terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Viagem de carro pelo Nordeste - Centro Histórico de Olinda (Pernambuco)


25/01/09 - Enfim realizei minha vontade de conhecer a cidade de Olinda da qual já tinha ouvido falar muito.

Chegamos em Olinda por volta das 11:30h. O sol estava de rachar e quase insuportável. Segundo um morador estava mais de 40 graus.

Visitamos a Central de Informações para conseguir um mapa da região histórica. Depois de algumas orientações.decidimos fazer o trajeto de carro e não à pé. Pelo que vimos o trajeto feito à pé é um programa de pelo menos meio dia. De carro, sem conhecer tudo levamos quase 2 horas.

Para quiser conhecer Olinda à pé, prepare o físico. As ladeiras do centro são um bom exercício, especialmente em dias de sol forte.

A região é repleta de igrejas, cada uma com sua história, sendo que quase todas foram incendiadas quando os holandeses invadiram o Brasil por volta de 1630, sendo reconstruídas anos após.

Quando chegamos no Alto da Sé o guia "Paulo da Sé" nos acompanhou no passeio explicando muito bem a história local. Paulo é guia em Olinda há 35 anos, desde seus 10 anos de idade.

Ele nos mostrou também a casa de Alceu Valença e o Bar da Boa onde são gravados os comerciais com a atriz Juliana Paes para a Skol.

Segundo ele na época do carnaval os moradores alugam suas casas para os turistas. Os valores variam muito, mas não saem por menos de R$ 3 mil.

Olinda justifica seu nome pois realmente é linda. Conta a história que seu nome provem da exclamação ó-linda.

Do alto da Sé é possível ver Recife que fica muito próxima dali.

Nosso almoço foi no alto da Sé. Uma deliciosa tapioca com água de coco, foi a melhor tapioca que comemos em nossa viagem.

Olinda vale a visita. Nota 10.


















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores