domingo, 6 de janeiro de 2008

Viagem ao Deserto do Atacama - Dia 2 - De Posadas a Presidência Roque Saenz Pena, passando pelas Ruínas de San Ignácio

De: Posadas - Argentina
Para: Presidência Roque Saenz Pena - Argentina (passando pelas Ruínas de San Ignácio)
Distância Percorrida: 650Km.

Comentários: Marcamos o desayuno (café da manhã) para as 7hrs. Para quem está acostumado com os hotéis brasileiros o café da manhã nos hotéis argentinos deixa a desejar. Em quase todos os hotéis em que ficamos o café era composto de pão torrado, croisant, manteiga, geléia, café e suco de laranja. Após o café demos uma volta na Plaza 9 de Julio, casa de gobierno e na quadra do hotel.














As 8hrs. saímos do Hotel em direção às Ruínas de San Ignácio, sentido contrário à direção que seguiríamos naquele dia. Fizemos aproximadamente 70Km até a cidade de San Ignácio. As ruínas de San Ignácio são a maior redução jesuítica erguida em território argentino e atualmente mantém-se em bom estado de conservação.

















Tivemos alguma dificuldade com abastecimento neste dia pois a Argentina está enfrentando problemas de racionamento de combustível. Encontramos postos fechados por falta de abastecimento. Mais tarde descobrimos que o preço do combustível está congelado desde o ano de 2003 e por isto as refinarias preferem a exportação, deixando o mercado interno argentino em segundo plano.




As 12hrs. estávamos novamente em Posadas e dali seguimos em direção a Corrientes. As 13:00hrs. paramos para almoçar em Ituzaingo em um restaurante junto ao posto BR que fica no centro da cidade. Retornamos à estrada as 14:30hrs. na ruta 12. Ao chegarmos em Corrientes percorremos a Av. Costanera e apreciamos a vista do Rio Paraná e a ponte de 1,6Km que liga Corrientes a Resistência.





Em Corrientes tivemos nosso primeiro contato com a Polícia Argentina. Antes da viagem tivemos péssimas recomendações sobre a polícia local motivo pelo qual tivemos o máximo de cuidado sempre que fomos abordados. Para nossa surpresa sempre fomos bem atendidos tendo os policiais mostrado-se muito atenciosos e educados. Em nenhuma abordagem que tivemos tivemos de descer do veículo ou mostrar a bagagem. A simples apresentação do passaporte (ou RG) e os documentos do veículo sempre foi suficiente. Em Corrientes os policiais chegaram inclusive a nos escoltar para mostrar qual seria a forma mais fácil de chegar à ponte que cruza o rio Paraná.




Chegamos à Presidente Roque Saenz Pena às 20hrs. É noite de Natal (24/12). Procuramos um Hotel com preços acessíveis já que a cidade é conhecida por suas águas termais e também por ser a Capital Nacional do Algodão. Nos surpreendemos com a grande movimentação da cidade, principalmente em seu comércio. A cidade tem 100.000 habitantes, sendo a maior e praticamente única cidade entre Resistência e Salta.




Ficamos no Hotel Presidente, localizado bem no centro da cidade. Pedimos aos proprietários que nos indicássem um local para jantar (ceia de Natal) e nos responderam que havia apenas 1 restaurante atendendo neste dia. Fomos até o local e o prato do dia era parrilha. A forma de preparar é que nos chamou a atenção visto que a carne era preparada à base de marteladas (sentamos ao lado da churrasqueira) e separada para ser servida nas mesas sem nenhum cuidado com a higiene. Faltaram apenas alguns cachorros sentados em frente à churrasqueira para completar o ambiente. Valeu umas boas risadas.




Próximo dia >>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores