segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Isla do Sol e Copacabana (BOL)

26/12/2009 - Logo que chegamos ao Hotel Gloria em Copacabana, cidade de 25 mil habitantes, descobrimos que existem duas saídas diárias para a o passeio na Isla do Sol, ilha localizada no Lago Titicaca. Uma delas é às 08h da manhã e a outra às 13:30h.




O Titicaca (pronúncia Titi-háhá) é o lago navegável mais alto do mundo, com 3.812mts de altitude e faz a divisa da Bolívia e Peru. Aproximadamente 50% do lago pertence a cada um dos países.

A ilha tem 3 povoados: Yumani, o principal, no topo do morro ao sul; Challapampa, na costa norte, e Cha'lla, no centro-leste. Ao norte ficam as principais ruínas e as paisagens mais interessantes, enquanto o sul dispõe de maior infra-estrutura.









O passeio de barco saindo de Copacabana demora 1:30h e apesar de o dia estar ensolarado o vento frio nos assustou. Vale lembrar que a temperatura a 4.000mts de altitude é próxima dos 15 graus.

Na Isla del Sol vivem em torno de 3.500 pessoas cujo sustento é a agricultura, pesca e o turismo. A ilha tem 11Km de comprimento por 8Km de largura.



Para conhecer as atrações é necessária boa disposição para os mais de 400 degraus da escadaria existente na ilha.




Retornamos para o Hotel já por volta das 18h e à noite jantamos no restaurante do próprio hotel.

No dia 27/12 pela manhã conhecemos em Copacabana a Plaza 2 de Febrero, que tem à seu redor a Catedral de la Virgen de la Candelária, um dos mais exuberantes entre os grandes templos religiosos da Bolívia. O interior da igreja é realmente muito lindo, sendo concorrente à linda igreja de Salta na Argentina.




Nativo com a boca "entupida" de folhas de coca




Conhecemos também o Cerro Calvário, onde, ao longo de uma trilha que leva ao topo do morro, 14 cruzes marcam as estações da Via Crucis.




Copacabana seria a última cidade da Bolívia a ser conhecida por nós, daí entraremos no Perú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores