segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Viagem ao Deserto do Atacama - Dia 10 - De Antofagasta à San Pedro de Atacama, passando por Pampa Union e Chuquicamata

De: Antofagasta (CHL)
Para: San Pedro de Atacama (CHL)
Distância Percorrida: 360Km

Comentários: Saímos de Antofagasta às 12hrs. Tiramos a manhã para descansar visto que a volta seria mais cansativa do que a vinda. Teríamos de fazer o caminho de volta ao Brasil em 1 dia a menos do que na viagem de ida ao Chile.

Após 1 hora de viagem chegamos a Estação Baquedano a 1.000 mts. do nível do mar. Este foi o dia com maiores oscilações de altitude. Saímos de Antofagasta no nível do mar e subiríamos até os 3.387mts. na estrada entre Calama e San Pedro de Atacama. Nesta cidade encontramos um pneu enorme que deveria ser de um dos caminhões utilizados na Mina de Chuquicamata. Como não sabíamos se conseguiríamos fazer a visita em Chuquicamata (era dia 01/01/08 - feriado) tiramos uma foto neste local.

Após 01:45hrs de Antofagasta (124Km de distância) chegamos ao Ex-povoado de Pampla Unión. Tratava-se de uma cidade fantasma (prédios completamente abandonados) que teve seus tempos áureos há quase cem anos atrás (1912 a 1952) chegando a ter 5.000 habitantes. Na época a cidade teve escola, registro civil, bombeiros, "lugares de diversão" e edição de 4 períodicos. O que podia-se ver eram os restos do que foi uma cidade que provavelmente viveu exclusivamente da retirada de sal.



Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o triste passado de Pampla Union.


Paramos neste povoado para conhecer o cemitério de uma legítima cidade fantasma. Como a cidade está abandonada o cemitério também estava. Em vários locais era possível ver os túmulos abertos com os restos de corpos à vista. Os moradores daquele local devem ter vivido momentos muito difíceis. Vale a pena ler o relato do link acima.




Dali saímos em direção à Chuquicamata, cidade que vivia unicamente da exploração de cobre e que desde 2004 foi evacuada em função do perigo de contaminação de sua população. Em Chuquicamata pode ser visitada a maior mina de cobre a céu aberto do mundo. Para agendar a visita é necessário acessar enviar email para a Codelco, empresa estatal que explora a mina (http://www.codelco.com/). As visitas ocorrem de 2ª a 6ª feira a partir das 14h.


.
Clique aqui para saber mais sobre a Mina de Chuquicamata.

Atualmente a cidade que chegou a ter 12.000 habitantes está deserta e em alguns anos deve seguir o mesmo caminho de Pampla Union. Todos os seus moradores tiveram de mudar-se para Calama a 16Km dali.
Infelizmente em função do feriado não haveria visita à mina no dia de hoje.
.


Segundo informações do vigilante os caminhões que transitam na mina tem capacidade para transportar 330 toneladas. Para efeito de comparação um caminhão brasileiro utilizado para transporte de cargas tem capacidade para 30 toneladas.

Apesar de já estarmos rodando na região há 1 semana ainda neste dia percebemos os efeitos da altitude em nós. Talvez por termos saído de uma altitude 0 (zero) em relação ao nível do mar e chegando a mais de 3.000 metros em um mesmo dia (questão de poucas horas) percebemos nitidamente o efeito da altitude em nós. Após passarmos Calama percebíamos uma sensação de náuseas/tontura. Para quem estava sentindo mais (dores de cabeça) o medicamento Alivium resolveu a situação em pouco mais de 10 minutos.

Nesta noite dormimos novamente no Hotel Don Raul em San Pedro de Atacama.


Próximo dia >>>>>

Um comentário:

  1. Pessoal, não sei se ainda funciona este blog, mas não custa tentar. Sabem me passar informações sobre esse ônibus de Antofa até San Pedro? Tem todo dia? Quais horários? Obrigado e um abraço, muito bom o blog.
    Resposta para: parofes@gmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores