segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Viagem ao Deserto do Atacama - Dia 11 - De San Pedro de Atacama à San Salvador de Jujuy

De: San Pedro de Atacama (CHL)
Para: San Salvador de Jujuy (ARG)
Distância Percorrida: 475Km
Altitude Máxima atingida no dia: 4.820mts. - próximo ao Vulcão Tocos, 56Km antes de San Pedro de Atacama

Comentários: Saímos do hotel (Don Raul) as 8hrs. Abastecemos os veículos para gastar o restantes de nossos Pesos Chilenos.

Chegamos à Aduana Chilena (a menos de 1Km do Hotel) as 08:15hrs. e lá ficamos até as 09:45hrs. Em nossa frente havia 1 ônibus de excursão escolar e ao menos 3 vans também de excursão.

Encontramos alguns brasileiros na fila e começamos a conversar com eles. Eles saíram de Manaus e pretendiam costear toda a América do Sul em 30 dias. Fariam a volta na América do Sul sempre procurando manter-se no litoral. O seu ponto extremo sul seria Ushuaia. Acabaram desistindo deste roteiro pois perceberam que não conseguiriam vencer o planejado inicialmente. Segundo ele as Aduanas eram um grande gargalo na viagem principalmente onde a Aduana fecha no final de semana e os viajantes tem de esperar até o próximo dia útil. Falaram um pouco do trecho que já haviam feito e também da ótima receptividade que tiveram em todos os países pelos quais passaram (Venezuela, Colômbia, Equador e Peru). Comentaram também que na Venezuela a gasolina custa menos de R$ 0,05 o litro e que os pedágios também são uma miséria. Segundo eles todos os abastecimentos e pedágios que tiveram na Venezuela não chegaram a R$ 10,00.

Passada a Aduana Chilena seguimos viagem.

A saída de San Pedro em direção à Argentina em direção ao Paso de Jama é bastante íngreme, tanto que no sentido contrário existem várias saídas de emergência para aqueles que não conseguem segurar o carro apenas com o freio. Estas saídas consistem em caixas de brita que servem para amenizar a velocidade do veículo que lá entrar.

Com esta subida íngreme que nos leva em questão de 35Km de uma altitude de 2.500mts. (altitude média de San Pedro) até os 4.800mts. (próximo ao Vulcão Licancabur) percebe-se nitidamente a perda de força dos veículos, tanto os 2 movidos a Diesel como o movido a Gasolina. Nos trechos mais íngremes a segunda marcha é a solução para seguir adiante na viagem.

Durante toda a viagem tivemos pouca oscilação no consumo de combustível dos veículos. A Tracker manteve-se na média dos 11 a 12Km/litro de diesel, mesmo nos trechos em que exigia-se mais do motor como nas grandes altitudes. Percebiamos sim uma relação direta do consumo de combustível com a utilização do Ar-condicionado do carro (pegamos muitos dias de calor intenso, beirando os 40graus), mas não um consumo maior em função da altitude.

Paramos em frente ao Vulcão Licancabur para tirar a foto oficial de nossa viagem. Estávamos a 4.800mts. na foto abaixo.

Logo adiante do Vulcão encontramos um casal de franceses que estava vindo de bicicleta da Bolívia. Não conseguimos entender o que queriam. Parecia que argumentavam que a bicicleta estava estragada mas o que nos pareceu é que estavam mesmo é querendo uma carona. A estrada que liga a Bolívia ao Chile é toda de rípio (estrada de chão), a um calor de mais de 35 graus e ainda de bicicleta, haja água e fôlego para aguentar. As bicicletas eram muito estranhas, a direção era com os pés e o ciclista andava quase deitado.

Duas horas depois chegamos à Aduana Argentina. Levamos 30 minutos para nosso completo atendimento. Mais uma vez não haviam filas que justificássem a lentidão do atendimento. Imagino como seria se tivéssemos pego o ônibus de excursão que encontramos em São Pedro na Aduana Argentina ao invés de na Aduana Chilena. Com certeza teríamos levado mais de 3 horas na fila.

Na estrada de volta sempre muitos animais na pista ou próximo dela, como no caso das vicunhas ao lado.

Chegamos à Susques as 13:30hrs. e aproveitamos para abastecer, agora em pesos argentinos a $ 2,58 o litro de diesel (R$ 1,60).

Às 14:30hrs. passamos por Salinas Grandes (foto).
Às 14:45hrs. chegamos à Cuesta de Lipán.
Às 15:30hrs. estávamos em Purmamarca.
Controlamos estes horários para sabermos exatamente qual o tempo necessário para ir de Purmamarca a San Pedro caso não houvessem paradas na viagem. São aproximadamente 5:00 horas de viagem (409Km) mais o tempo de aduna argentina e o tempo de abastecimento em Susques.

Conforme já havíamos combinado entre nós passaríamos a noite em San Salvador de Jujuy mas antes faríamos uma parada para almoço e compras em Purmamarca. Como já comentado o artesanato local é muito mais barato do que em San Pedro de Atacama.
Saímos de Purmamarca às 18:30hrs. e chegamos em Jujuy às 19:20hrs.

Após instalados no Hotel Fenícia, à beira do Rio Xibe Xibe, fomos até um Super Mercado que ficava a 2 quadras dali, também à beira do rio. Compramos alguns vinhos chilenos e argentinos.

Chegando ao Hotel nos dirigimos à pé até o centro da cidade em busca de um lanche pois optamos por não almoçar junto com o restante do grupo em Purmamarca e sim apenas fazer um lanche lá. Nossa idéia era em Jujuy ir novamente no Restaurante Chung King no qual havíamos almoçado na ida mas acabamos conhecendo um lugar no caminho chamado "Kefas Emparedados" que faz um ótimo Sanduiche "Lomito Especial" (fica na quadra da igreja, bem no centro).