De forma a não perder em conteúdo traduzirei abaixo alguns trechos da matéria de Scott Kronick que mora em Beijing a 13 anos.
Em 13/07/01, a 5.806 km de Beijing, na cidade de Moscou, delegados das cidades candidatas de Toronto, Paris, Istanbul, Osaka e Beijing decidiram que os jogos olímpicos de 2008 seriam realizados em Beijing.
Naquele momento mais de 200 mil chineses foram até a Praca da Paz Celestial (Tiananmen Square) para comemorar a indicacao de Beijing.
Os modernos jogos olímpicos, depois de 100 anos de existência seriam finalmente realizados na China, lar de 1/5 da população mundial.
Scott Kronick chegou em Beijing em 1995 e naquele tempo a cidade era muito diferente do que é hoje, mas este era o início de grandes mudanças. De lá para cá mudanças miraculosas aconteceram. Com um crescimento econômico de 10% ao ano de 2001 a 2007, crescimento e oportunidade foram os principais temas.
Esta história começa em 1977 com Deng Xiaoping's com programas para abrir a China para o resto do mundo e o dia 13/07/2001 seria o início de uma importante era.
Sediar os jogos olímpicos de 2008 foi um acelerador para a construção e reformas de todos os tipos.
Nos ultimos 7 anos a mudanca tem sido constante, particularmente em Beijing. A capital sediaria as olimpiadas com a visão de mudar o espirito olimpico, trazendo uma quantidade de pessoas nunca antes vista para assistir as olimpíadas.
Foram sete anos de estrategia. Em Beijing haviam para conhecer "The Great Wall" (Muralha da China), o "Summer Palace" (Palacio de Verão), e a "Forbiden City" (Cidade Proibida) e hoje os visitantes podem presenciar uma serie de projetos arquitetonicos inspirados nas olimpiadas como o "Bird's Nest" (foto acima), o "Water Cube", o predio da CCTV (canal de TV - foto à esquerda) e o "National Grand Theater".
Muitas bicicletas dominavam Beijing em 2001, hoje são os carros. Estatisticas mostram que a quantidade de carros triplicou desde 2001. Hoje, 1000 novos carros circulam na rua diariamente. Apesar disto, o numero de carros per capita na China é de 5 carros a cada 100 habitantes, ficando abaixo da media dos paises desenvolvidos de 40 carros.
Agora, os projetistas da cidade não tem descanso, pois o incremento de veiculos criou um grande tráfego com congestionamentos dignos de grandes cidades. Com um investimento de aproximadamente US$ 10 bilhões, 2 novos metrôs com 70km de trajetos foram completados e outros 3 serão inaugurados até Agosto/2008. O planejamento fala em 19 linhas com 561Km de trajetos em operacao ate 2015, fazendo de Beijing a cidade com maior rede de metrô do mundo. Uma destas linhas ligará o centro da cidade e o aeroporto, que neste ano concluiu a construção do maior terminal do mundo.
Tambem em decorrencia dos jogos olimpicos Beijing reduziu sua poluição em 53% de 2006 para 2007.
Para os jogos olimpicos foram feitos 6,8 milhões de ingressos e 58% deles tem preços abaixo de 100 yuan (em torno de US$ 14, com 14% reservados para estudantes chineses por 10 yuan ou menos.
Serão 205 paises participando dos jogos de Beijing com audiência televisiva de mais de 4 bilhões de pessoas. Todas olhando para Beijing na China.
"The China's Olympic era" de Julho/2001 ate Agosto/2008 será lembrado como o periodo da mudança. Para os visitantes talvez os predios e arranha-ceus não surpreendam, mas para o povo Chines é o simbolo do milagre do desenvolvimento.
Fonte: revista Wings of China, volume 164
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