terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Cuidados Com As Polícias Argentina E Chilena

Cuidados Com As Polícias Argentina E Chilena




Visto serem freqüentes as abordagens na Argentina recomenda-se que você leve uns trocados, algo como 10 dólares e/ou bugigangas nossas, algo como chocolates brasileiros que ajudam bastante pelo menos a "quebrar o gelo" durante as FREQUENTES abordagens policiais que vocês encontrarão pelo caminho.



Para não correr o risco de esquecer os vistos provisórios na fronteira, viaje com passaporte. O carimbo no passaporte vale como visto temporário, e os policiais não encrespam.




  • Se o carro for financiado, é necessário autorização da empresa para viagem. É só pedir, que as financeiras fornecem tranquilamente. Depois é necessário obter um "carimbo" do consulado de cada país para onde você vai viajar.



  • É necessário seguro contra terceiros (carta verde). Informe-se junto ao seu corretor.



  • Algumas companhias de seguro não cobrem sinistros no Chile. Informe-se.


QUE EQUIPAMENTOS LEVAR CONSIGO ?






  • Farois auxiliares devem ser AMARELOS (ou estarem cobertos)



  • Cambão rígido (no lugar de cabo de aço) - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ighlight=lanza olha também outra maneira, inclusive melhor de utilizar o cambão http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...2&postcount=75



  • Seguro Internacional contra Terceiros (carta-verde);



  • Os equipamentos são os mesmos exigidos no Brasil, mais 2 triângulo (colocados um na frente e outro atrás do veículo avariado), espelho lateral direito, cabo de aço (para a eventualidade de ser guinchado - aproximadamente 2 metros) e estojo de primeiros socorros.

CHILE (fontes: www.gochile.cl e www.sitios.cl)




  • Carteira Internacional de Motorista;



  • Mesmos equipamentos exigidos no Brasil, mais 2 triângulos e correntes para cobrir AS RODAS durante o rigoroso inverno na Cordilheira dos Andes.
Mas JAMAIS tentem dar uma graninha para os guardas chilenos. Você pode ser preso por isso!!!


BOLÍVIA (fonte: www.ine.gov.bo)


  • Passaporte, cuja viagem ocorra dentro dos seis meses de validade;

  • Carteira de Identidade expedida no máximo há 10 anos;

  • Carteira Internacional de Motorista;

  • Seguro Internacional contra Terceiros (carta-verde);

  • Vacina contra febre-amarela (aplicada nos aeroportos internacionais, após aplicação vc. ganha uma carteirinha de vacinação da ANVISA na cor laranja);

  • Veículo quitado.

PARAGUAI (fonte: www.yagua.com.py)



  • Mesmos documentos e equipamentos exigidos no Brasil.

URUGUAI (www.emburuguai.org.br e www.mrree.gub.uy)



  • Seguro Internacional contra Terceiros (carta-verde);

  • Mesmos equipamentos exigidos no Brasil.

span >Veja no site viajandodecarro.wordpress.com mais informações sobre documentos e equipamentos necessários.

14 comentários:

  1. se levar cambão , pre isa levar cabo de aço ?

    ResponderExcluir
  2. Quando fomos para o Deserto do Atacama levamos apenas o cambão. Chegamos a ser abordados pela polícia, mas em nenhum momento nos exigiram os equipamentos obrigatórios.

    ResponderExcluir
  3. amigo, nao é mais necessaria a carteira internacional de habilitação para qq pais do mercosul, incluindo o chile ok.. é certo esta informação, fiz o atacama em 2008, sem problema nenhum, o cambao foi exigido na argentina, e o engate do carro, me rendeu uma multa, bom retirar, se tiver!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo estou com duvida qto ao Peru quais são as exigencias?

    Abraços
    Fabiana

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    parabéns pelo blog!!!! Tiramos várias duvidas para montar nosso roteiro. Meu marido e eu estamos indo para Machu Pichu em julho/10. Li a recomendacao de vcs. de levar copias de documentos, pois em algumas aduanas podem ser solicitadaas. Quais os documentos precisamos tirar copias: CRLV do carro, carteira de motorista, passaporte,etc????
    Muito obrigada,
    []'s
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Claudia

    Levamos as cópias junto como precaução, mas em nenhum lugar nos solicitaram as mesmas. Apesar disto aconselho levarem pois quando alguma polícia resolve complicar para cobrar alguma propina é bom ter em mãos tudo o que eles podem solicitar.

    Leve cópias de: Documento do veículo, seguro carta verde, extensão do seguro do veículo, passaporte, vacina da febre amarela, autorização para ingressar no país caso o carro esteja alienado, carteira de motorista.

    Acredito que sejam estes os principais.

    Boa viagem para vocês e enviem notícias.

    ResponderExcluir
  7. José Alexandre. A dúvida é a seguinte: ainda não percebi alguém viajando com reboque (carretinha) - sabe informar se é permitido (e em quais condições / hipóteses)?

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, estou indo para a bolívia na semana que vem, poderiam me informar se é realmente obrigatório a carta verde??? valeuu..
    Cássio

    ResponderExcluir
  9. Cássio

    Pelo que me recordo a Carta-Verde é exigida apenas em países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai). O que tens de estar atento é que o seguro total de seu carro não oferece cobertura para países fora do Mercosul. Significa que se você acidentar seu carro na Bolívia o seu seguro não oferecerá cobertura. Algumas seguradoras oferecem a possibilidade de contratares um seguro temporário oferecendo esta cobertura para seu carro. Verás no relato abaixo que fomos alvo de corrupção na Bolívia pois nos exigiram este documento na Aduana, apesar de legalmente este documento não ser necessário.

    Dê uma olhada no link abaixo e também nos comentários postados: http://turismoeaventura.blogspot.com/2009/12/aduana-em-la-quiaca-arg-e-villazon-bol.html#comments.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde;

    Sou de Nova Petropolis e estou indo para Argentina, tens umas dicas para os documentos e cuidados que terei de ter com os policias argentinos?

    Maico Arend

    ResponderExcluir
  11. Maico

    Como está Neopetropolitano? Todas as dicas que possuo sobre as polícias estão listadas aqui http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/cuidados-com-as-polcias-argentina-e.html.

    Márcio Port

    ResponderExcluir
  12. Márcio.
    Tentei seguir os links do cambão no 4x4brasil mas não consegui mesmo sendo cadastrado no fórum. Tu poderías repassá-los novamente ? Obrigado, Eduardo Knorre/POA.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,vou viajar para o deserto do atacama em dezembro de moto,e quero saber se é obrigatório a vacinação contra febre amarela.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia..........estamos pensando em fazer o mesmo roteiro que vcs e temos uma duvida: Nosso carro está em nome de pessoa juridica, e gostariamos de saber se poderei levar o contrato social da empresa junto ( que está em nosso nome), ou se terei algum problema relacionado a isso?

    ResponderExcluir

Seguidores