segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Viagem à Machu Picchu - De Nova Petrópolis (RS-BR) à Corrientes (ARG)

20/12/09 - Saímos de Nova Petrópolis às 06:00h da manhã com destino preivisto como Corrientes, já na Argentina, na beira do Rio Paraná, distante 1.020Km do ponto inicial. Era o primeiro dia e queríamos aproveitar para vencer uma distância expressiva dos praticamente 9.000Km que teríamos pela frente.

Parada para descanso em Soledade

Como previsto estávamos em 3 carros e um total de 11 pessoas (9 adultos e 2 crianças), sendo: Márcio e Léa, Dilson e Bárbara, Valmor e Bea, com os filhos Gabriel e Eduarda, e Edgar e Stella com a filha Júlia.

Nosso "comboio", com os carros devidamente adesivados identificando "Expedição Machu Picchu", passou por Feliz, Carlos Barbosa, Lajeado, Soledade, Carazinho, Ijuí, Santo Ângelo e São Borja, cidades estas no lado brasileiro. Já na Argentina passamos por Santo Tome (divisa), Ituzaingo e finalmente Corrientes.

Grand Vitara identificada também com a capa do estepe

Nosso almoço, como em nossa última viagem (Atacama) foi no Restaurante São Francisco em São Luiz Gonzaga, cerca de 100Km de São Borja. até aquele momento não sabíamos ao certo se faríamos a Aduana em São Borja (travessia do rio via ponte) ou Porto Xavier (balsa). Paramos para almoçar pontualmente às 13h. e às 13:50h já estávamos na estrada novamente, agora já decididos por São Borja visto que em Porto Xavier dependíamos dos horários da balsa e segundo nos informaram o rio estava bastante alto.

Chegamos na Aduana em São Borja às 15h e estava bem tranquilo. Fomos logo atendidos e depois de nossa chegada uma fila de quase 10 carros logo se formou. Segundo nos disseram muitos gaúchos estava indo para a Argentina naqueles dias.

Como já conhecíamos os trâmites aduaneiros logo nos dividimos para agilizar nossa passagem. Ao mesmo tempo que alguns estavam na fila fazendo a imigração, outros já estavam fazendo câmbio de reais por pesos argentinos (cotação de $ 1,00 = R$ 0,51 na agência do BB da aduana).

Na vistoria dos veículos passamos quase direto. Para 11 pessoas e 3 carros levamos 45 minutos para todos os trâmites da Aduana Argentina.

De Nova Petrópolis até a Aduana de São Borja percorremos 600Km.

Chegada à Argentina

Ao sairmos dali logo paramos em um posto Shell próximo do trevo de São Tomé. Abastecemos a $ 3,16 o litro de gasolina (nafta), o equivalente a R$ 1,67. Nosso destino agora era a estrada RN120 que nos levaria asproximidades de Ituzaingo sem ter de passar pela cidade de Posadas. Esta estrada era desconhecida para nós, e apesar de aparecer nos mapas do GPS não consta nos guias de viagem brasileiros. A rodovia está em ótimas condições de tráfego (nova).

"Casa de câmbio" junto ao Posto Esso

Posto Esso fica a 8Km da Aduana de São Borja

Desde São Borja já prevíamos que pegaríamos chuva na estrada e isto realmente aconteceu ainda na RN120, antes do trevo da rodovia que liga Posadas à Corrientes. E que chuva. Digna dois últimos temporais que assolaram a região da Serra Gaúcha nos últimos meses. Apelamos para a tração 4X4 para garantirmos a segurança na estrada. Nossa velocidade que vinha se aproximando dos 130/140 Km/h em muitos trechos caia agora para proximo dos 100Km/h.

Chegamos em Corrientes pouco antes das 21h, minutos após o pôr-do-sol. Após uma passada pela Avenida Costaneira nos dirigimos ao centro à procura de um Hotel. Acabamos ficando no Hotel San Martim, em frente à Plaza Cabral, na Rua Santa Fé. A diária foi de R$ 120,00 com desayuno (café da manhã) e cochera (estacionamento).

Hotel San Martin em Corrientes

Pouco depois da chegada fizemos um lanche no calçadão ao lado da Plaza Cabral.

Jantar em Corrientes

Chegava ao fim o primeiro dia de nossa viagem. Eram aproximadamente 24h ou 23h no horário da Argentina.

Neste dia rodamos 1.065Km em 11:50h de viagem (sem paradas para almoço e aduana) e a uma velocidade média de 90,3Km/h.