domingo, 20 de julho de 2008

Passeio de Taxi em Dehli na India




Para encerrar o dia, após algumas compras no comércio local nos separamos do grande grupo com o propósito de retornar ao Hotel utilizando o transporte local, as motocicletas com cabines (triciclos). Dehli tem milhares delas em seu trânsito.
Os 4 aventureiros nesta viagem foram eu (Márcio), Vitor, Clécio e Marisa. Percorremos 8Km pelas ruas de Dehi até chegarmos ao nosso Hotel. Percebemos que o motorista não tinha a mínima noção de onde ele ficava, mas com a ajuda dos outros moto-taxistas (pegando informações nos semáforos fechados) ele foi avançando pelo trajeto.
O trânsito em Dehli é muito desorganizado, ônibus, carros, bicicletas, pessoas e as moto-táxis dividem praticamente o mesmo espaço. O pisca-pisca não é utilizado, espelho retrovisor menos ainda (alguns carros nem os tem). Para identificar que está vindo alguém do lado ou atrás os motoristas utilizam-se da buzina. Todos buzinam o tempo todo. Ao entrar em uma esquina dificilmente alguém para, ele buzina para avisar que está chegando e entra na pista sem muita preocupação. A regra é que quem tem de cuidar são os outros e não você.

A viagem foi muito divertida e ajudou a nos descontrairmos depois do que vimos no dia de hoje. A pobreza de Dehli é algo que choca mesmo a nós brasileiros que conhecemos a realidade de algumas de nossas grandes cidades. A diferença é que em Dehli, com seus 13 milhões de habitantes a pobreza está em todo o lugar, o tempo todo.A informação que temos é de que no interior da Índia a situação é ainda pior.

Um comentário:

  1. Meu Deus,e Eu q. pensso fazer um roteiro de 25 dias mais ou menos, acho q terei q reve-lo bem para nao ficar deprimida. Será q. compenssa?????

    ResponderExcluir

Seguidores