quinta-feira, 24 de julho de 2008
População da Índia ultrapassará a da China em 2035
A Índia, que tinha 1,029 bilhão de habitantes em 2001, deverá superar a população chinesa em 2035, quando chegar a 1,460 bilhão, segundo o Escritório do Censo em Nova Délhi. A China tinha 1,265 bilhão de habitantes no ano 2000 e, de acordo com Pequim, este número está estável.
De 1991 a 2001, data do último censo realizado no país, a população da Índia aumentou em 182 milhões de pessoas, informou J.K Banthia, porta-voz do Escritório do Censo. O estado de Uttar Pradesh, no norte do país, é o mais populoso, com 166 milhões de pessoas, seguido por Maharashtra, no litoral oeste e cuja capital é Mumbai, e Bihar, no norte do país, com 97 e 83 milhões de pessoas, respectivamente.
Banthia também afirmou que 35% dos mais de 1 bilhão de pessoas que habitam a Índia são analfabetos, índice que dispara no caso das mulheres, entre as quais o grau de alfabetização é de somente 53,7%, enquanto no caso dos homens chega a 75,3%.
Os dados do censo indicam um redução considerável da população feminina, que era de 945 por cada mil homens em 1991 e passou a 927 mulheres a cada mil homens em 2001. Na Índia, muitas famílias preferem ter filhos homens, já que eles podem contribuir economicamente para a manutenção do lar, enquanto as mulheres têm de pagar dote para se casar e, portanto, representam um peso econômico para a família.
Fonte: Terra Notícias
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Retorno da India
Serao 21,5 horas de voo mais umas 10 horas de espera no saguao dos aeroportos, totalizando 31,5hrs de translado.
Neste trajeto teremos de voltar ao horario do Brasill tendo de atrasar o relogio em 8,5hrs. Isto significa que a cada 1 hora viajada de aviao teremos de atrasar o relogio em 24 minutos. Este é o tipico caso de dizer que parece que o tempo não passa, pois estaremos sempre correndo contra o tempo.
Sairemos da India as 00:50hrs de quarta-feira e chegaremos a POA as 23:45hrs ainda de quarta-feira, mesmo que biologicamente tenhamos ficado 31,5hrs viajando.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Agra - India
Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar. O famoso Taj Mahal é o principal tesouro artístico da cidade.
Uttar Pradesh (mapa ao lado) é o estado mais populoso da India chegando a 200 milhões de habitantes, população esta maior do que toda a população do Brasil.
Agra foi sede do governo da India por 14 anos (Fatehpur Sikri). Ela foi abandonada pela falta de agua no local.
Para quem estiver procurando conforto mesmo estando na Índia fica em Agra o Hotel "Jaypee Palace" com diárias a partir de US$ 225,00 o casal. O hotel possui também um ótimo restaurante e fica localizado a menos de 5 kilometros do Taj Mahal.
Viajando de Trem pela India
Nossa viagem seria de onibus na ida e na volta de trem.
Passamos por Faridabad que é uma cidade industrial da India.
Ao chegarmos na saida de Dehli, na localidade de Indraprastha, (estado de Hariana) divisa dos estados a populacao tem de descer dos onibus e embarcar em outros visto que as linhas municipais não podem atravessar os estados. Neste ponto a pobreza é geral.
Ao lado da estrada que leva a Agra pudemos constatar praticamente a mesma situacao da Velha Dehli. Em Kosi paramos no Maharaja Motel para um lanche.
Passamos pela cidade de Muttra onde nasceu Hare Krhisna. Ao longo da estrada vimos varias pessoas fazendo suas necessidades sem o minimo pudor e higiene.
No meio de toda esta pobreza, a 160Km de Dehli, 7Km antes da cidade de Farah vimos um MacDonald's ao lado da estrada.
Apos 4 horas de viagem de onibus (200Km) chegamos a Agra.
