segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Viagem ao Deserto do Atacama - Dias 14 e 15 - De Santa Rosa à Nova Petrópolis passando pelo Salto do Yucumã

De: Santa Rosa (BR)
Para: Nova Petrópolis (BR)
Distância Percorrida: 507Km + 229Km = 736Km

Comentários: Neste dia nosso grupo dividiu-se em 2. Para 2 veículos o retorno para Nova Petrópolis seria neste dia. Estávamos a 510Km de casa.

Como estávamos perto do Salto do Yucumã (município de Derrubadas/RS) decidimos por conhecê-lo pois sabíamos que dificilmente viríamos para a região apenas para conhecê-lo.

Após uma volta pelo centro da cidade fomos conhecer o ponto turístico principal de Santa Rosa, a casa da Xuxa Meneguel. Este foi o local de despedida e de divisão dos viajantes.

Logo em seguida nos colocamos na estrada em sentido oposto aos demais 2 veículos. Seguimos para Três de Maio, Três Passos e após Tenente Portela. Entre Três Passos e Tenente Portela fizemos um desvio por fora da cidade pois o acesso principal está em obras. O trecho de estrada de chão foi com certeza pior do que o rípio chileno (San Pedro de Atacama).

O acesso ao Salto do Yucumã é no trevo de Tenente Portela seguindo em direção à Derrubadas. Apenas não desistimos de ir conhecer o Salto pois já tínhamos feito 163Km até chegar no ponto onde estávamos. Ocorre que do fim do asfalto até o Salto são 30Km de chão (30 de ida e 30 de volta) e a estrada realmente não estáva das melhores. Mas, já estávamos lá. Acabamos seguindo adiante para conhecer mais um dos pontos turísticos de nosso estado.





O Rio Uruguai estava um pouco acima de seu normal pois na noite anterior havia chovido bastante na região, mas apesar disto conseguimos ver bem o salto e suas corredeiras. É muito estranha a forma com que o rio corre. Parece que ele corre de lado para descer as corredeiras.

O Salto do Yucumã é o maior salto longitudinal do mundo, com 1.800mts.
Conheça mais nos sites http://www.bemtevibrasil.com.br/yucuma.htm e http://www.terraeasfalto.com.br/destinos/riograndedosul/saltoyucuma/index.htm

Saímos do Salto e retornamos ao asfalto por volta das 16:45hrs. O asfalto da região está muito bom (com exceção do desvio em Três Passos) permitindo desenvolver uma velocidade adequada para quem quer percorrer grandes distâncias em um mesmo dia (era o nosso caso).

Em nossa viagem de retorno passamos por Palmeira das Missões, Sarandi, Carazinho, Soledade e posamos no Parque das Tuias em Fontoura Xavier (poucos Km após Soledade).

Ainda estávamos a 229Km de casa e este percurso foi feito no dia seguinte encerrando-se mais esta aventura.

Um comentário:

  1. O maior salto longitudinal do mundo pode desaparecer, mas isso não é nada perto do desastre que pode causar para as cidades vizinhas e o meio ambiente. Ou será o contrário? Veja mais em:

    http://www.livrodemochila.com/2010/04/salto-do-yucuma/

    ResponderExcluir

Seguidores