domingo, 25 de janeiro de 2009

Passeio até a Foz do Rio São Francisco - Piacabucu (Alagoas)

29/01/09 - Logo cedo tomamos café e seguimos à procura do "barqueiro da L". Segundo o que ele nos havia falado na noite anterior levaríamos em torno de 45 minutos para chegar à Foz do Rio São Francisco. Fizemos nossos cálculos e chegamos à conclusão que se saíssemos às 07:15h + 45 min de ida + 45 min de volta + 1 hora na foz, estaríamos de volta à Piaçabuçu às 10h. Esta programação estava adequada à nossos propósitos visto que neste dia teríamos de cruzar todo o estado de Sergipe, conhecendo Aracaju e dormir em algum lugar da Bahia, o mais próximo possível de Salvador, que estava a 460Km de distância de Piaçabuçu.



Logo de início nossa programação sofreu atraso pois o café que estava marcado para as 7h acabou saindo somente às 07:30h.



Após o café fomos procurar o "barqueiro da L" que da noite anterior até a manhã seguinte havia mudado o nome do barco com o qual faríamos o passeio (deve ter passado a noite pintando o barco). Embarcamos no barco e iniciamos nosso passeio.




Menos de 100mts depois de saírmos do porto o motor de nossa embarcação parou e não ligou mais. Estávamos no meio do rio. Alguns minutos depois apareceu outra embarcação que parou para nos auxiliar. Nosso barqueiro pediu que seu colega nos levasse de volta para a margem do rio pois ele não poderia mais nos levar para a foz, o motor do barco estava sujo e não haveria condições de fazer o passeio. Trocamos de embarcação e assim que nosso novo barqueiro tentou ligar o motor do barco rasgou a corda de partida do motor. A esta altura haviam 2 barcos parados no meio do rio.




Alguns minutos depois nosso primeiro barqueiro consegue fazer o motor funcionar e trocamos novamente de embarcação. Rebocamos o 2º barco até a beira do rio. Neste momento o barqueiro propô-se novamente à levar-nos até a foz do Rio São Franscisco. Já era passado das 8h quando finalmente saímos em definitivo.




A foz do rio fica à 12Km de Piaçabuçu e chegamos lá após 1 hora de viagem. Caminhamos pelo lugar e presenciamos o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar. Era maré baixa e o encontro das águas gerava apenas algumas pequenas marolas. No local existem muitas dunas de areia e quando as embarcações maiores chegam com os turistas formam-se diversas tendinhas que vendem alguns produtos (comida, bebida, artesanato). Tomamos um banho no Rio São Xico e após ficarmos 1 hora por lá iniciamos nossa viagem de volta.




O caminho de de ida ou volta permite visualizar várias paisagens diferenciadas. No percurso existem dunas, palmeiras, manguezais, pescadores.




Na metade da viagem de volta o motor do barco mudou de velocidade e de som. Nosso barqueiro, o "barqueiro da L" logo chamou minha atenção sobre o fato. Ele disse: "escutou este barulho? Ficou alguma coisa presa na L" (ou ele). Desta frase saiu o apelido que demos à ele. Ele quis dizer que algo havia ficado preso na hélice do barco. De imediato ele pulou na água, mergulhou e tirou o que estava preso na "L". Eram algas marinhas.




A viagem de volta, por ser contra o sentido do rio levou 01:45h. O barco estava andando em média a 6Km/h, parecia não sair do lugar. Acabamos dormindo durante uma parte do trajeto.




Finalmente ao meio-dia chegamos novamente à Piaçabuçu. Pegamos nosso carro na Pousada e continuamos nossa viagem em direção à Sergipe.

































2 comentários:

  1. Apesar dos incovenientes do barco, são "causos" como estes que contribuem para a viagem ser inesquecível. Que maravilha a Foz do Rio São Francisco.

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse passeio é muito lindo, eu e minha familia adoramos e vamos volta outras vezes...

    ResponderExcluir

Seguidores