Passamos o dia na regiao de Agra e no final do dia (20:30:rs) embarcamos no trem que nos levaria de volta a Dehli. A viagem levou 2 horas sendo que o trem chega a uma velocidade de 150km/h.
Na India aproximadamente 2 milhoes de pessoas viajam diariamente de trem.
Taj Mahal - Agra - India
É também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão.
Foi construido em 1653. É a tumba do 4o. Imperador da Dinastia Mongol e sua esposa.. Seu nome, Taj Mahal, significa "Palacio da Coroa".
Tem a mesma arquitetura da Tumba de Himayuan que fica em New Dehli.
O imperadoir tinha 4 esposas, sendo que uma delas era sua favorita. Esta morreu conm 34 anos e com ela teve 14 filhos. Depois da sua morte o imperador mandou construir o palacio em cima da tumba que levou 22 anos para ser construida.
A ideia era construir mais um predio do outro lado do rio, igual ao Taj Mahal so que em cor preta, no entanto um de seus filhos matou 3 de seus irmaos e mandou prender seu pai. Ele ficou preso por 8 anos e quando faleceu em 1.666 foi enterrado no mesmo palacio em que sua esposa ja estava.
Fatehpur Sikri - Agra - India
Fatehpur Sikri foi construída no século XVI em estilo indo-islâmico e serviu como capital da India na epoca de seu terceiro imperador. Apenas catorze anos depois da sua construção ela foi abandonada por falta de água sendo a capital migrada para Dehli.
A cidade foi matematicamente construída, em granito vermelho e permanece totalmente preservada.
No interior da fortaleza existe uma tumba.
Infelizmente este local não é aconselhado para o turista. O local é bonito e fica a 40Km de Agra, no entanto o turista não consegue ficar aqui por mais de 10 minutos em função da quantidade de pedintes tentando vender alguma coisa ou ajudar. A cada 3 passos tem alguem oferecendo alguma coisa de forma que não se consiga aproveitar o potencial turistico deste local.
Neste local encontramos 3 paulistas que estao na India a 2 semanas e que ficaram mais tempo no sul, em Bangalore. Segundo eles a região é "um pouco" mais desenvolvida por ser mais nova em relação ao restante da India. A pobreza lá mostra-se um pouco menor do que em Dehli e Agra.
Agra é a capital do estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh.
Porque a vaca é sagrada ?
Isso acontece porque o povo "Vedic" (e gerações subseqüentes) dependiam fortemente do leite e de seus produtos derivados, da força dela para arar e de seu excremento para fertilizar a terra. Com isto a vaca acabou sendo uma figura maternal - como a mãe que protege e apóia seus filhos
Comer ratos para não faltar grãos ?
De acordo com Prakash, secretário do Departamento Estadual do Bem-Estar Social da Índia, cerca de 50% do total da produção de grãos é devastada pelos roedores.
Ele argumenta que ao estimular o consumo de ratos uma quantidade maior de grãos será preservada o que possibilitará um melhor combate da fome entre os moradores da comunidade.
O secretário afirmou que a carne do roedor, além de muito delicada, é rica em proteínas e muito popular "na Tailândia e na França"."Ratos quase não têm ossos e são ricos em nutrientes", disse ele.
Clique sobre o título da postagem para ler a reportagem completa.
Higiene na India
"Entre a ideia de que as coisas na Índia nem são assim tão más e que a higiene e o valor da limpeza é em grande medida construído e altamente subjectivo dependendo do país e da civilização em que nos encontramos. E entre a ideia de que a Índia é verdadeiramente um país higienicamente insustentável, em qualquer termo e perante qualquer caso comparativo. Neste escrito vou explorar esta segunda ideia.
Os indianos comem com as mãos. Mais especificamente a mão direita, somente, estando a esquerda reservada para lavar as partes íntimas depois de defecarem. O problema é que nem sempre lavam as mãos depois de saírem das sujas casas-de-banho, e antes ou depois de comerem. E mesmo que lavem, as longas unhas resistem e por debaixo delas o caril cheio de especiarias e saliva. E tudo é transmitido, de mão em mão.
