segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Vulcão Láscar - erupção em 1993









Erupção no Chile provocou chuva de cinzas vulcânicas no RS




Em 21 de abril de 1993 milhões de brasileiros foram às urnas para decidir em plebiscito a forma e o sistema de governo. Venceram as propostas de República e Presidencialismo. No Rio Grande do Sul, entretanto, o assunto que motivou conversas e discussões naquele dia não foi a política. Quem saiu de casa para votar na manhã de céu encoberto de 21 de abril de 1993 foi apanhado de surpresa por uma fina camada de cinzas sobre os telhados de casas, automóveis e na vegetação. O que poderia estar acontecendo ? A resposta estava no Chile ! O vulcão Láscar experimentava uma das mais importantes erupções da sua história e três dias antes havia dado origem a um fluxo piroclástico (imagem abaixo).



A poeira vulcânica atingiu grande parte do Rio Grande do Sul e algumas cidades catarinenses. No estado gaúcho, as cinzas foram observadas especialmente na Grande Porto Alegre, Missões, Vale do Taquari, Planalto Médio e Serra do Nordeste. "A sensação é que caía uma chuva fina que às vezes ficava mais intensa", diziam os jornais da época. As pessoas manifestavam preocupação quanto à contaminação, mas os especialistas se apressaram para realizar exames químicos e logo descartaram o perigo. As conseqüências não passaram de automóveis, telhados e árvores cobertos por uma fina camada de cinzas. Mas o fato foi tão surpreendente que acabou deixando o resultado do plebiscito em segundo plano nos jornais de Porto Alegre do dia seguinte.



As consequências mais graves da erupção do Láscar, cujas cinzas alcançaram até mesmo Buenos Aires, fora registradas no norte da Argentina. A quantidade de cinzas acumulada nas ruas foi muito maior e o transporte aéreo viu-se fortemente afetado. A delegação do Grêmio ficou retida no território argentino e os jogadores reclamavam de irritação nos olhos. A erupção de 1993 foi considerada até então a mais intensa do vulcão no norte chileno na era moderna, tendo provocado uma nuvem piroclástica que atingiu 8 quilômetros de altura.



Com o seu pico a 5.641 metros de altitude, o vulcão Láscar da região de Antofagasta é um dos mais ativos dos Andes e situa-se numa zona onde predominam ventos de sudoeste que empurram as partículas emitidas na atmosfera e os gases para o território argentino. No caso da erupção de 1993, a poeira vulcânica oriunda da erupção nas proximidade do Pacífico atravessou o continente e veio a se precipitar em cidades na costa do Atlântico Sul. O meteorologista Eugenio Hackbart, Diretor-Geral da MetSul Meteorologia, explica que as cinzas vulcânicas foram trazidas do Láscar, no norte do Chile, para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à atuação de correntes de vento em elevada altitude chamadas de corrente de jato. No passado, o vento transportou cinzas vulcânicas de erupções no território chileno para outras regiões da América do Sul, especialmente para a Argentina, em decorrência justamente da movimentação das correntes atmosféricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores