terça-feira, 8 de janeiro de 2008

San Pedro do Atacama / Deserto do Atacama



San Pedro do Atacama - Chile









Altitude: Susques - San Pedro: A estrada sobe até 4660m
Os últimos 40 kms é descida pura....despenca de 4600m para 2400m....

San Pedro do Atacama: San Pedro do Atacama ou o Deserto do Atacama como é conhecida a região, tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2400 metros de altitude, é um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, motoqueiros e aventureiros. Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados de pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

San Pedro é uma cidade exótica. Possui boa estrutura para o turismo, que é explorado de forma bem profissional. Estranha-se no primeiro momento. As casas são baixas, de barro e muito pequenas, apesar da imensidão do deserto! Tudo é muito caro porque tudo vem do sul do país, a mais de 1700 Km. Água lá é luxo. Não chove a mais de 500 anos. O índice pluviométrico anual da cidade é de 20 mm, ou seja, próximo de zero. É o deserto mais seco do mundo!

Tem clima desértico com temperaturas de máxima 26°C no verão e mínima de menos 2°C no inverno. Não há bancos para sacar dinheiro com cartão de crédito. Pode-se trocar dinheiro com dólar, porém é muito mais baixo o valor. Toda eletricidade é produzida por gerador, é desligado por volta da uma hora da manhã e volta às 7hs. Os melhores hotéis tem o seu próprio gerador. Não há capacidade do motor elétrico para o dia inteiro.

A água não se pode beber porque provoca mal estar estomacal à quem não está acostumado. Toda água vem do subsolo e contém muitos minerais. Como na zona do deserto existem muitos minerais, principalmente o sal, a água não é preparada e chega salgada nas torneiras.

A principal atividade econômica é o turismo, outros vivem da agricultura.

Só há um pronto socorro em San Pedro e faltam farmácias. Hospital só em Calama.

O QUE CONHECER ? São inúmeros os locais para serem visitados lá! Incluem-se nestes, as Lagunas Altiplânicas, Salar de Atacama, Vale da Lua, Cordilheira de Sal, Vale da Morte, Geisers de El Tatio e Termas de Puritama. Todos os locais que visitei lá são esplendorosos! Deus realmente caprichou nos detalhes ao construir tamanha beleza!

1) Valle de la Luna: Indiscutivelmente o local mais bonito do deserto do Atacama, possui dunas gigantescas e formações montanhosas que lembram à topografia lunar e é onde se pode admirar um lindo por do sol, com um degradê de cores no céu que fotografia nenhuma no mundo mostra o quanto é belo.
Distância desde San Pedro é de 15kms. Altitude 2.500 metros.

2) Vale da Morte:A cerca de 4 km a oeste de San Pedro, pertence à Cordilheira do Sal e possui formações de dunas e desfiladeiros que impressionam pela beleza, o lugar é conhecido por esse nome porque foi utilizado pelos antigos habitantes para levar quem estava gravemente doente para esperar a morte, ali foram encontradas diversas múmias que hoje estão no museu de San Pedro. É o ponto de encontro de todos os aventureiros para apreciar o maravilhoso pôr-do-sol, esticamos as canelas subindo a enorme duna apreciando as formações do vale talhado pelo vento durante 60 milhões de anos.

3) Geisers: Altitude 4.321mts. Os Geisers de El Tatio (lágrima de velho, no dialeto cunza) é um dos cinco geisers existentes no mundo todo. Os Geisers cospem jatos de vapor e água fervendo com forte odor de enxofre. Todo esse campo geotérmico é o resultado do encontro de rios subterrâneos de águas geladas com as lavas vulcânicas do vulcão, que domina o horizonte. Nesse lugar é indispensável muito agasalho, luvas e gorro.
É preciso acordar bem cedo para visitá-los porque estão a 100 Km de San Pedro e a estrada é complicado.
Saída de San Pedro do Atacama às 4hrs. da manhã.

4) Termas da Puritana: A cerca de 28 km de San Pedro, são piscinas de águas cristalinas a 3.000 metros de altitude, a temperatura da água beira os 38 - 40 graus, devido à passagem de águas subterrâneas próximas a vulcões.

5) Pukara de Quitor: Nosso objetivo foi ficar dois dias completos na região, conhecendo assim os principais lugares e pontos imperdíveis tais como as ruínas do povo atacamenho que serviram de proteção dos ataques incas, em 1450 e posteriormente dos ataques espanhóis em 1540, o local é conhecido como Pukara de Quitor.

6) Aldeia de Tulor: Partimos para o sul de San Pedro e a primeira parada foi na Aldeia de Tulor, uma antiga vila atacamenha que possui curiosas construções de adobe e algumas particularidades interessantes do modo de vida desse povo, como por exemplo, as casas construídas de forma circular para não serem enterradas pela areia do deserto e túneis que as interligam, as portas são todas voltadas para o Vulcão Licancabur. Saindo da aldeia continuamos seguindo para o sul e fizemos uma parada na Quebrada de Jerez para um refrescante banho, esse local é um verdadeiro oásis que servia de parada para os povos que cruzavam a região.

7) Salar do Atacama: É o segundo maior salar do mundo, perdendo apenas para o Salar de Uyuni, na Bolívia. O Salar é uma gigantesca camada de sal sobre um lado de água salobra. É onde encontra-se a Reserva Nacional dos Flamingos, com grande população destes animais (aproximadamente 4.000), que dormem num pé só, se alimentam de microrganismos presentes na água salgada e botam apenas um ovo por ano.
Distância desde San Pedro é de 75kms. Altitude 2.300m. Com 3.200 quilômetros quadrados.
O sol nesse local é muito forte e o ar é extremamente seco, proteja-se com filtro solar, chapéu, óculos escuros e protetor labial.

Vulcão Licancabur: não é ativo e decora o horizonte da cidade. 5.916 metros acima do nível do mar. Fica junto à Laguna Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores