De: Nova Petrópolis - RS
Para: Machu Picchu - Peru
Distância Percorrida: ida 4.173Km e volta 4.213 = total de 8.386Km (ida e volta)
Para: Machu Picchu - Peru
Distância Percorrida: ida 4.173Km e volta 4.213 = total de 8.386Km (ida e volta)
Como iremos: 3 carros, contando com 9 adultos e 2 crianças.
Comentários: Este é o planejamento prévio de nossa viagem de carro do Rio Grande do Sul para Machu Picchu no Peru realizada em Dezembro/2009. A saída ocorreu no dia 20/12/2009 e ficamos fora por aproximadamente 20 dias. Os trajetos abaixo indicam as distâncias entre as cidades que dispõe de boa estrutura de hospedagem e que ficam no roteiro.
Comentários: Este é o planejamento prévio de nossa viagem de carro do Rio Grande do Sul para Machu Picchu no Peru realizada em Dezembro/2009. A saída ocorreu no dia 20/12/2009 e ficamos fora por aproximadamente 20 dias. Os trajetos abaixo indicam as distâncias entre as cidades que dispõe de boa estrutura de hospedagem e que ficam no roteiro.
Roteiro a ser percorrido:
- Trajeto 1 - De Nova Petrópolis (RS) à Posadas (ARG). Independente do local de travessia da fronteira Brasil - Argentina, sendo por São Borja ou Porto Mauã, temos até a RN120, cruzamento com a RN12 em Posadas 11 horas de viagem e 760Km.
- Trajeto 2 - De Posadas (ARG) até Corrientes (ARG): são mais 260Km e mais 03:30h de viagem.
- Trajeto 3 - De Corrientes (ARG) à Roque Saenz Pena (ARG). são 185Km e 2:15h de viagem.
- Trajeto 4 - De Roque Saenz Pena (ARG) até San Salvador de Jujuy (ARG): são 685Km e 08:30h de viagem.
- Trajeto 5 - De San Salvador de Jujuy (ARG) até Humahuaca (ARG). Após 130Km de Jujuy passaremos por Humahuaca (02h viagem), a última cidade do roteiro de ida que já é conhecida por nós (até este ponto estaremos fazendo o mesmo roteiro de quando fomos para o Deserto do Atacama em dez/07). Estaremos entrando na Cordilheira dos Andes chegando a 3.000mts de altitude. Neste trecho poderemos visitar as Ruinas del Pukara em Tilcara
- Trajeto 6: De Humahuaca (ARG) até Tupiza (BOL): Percorrendo mais 170Km após Humahuaca estaremos ingressando na Bolívia. Mesmo antes de ingressarmos na Bolívia não estaremos mais rodeados pela Cordilheira dos Andes e sim estaremos andando sobre ela, em uma grande planície, a 3.500mts. de altitude, antes das altitudes subirem ainda mais e voltarmos a estar rodeados pela Cordilheira. A partir da divisa, (cidades de La Quiaca e Villazon) enfrentaremos aproximadamente 200Km de estrada de terra, até aproximadamente Cotagaita. Neste percurso, após 91Km da divisa dos dois países chegamos a Tupiza, onde provavelmente passaremos a noite. Neste trajeto temos 430Km percorridos, sendo que entre a La Quiaca e Tupiza enfrentaremos 91Km de estrada de terra.
- Trajeto 7 - De Tupiza (BOL) até Potosi (BOL): 255Km após Tupiza chegamos a Potosi, cidade de mais de 200 mil habitantes, situada a 4.000mts. de altitude. De Tupiza a Cotagaita (aproximadamente 90Km) rodaremos em estrada de terra. Potosi foi uma das mais ricas cidades do mundo no século 17, fruto de uma antiga mina de prata que chegou a ser a maior do ocidente. Existem visitas guiadas (uma pela manhã e outra à tarde) para as Minas de Cerro Rico.