Na Índia o papel-higiênico não é artigo utilizado pela população, mesmo pelas classes mais altas. (leia também)
Não me vou alongar sobre a higiene sexual, cujos hábitos me são ainda em larga medida estranhos neste país. Mas pelas conversas mantidas com colegas, pelo que leio em jornais e publicações diversas, não auguro nada de bom. Talvez baste sublinhar o facto que li numa revista de medicina, relativo à alta percentagem de transmissão de doenças pela via sexual/oral na Índia: pretendendo manter a tão cobiçada virgindade até ao casamento, os jovens limitam-se muitas vezes a praticar sexo oral, ignorando no entanto as paupérrimas condições higiénicas dos seus dentes e da boca em geral, levando à propagação de graves doenças sexualmente transmissíveis.
Neste contexto, lembro-me também de visitar o parque de camiões inter-estaduais aqui em Nova Deli, quando preparava uma reportagem sobre a transmissão do vírus da sida na Índia. Os camionistas, enquanto esperam a carga, ficam dias, longe das esposas, em tremenda ociosidade, rodeados de centenas de prostitutas. O espaço não se distingue muito de uma lixeira a céu aberto. Proliferam os preservativos usados deitados no alcatrão.
Finalmente, o urinar e o defecar. Sinceramente, não me lembro de muitos dias em que, percorrendo os 200 metros que separam o meu prédio da entrada principal da universidade, não tenha visto pelo menos um menino, um rapaz ou um homem a urinar na margem da rua. Lembro que vivo numa das zonas urbanas mais desenvolvidas da Índia, na conhecida "South Delhi" com a sua emergente classe média urbana, e que a maior "favela" da Ásia, em Bombaim, ainda fica bem longe daqui. O mesmo aplica-se à defecação. Nas viagens de autocarro e de comboio, as histórias a contar a este respeito são intermináveis. Por todo o lado amontoam-se as fezes, no centro das cidades, por detrás da farmácia, na periferia das aldeias – como um campo de minas, ao lado do hospital, à margem da estrada nacional, no corredor do comboio, na bagageira do autocarro. Aliás, nunca cometam o erro de procurar as casas de banho públicas para procederem a semelhante acto na Índia. Tudo menos isso, em nome da vossa sanidade física... e mental.
Acho que fica feito um panorama das condições de higiene na Índia. Polêmico, certamente. Mas real. Há no entanto que sublinhar "o outro lado da história" e injectar esta análise com um "relativismo" que poderá desculpar, justificar e explicar algumas coisas. E, complementarmente, há que apresentar explicações – sempre diferente de justificações."
domingo, 20 de julho de 2008
Passeio de Taxi em Dehli na India
India Gate - New Dehli - India
Himayun Tomb – New Dehli – India
O complexo de Himayun levou nove anos para ser concluído (1565) e o túmulo, em si, é um deslumbrante marco da evolução da arquitetura Mughal (Mongol) na Índia. No local existem 4 jardins, cada qual com seu propósito específico.
O palácio onde está a Tumba de Himayun pode ser visto de qualquer um dos quatro lados e sempre teremos a mesma visão dele. O Taj Mahal em Agra tem a mesma arquitetura mas tem como diferença a cor de suas pedras. O palácio de Himayun está estabelecido bem no meio da praça padrão, com estilos tipicamente imperiais.
Os Mongóis sempre construiam réplicas das tumbas para que o povo não tivesse acesso às tumbas originais. As tumbas que hoje podem ser visitadas são as réplicas das originais que estão em outro local do palácio.
O local é conhecido como o Dormitório dos Mongóis (Dormitorio of the Mughals).
Também neste local existe uma tumba verdadeira, é a Isa Khan Tomb Enclosure, em estilo africano e não persa como as demais. A principal diferença entre elas está no fato de esta construção ser em formato octagonal e não retangular. Este local é rodeado de 110 tumbas de famílias importantes. Isa Khan foi um nobre da corte de Sher Shah Sur.
