Pino elétrico na Argentina
Saímos do Hotel pouco antes das 09h e seguimos até a Avenida Costaneira para tirar algumas fotos do Rio Paraná, o mesmo que passa pelas Cataratas do Iguacú. Neste local o rio tem aproximadamente 1,6Km de largura e é ele quem separa as cidades de Corrientes e Resistência e também ele que faz a divisa entre Argentina e Paraguai em todo o trecho que haviamos percorrido até aqui.
Vista do Hotel San Martin
Rio Paraná
Ponte sobre o Rio Paraná que liga Corrientes à Resistência
Após as fotos seguimos viagem tendo como destino San Salvador de Jujuy ou Tilcara, não sabíamos ainda e iríamos decidir conforme o ritmo da viagem. Jujuy tem mais de 200 mil habitantes e Tilcara apenas uns 4 mil, sendo a vantagem de Tilcara o fato de não levarmos tanto tempo circulando ou atravessando uma grande cidade e também a possibilidade de já fazermos uma aclimatação à altitude, já que Tilcara está a 2.400 mts e Jujuy não passa de 1.500 mts.
A viagem foi tranquila, parávamos para abastecer a cada 350Km visto ser esta a autonomia da Pajero do Valmor e já aproveitávamos para espichar as pernas.
O trânsito de veículos estava bem mais intenso do que quando passamos por aqui em Dez/07 e alguns trechos o alfalto já não estava tão bom. A vantagem é que já não havia estrada de chão nas proximidades de Pampa de Los Guanacos.
As 12:30h, 3 horas após termos saido de Corrientes, paramos em um posto Shell em Pampa del Inferno e lá percebeu-se um superaquecimento na Pajero do Valmor ocasionado por uma mangueira que estava perdendo água do radiador. Após um pequeno conserto tudo ficou bem. Como já conhecíamos este trecho da estrada sabíamos que não encontraríamos nenhum restaurante ou lancheria na estrada nos próximos 500Km e por isto aproveitamos e fizemos um "almoço" neste próprio posto Shell que tinha pizzas, sanduiches e biscoitos em sua mini praça de alimentação.
Lanche em Pampa del Inferno
Reparo na Pajero
Até a metade da tarde o GPS informava uma velocidade média de 101Km/h, fato este que somente é possível em estradas relativamente boas e que não apresentam grande trânsito. Algumas retas pelas quais passamos tinham mais de 25Km de comprimento. Frequentemente rodávamos na casa dos 140Km/h.
Retas no Chaco Argentino
Passamos por postos policiais algumas vezes e tudo correu bem. Em nenhuma delas pediram para ver nenhum documento ou abrir o porta-malas. Estavam todos simpáticos, até mesmo o policial da localidade de Pampa de Los Guanacos (passamos lá às 14h) que nos havia pedido "una plata para cidra" 2 anos atrás. Alguns vendo o adesivo "Expedição Machu Picchu" até desejaram boa viagem.
Polícia de Pampa de Los Guanacos
Como puxei a frente dos outros 2 carros durante todo o dia tive a incumbência de "limpar a pista" quando encontravámos animais (cabras, porcos, vacas, cavalos) em travessia. O primeiro carro é também aquele que faz com que os pássaros na pista levantem voo e com isto acabamos acertando 5 durante o dia, sendo 4 contra o para-brisas da Grand Vitara.
Animais na pista
Ao final do dia (19:20h) chegamos à San Salvador de Jujuy. Alguns kilometros antes, em Pampalá a rodovia principal estava bloqueada por manifestantes (funcionários públicos federais) e tivemos de fazer um longo desvio para após novamente retornarmos à rodovia. A esta altura já estava decidido que faríamos 80Km mais e iríamos dormir em Tilcara.
Pista interrompida em virtude de um protesto
A partir de Jujuy começamos uma subida mais acentuada. Jujuy fica a 1.300mts. de altitude em relação ao nível do mar e logo depois de passarmos por ela alcançamos 1.400, 1.500, 1.600mts, até chegarmos a Tilcara às 20:45 com 2.430mts. Estávamos a 212Km de La Quiaca, cidade que faz a divisa com a Bolívia.
O Rio Grande que 2 anos atrás estava completamente seco apresentava agora um pouco de água, demonstrando que as chuvas na região já estavam ocorrendo. Durante o dia de hoje o céu estava nublado, com teperatura próxima a 34 graus. Já próximo de Jujuy pegamos um pequeno chuvisqueiro e após Jujuy enfrentamos uma densa neblina que prejudicou um pouco a visão do vale. Paramos no Mirador de Leon para apreciar o vale do Rio Grande.
Rio Grande visto do Mirador Leon
Saímos para jantar Lomo de Llama em um restaurante próximo do hotel. Nos hospedamos no Hotel de Turismo de Tilcara, o mesmo que já haviamos ficado anteriormente. Diária de $ 135,00 (R$ 67,00).
Neste dia percorremos 950Km em 10h de deslocamento. A velocidade média do dia atingiu 95,9Km/h.
Amigo Márcio: feliz natal e uma excelente viagem!
ResponderExcluirEde, Téia, Julia e a todos os companheiros da viagem, deixamos um grnade abraço e que todos tenham um NATAL muito lindo.
ResponderExcluirAbraços da turma de Cotegipe.
(Obs.) deixamos recado p/a Téia no relato anterior à viagem)
Hola! Espero que entiendan el español:
ResponderExcluirSoy Argentina, pero todavía no he estado en Jujuy, y estoy por viajar, pero ando medio desorientada con el tema donde hospedarme. Quería preguntar en el blog, si sabían como para recomendarme hoteles en Tilcara?
Gracias y saludos.
Hola! No lo apenas cumpriendo espanol, como en este mismo momento le escrivo de la Espana, mas precisamente de Mondragon, lo Pais Vasco.
ResponderExcluirAcerca del hotel en Tilcara indicolle lo Hotel Internacional de Tilcara. En las dos vezes que estuvimos en Tilcara nos hospedamos en lo mismo.
Un fuerte abrazo.
Na nossa ida a S.P.Atacama, tbem nos hospedamos no Hotel Int. de Tilcara. Mto bom hotel... e na noite anterior a essa, dormimos justamente onde vcs almoçaram em Pampa del Inferno... jantamos no posto Shell e dormimos em um hotel bem proximo, simpatico por sinal, nada a reclamar de Pampa del Inferno... E realmente, mtossss animais na pista, o tempo todo, atenção redobrada... Valeu!
ResponderExcluirOlá!Estamos planejando uma viagem a S.P.Atacama em dezembro, mas meu marido está um pouco temeroso pelas altas temperaturas e o carro não resistir (iremos em uma pálio adventure). Caso haja algum revés com carro, em Pampa del Inferno, por exemplo, há alguma infra-estrutura para se pedir ajuda? Nossa preocupação procede? obrigada
ResponderExcluirRosana, não é necessário ter esta preocupação em relação às altas temperaturas. Em relação ao carro é bom fazer uma boa revisão antes e colocar líquido anticongelante no radiador, pois o risco (dependendo da época do ano) é de congelamento nas grandes altitudes.
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