domingo, 6 de janeiro de 2008

Viagem ao Deserto do Atacama - Dia 1 - De Nova Petrópolis/RS a Posadas/ARG

De: Nova Petrópolis - RS
Para: Posadas - Argentina
Distância Percorrida: 640Km até São Borja + 160Km até Posadas = 800Km.

Comentários: Saímos de Nova Petrópolis às 06:15hrs. Estávamos em 3 carros em um total de 10 pessoas. Fizemos paradas em Soledade (café) e São Luiz Gonzaga (almoço na Churrascaria São Franscisco na beira da BR).

Para nossa comunicação entre os veículos estávamos equipados com rádios UHF permitindo a troca de idéias e informações durante a viagem.

As 16:00hrs. chegamos à Aduana Argentina de São Borja. Estavamos com nossa documentação em dia, portanto não teríamos problemas na entrada. Alguns haviam levado passaportes e outros a própria carteira de identidade (RG).

Câmbio: Aproveitamos para trocar nossos dólares por Pesos Argentinos no próprio prédio da aduana. A conversão foi de US$ 1,00 = $ 3,00 ou $ 1,00 = R$ 0,62. Mais tarde fomos descobrir que em Salta a conversão era de $ 1,00 por R$ 0,57 e que no cartão de débito (Visa Electron) a conversão seria de $ 1,00 por R$ 0,58 (já considerando a tarifa de saque de R$ 6,30) o que mostrava-se muito mais vantajoso do que fazer o câmbio na aduana argentina.

A entrada na Argentina (Aduana) levou em torno de 50min. e logo após seguimos em direção a Posadas que seria nossa primeira parada para descanso. Logo na entrada da Argentina encontramos os primeiros indícios das Reduções Jesuíticas. Das 30 reduções jesuíticas erguidas na América no início do século 17, 7 foram no Brasil, 8 no Paraguai e 15 na Argentina.

Abastecimento: Já sabendo que o combustível na Argentina saia muito mais em conta do que no Brasil deixamos para abastecer nossos veículos assim que chegássemos na Argentina. Encontramos o primeiro posto a 8Km da Aduana, após a entrada da cidade de Santo Tomé. O diesel estava a $ 2,33 ou R$ 1,44. Abastecemos na Argentina em valores que variaram entre $ 2,10 e $ 2,50, independendo de tratar-se de postos próximos a cidades grandes ou não. A partir deste momento percebemos uma situação que nos acompanharia durante quase toda a viagem pela Argentina e Chile: a dificuldade de encontrar postos de combustível que aceitassem cartões de crédito/débito. A maioria aceita apenas efectivo (dinheiro). Se formos estabelecer uma regra que valha para todos os postos diríamos que os postos Shell aceitam cartões de crédito e os outros, que são em sua maioria da bandeira YPF aceitam apenas pagamento em dinheiro. Fomos saber deste padrão apenas na volta da viagem e para facilitar a vida de futuros viajantes registramos no GPS todos os postos Shell que encontramos no caminho. Sabendo-se onde eles estão localizados é possível fazer quase toda a viagem abastecendo com cartão de crédito/débito.

Nossa chegada foi por volta das 18:30hrs e após darmos uma volta pela Avenida Costaneira nos deslocamos para o centro à procura de um Hotel. Acabamos ficando no City Hotel que fica bem em frente à Plaza 9 de Julio. A diária de $ 98,00 ou R$ 61,00 para 2 pessoas foi quase que uma constante em todos os hotéis que ficamos na Argentina.

À noite voltamos à Av. Costaneira para jantar no Restaurante Dona Chola que serve pescados e também outros pratos. A noite era de lua cheia o que tornava ainda mais bonita a vista do Rio Paraná que faz a divisa entre Argentina (cidade de Posadas) e do Paraguai (cidade de Encarnacion). À noite a Av. Costanera é um local de grande movimento sendo o ponto de encontro dos jovens.

Por fazer divisa com o Paraguai a cidade é ponto de passagem para aqueles que buscam preços mais baixos no país vizinho sem ter de ir até Foz do Iguaçú.

1. Interessantíssimas as informações e fotos contidas nesse blog. Como, em breve, vou viajar para Nova Petrópolis, sugiro que me enviem mais e mais dados concretos e fotos. Ainda, nomes de pessoas importantes da cidade, pois tendo descendência alemã, espero encontrar sobrenomes que ando buscando. Obrigada!