quinta-feira, 17 de julho de 2008

A China que estamos conhecendo

Atualmente o povo do qual mais fala-se no mundo é o povo Chines, seja pelas Olimpiadas de 2008 que ocorrerão em Beijing (ou Pequim como falamos no Brasil) seja pelo enorme crescimento verificado na economia chinesa nos ultimos anos.

Seja qual for o enfoque, temos o costume de rotular os chineses como um povo que explora sua mão de obra, que no passado vendia produtos baratos e sem qualidade, ou com um pais com muita pobreza, como uma economia comunista e de repressão sem liberdade de expressão e outros adjetivos mais.

Ora, quem somos nós brasileiros para falar de pobreza ou de má distribuição de renda ? Com o primeiro chinês com quem falei ainda no vôo entre Amsterdam e Hong Kong ficou clara a visão de que eles tem do Brasil, justamente de um pais com muitos pobres no norte do pais.

Ha quem diga que a China é o pais com a maior classe média do mundo, classe média esta que aumenta todo o dia. Desigualdades sempre acontecerao ainda mais em paises tao grandes como o Brasil e a China. Se fizermos uma analise rápida dos paises mais ricos do mundo, quase todos tem uma pequena extensão territorial: Holanda, Irlanda, Franca, Espanha, Alemanha, Suica, Inglaterra e outros tantos.

Analisando-se o que já vimos da China, especificamente de Hong Kong, uns dos grandes centros financeiros mundiais, podemos presumir que a China esta apenas começando a marcar seu espaço na economia mundial.

O povo de Hong Kong é alegre, trabalhador, simpático, prestativo e muitas qualidades mais que deveriam estar presentes em todos os brasileiros. Ao passo que estamos preocupados com as eleições municipais que irão ocorrer, ou com a prisão de mais uma dúzia de sonegadores e corruptos, ou com a definição de que candidato será escolhido nos EUA para as eleições, ..., durante todo este tempo que perdemos culpando alguém pelo que deveria ser feito e não foi, os chineses estão trabalhando como nunca, transmitindo a alegria de terem um emprego em um país com uma população tão grande.

A grande forca de trabalho chinesa é bastante jovem. Além de parecerem eternamente jovens, mesmo quando já não o são, os chineses entram no mercado de trabalho bastante cedo, com muitos jovens de 15, 16, 17 anos "trabalhando como gente grande". Imaginem quando esta geração chegar nos seus 30 anos. Enquanto muitos paises falam do envelhecimento de sua população os jovens chineses vem chegando.

Hong Kong tem uma populacao de 4 milhões de habitantes, com uma densidade demografica de 6.000 habitantes por Km2. Como é possível tanta gente em um espaço tão pequeno ? O milagre chama-se edifícios, ou melhor arranha-céus. Os prédios residenciais em HK normalmente tem mais de 40 andares com uma metragem media de 50m2 cada.

Assistindo a Discovery Chanel em HK conheci o projeto de construção do maior porto do mundo que fica em Xangai, ou melhor, a 20Km da costa de Xangai, 20Km mar adentro. Este é um bom exemplo para demonstrar o que estamos conhecendo na China. Por limitações de espaco territorial a China esta "ampliando" uma pequena ilha hoje existente. O aterro que esta sendo feito ampliara a ilha em no mínimo umas 15 vezes. A previsão de término do projeto é 2020 e justifica-se em decorrência das exportações chinesas crescerem 20% ao ano. Para chegar-se a ilha esta sendo construida uma ponte 20Km mar adentro.

O fuso horario existente entre Brasil e China é de 11 horas, mas o que nos separa é muito mais do que 11 horas, são décadas de diferença entre 2 dos paises do chamado BRIC (Brasil, Russia, India e China).

Qual a infra-estrutura que o Brasil esta planejando para 2020 ?

Não subestime os chineses, eles vieram para ficar e irão dominar a economia mundial.

Talvez hoje os chineses estejam abrindo mão de direitos individuais mas, com toda a certeza estao preparando um futuro melhor para as proximas gerações.

Para quem duvidar acompanhe os jogos olimpicos de Beijing. Com certeza os chineses investiram um montante tão alto de recursos para monstrar ao mundo do que são capazes.

Leia também "O Milagre das Olimpíadas de Beijing".

Um comentário:

  1. Já escolheu seu destino e ainda não tem hotel? Acesse o site www.rbhpraias.com.br e confira as promoções e indicações de hotéis e serviços e consulte sua passagem aérea.
    Fácil, prático e seguro!

    ResponderExcluir

Seguidores