenção sobre o fato. Ele disse: "escutou este barulho? Ficou alguma coisa presa na L" (ou ele). Desta frase saiu o apelido que demos à ele. Ele quis dizer que algo havia ficado preso na hélice do barco. De imediato ele pulou na água, mergulhou e tirou o que estava preso na "L". Eram algas marinhas.A viagem de volta, por ser contra o sentido do rio levou 01:45h. O barco estava andando em média a 6Km/h, parecia não sair do lugar. Acabamos dormindo durante uma parte do trajeto.
Finalmente ao meio-dia chegamos novamente à Piaçabuçu. Pegamos nosso carro na Pousada e continuamos nossa viagem em direção à Sergipe.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Apesar dos incovenientes do barco, são "causos" como estes que contribuem para a viagem ser inesquecível. Que maravilha a Foz do Rio São Francisco.
ResponderExcluirNossa esse passeio é muito lindo, eu e minha familia adoramos e vamos volta outras vezes...
ResponderExcluir