domingo, 15 de fevereiro de 2009

Viagem de carro pelo Nordeste - Chegada à Jericoacoara - Ceará

17/01/09 - Após um contra-tempo no Aeroporto de Porto Alegre, onde perdemos o horário de embarque por 5 minutos de atraso, seguimos viagem para Fortaleza, agora através da empresa GOL e não mais pela TAM.

Nosso horário inicial de saída de POA era 06:15h e com a troca de voo acabamos saindo apenas as 08:00h.

FORTALEZA: Chegamos em Fortaleza as 13:30h (horário local sem horário de verão) e as 14:30h já estavamos saindo do Aeroporto com o carro que havíamos alugado pela Internet (um GM Prisma com 13.000Km).

A saída do aeroporto de Fortaleza é bastante confusa e se não estivéssemos com GPS teríamos nos perdido facilmente. Viajamos 290Km até chegar em Jijoca de Jericoacoara. A viagem levou 04:10h e passamos por diversas cidadezinhas de beira de estrada, tipicas do interior nordestino.

O trânsito desde a saída de Fortaleza até Umirim é bastante intenso devido ao fluxo de caminhões entre o municipio de Sobral e o porto de Pecém. Após Umirim a estrada estava livre. O asfalto apresenta muitos desniveis e ondulações até Umirim.

JIJOCA DE JERICOACOARA: Chegamos em Jijoca as 18:30h. Já era noite. O pôr do sol fora às 18h. Logo na entrada da cidade existe uma central de informações turisticas da prefeitura. Paramos para pedir orientações sobre como ir para Jericoacoara, pois vimos na Internet que este trecho de 20Km deveria ser feito por veiculos 4X4.

De saída percebemos a intenção de explorar o turista e não o turismo. A responsável pela central turística queria nos convencer a contratar um guia a R$ 30,00 e ir com nosso carro até Jericoacoara. Ao mesmo tempo havia uma pessoa oferecendo-se para nos levar em sua camionete por R$ 50,00 deixando nosso carro em um estacionamento a R$ 5,00 a diária. Pedi licença e fui comprar água no outro lado da rua e quando vi, os dois estavam atrás de mim para ver o que eu estava conversando com o dono do bar, um gaúcho de POA. Decidimos sair dali e ir até o centro de Jijoca ver outras opções. Paramos em um posto de combustivel e em menos de 2 minutos uma camionete com guias locais estava no nosso lado oferecendo seus serviços. Ao mesmo tempo apareceu outro dono de camionete oferecendo seus serviços e o proprietário de um estacionamento dizendo que a estrada era muito ruim e que iria forçar muito nosso carro.

Resumindo, deixamos nosso carro no estacionamento e viemos de camionete fretada até Jericoacoara.

Chegando a Pousadal Tropical Brasil, tomamos um banho e fomos conhecer Jericoacoara, localidade de aproximadamente 4000 habitantes.