Entre os locais que visitamos no dia de hoje (20-07-08) este é com certeza o mais bonito, imperdível e absolutamente magnifíco.
Nota 10.
Qutub Minar – Nova Dehli – India
Trata-se do mais alto tijolo minarete em todo o mundo, é um importante exempolo da arquitetura indu-islâmico. A torre está no complexo Qutub em Mehrauli no Sul Dehli, Índia. O Qutub Minar e seus monumentos estão listados como Patrimônio Mundial pela Unesco.
A torre tem aproximadamente 73 metros de altura e foi construída no século XII por Qutub-ud-din Aibak (muçulmano).
Este local era uma das antigas cidades de Dehli que foi destruída durante um invasão islâmica. Ela foi reconstruída em alusão à vitória dos muçulmanos sobre os islamitas.
Pode-se encontrar neste local diversas indianas vestidas de acordo com os costumes locais.
Por ser domingo a quantidade de visitantes é bastante grande neste local.
Conhecendo um pouco sobre a India
A população indiana representa 1/6 da população mundial.
Dehli, a capital, é uma das mais antigas cidades da India, tem quase 3000 anos contando atualmente com cerca de 16 milhões de habitantes (2007) em seus 1.483 Km² de extensão, com uma densidade demográfica de 10.788 hab/km².
Varias invasões ocorreram em Dehli, porém as reconstruções da cidade sempre ocorreram em lugares diferentes. Ja foram identificadas 7 cidades diferentes. 5 delas estao em ruínas ate hoje.
New Dehli foi construida pelos ingleses em 1931 e tem 16 milhões de habitantes, praticamente a mesma população que a cidade de Beijing na China.
As cidades mais populosas da India sao:
1o. - Calcuta - 18 milhões
2o. - Bombaim
3o. - Dehli - 16 milhões
Na Velha Dehli 30% da população é muçulmana.
Na India 70% da riqueza esta na mao de 12% da população, motivo pelo qual a renda per capita é bastante baixa.
Na India ou a população é rica (8%) ou é pobre (92%), não existe classe média.
A população com renda de até 130.000 rúpias não paga imposto e o salario mínimo é de 5.400 rúpias.
A taxa de juros do país é de 11,8%aa, sendo que os aplicadores recebem em torno de 10% e os empréstimos saem por no minimo 14% podendo chegar a 40%.
O poder na India esta nas mãos do 1º Ministro e não do presidente. O regime de governo é o parlamentarismo.
Idioma oficial - Indi
13 idiomas na India com 800 dialetos. Toda as leis da India devem ser escritas em 13 linguas. A lingua inglesa é a única que se fala em toda a India.
A temperatura ninima é em dezembro com 0 (zero) graus e em junho a mais alta, atingindo os 45 graus.
A educação é gratuita para os pobres, no entanto, a freqüência escolar não é obrigatoria. Quem não quizer estudar não precisa. Diante disto apenas 55% da população sabe ler ou escrever.
Os hospitais são públicos e pagam apenas aqueles que tem condições. O problema são as filas para o atendimento gratuito.
A propriedade rural média no interior da India é de 5Ha, sendo que cada uma possui de 3 a 5 vacas além de plantar arroz e trigo para subsistência. O tamanho médio destas familias é de 7 a 8 pessoas.
Na cidade as familias tem entre 4 e 5 pessoas.
Na India a aposentadoria existe apenas para os funcionários públicos.
Tapetes de Cashimira - India
Um tapete de 3,5m por 2,5 metros demanda trabalho para 3 pessoas por 2 anos, sendo vendido por um valor entre US$ 3.500 e US$ 6.000 dolares. O preco eh proporcional a qualidade
Um tapete de 1m por 1,5 metro sai por US$ 500 dolares.
O artesanato persa foi ensinado pelos mongois (Mongolia), povo originario da regiao limitrofe com a China na regiao visitada por nos na Muralha da China.