- Trajeto 8 - De Potosi (BOL) até Oruro (BOL): É em Potosi que fica o Salar de Uyuni, a maior planície salgada do mundo. O Salar fica a 210Km de Potosi e o trajeto pode ser feito de trem que atravessa grandes altitudes (partindo de Oruro), em meio às montanhas do altiplano. Após 275Km chegamos a Oruro, cidade conhecida por seu carnaval e ponto de partida do trem para o Salar de Uyuni (veja os horários). De carro de Oruro até Uyuni informações da internet indicam serem necessárias 7 horas de viagem devido à precariedade da estrada.
- Trajeto 9 - De Oruro (BOL) até La Paz (BOL). São 210Km de viagem em 02:30h. Em La Paz (a capital mais alta do mundo, a 3.650mts) vale a pena conhecer o Valle de La Luna e o Pico Chacaltaya que fica a 5.421mts. (a mais alta estação de esqui do mundo) e distante apenas 30Km de La Paz, situado na Cordilheira Real, cadeia integrada à Cordilheira dos Andes (informações indicam tratar-se de 2 horas de viagem a partir de La Paz). Distante 100Km de La Paz está também a Ruta de La Muerte, famosa por suas imagens de carros que transitam à beira de imensos precipícios.
- Trajeto 10 - De La Paz (BOL) até Copacabana (BOL). Este trecho compreende 150Km (2h), passando-se pela Rodovia 2 e cruzando o Lago Titicaca de balsa. Copacabana é a principal cidade do entorno do Lago Titicaca, lago navegável de maior altitude do mundo e o 2º maior da América do Sul (perde apenas para o Maracaibo na Venezuela). A partir de Copacabana pode-se visitar a Ilha do Sol, a maior ilha do lago, com 14,3Km2.
- Trajeto 11 - De Copacabana (BOL) até Puno (PERU): percurso de 130Km. Puno também está as margens do Lago Titicaca, a 3.900mts. de altitude, mas no lado Peruano do lago. A partir de Puno pode-se visitar as Ilhas Flutuantes de Uros, construídas sobre plantas semelhantes à juncos. A viagem de barco dura 30 minutos.
- Trajeto 12 - De Puno (Peru) até Cuzco (Peru). Neste trajeto percorremos 390Km em 05:30h. Em Cuzco conheceremos a Plaza de Armas, Iglesia Sagrada Família, Museu Inca. Cuzco é considerada a cidade habitada mais antiga do continente, intitulada a "capital arqueológica da América". É considerada também a mais bonita cidade do Perú. Neste percurso, 212Km após Puno chegaremos à Abra La Raya, onde atingiremos 4.335mts de altitude em um dos locais mais altos de nossa viagem de ida. No caminho conheceremos o Templo Raqchi Wiracocha, em Huacarpay visualizaremos o Vale do Rio Urubamba e logo após o Parque Arqueológico de Tipón, um lugar de grandes fontes de água e um dos mais importantes complexos de arquitetura de Cusco.
- Trajeto 13 - Vale Sagrado dos Incas (Cuzco): Fica na região do Rio Urubamba e lá pode-se conhecer 4 ruínas incas: Tambomachay, Saqssaywaman (a mais interessante das ruínas), Qenqo e Puka Pukara. Indica-se também compras de produtos indígenas em Pisac, a 30Km de Cuzco que oferece ainda uma imperdível vista do vale (Morro Intihuatana). No Vale Sagrado dos Incas, Ollantaytambo é a única cidade inca do Peru ainda habitada e a mais bem conservada. O trajeto completo do Vale Sagrado dos Incas é de 180Km.
- Trajeto 14 - Machu Picchu: distante 112Km via férrea, Machu Picchu fica a 2.450mts. de altitude. Para chegar até lá existe a opção de ir de trem a partir de Cuzco (estação São Pedro) ou a partir de Ollantaytambo. A cidade mais próxima é Águas Calientes, local em que chegam os trens e de onde partem os ônibus para Machu Picchu. Em Machu Picchu existe também a possibilidade de conhecer Huayana Picchu, o pico mais alto do parque e no qual apenas 400 pessoas por dia podem subir.
- Trajeto 15 - De Cuzco à Arequipa: distante 609Km, onde retornamos de Cuzco em direção ao sul por 345Km (rodovia que segue para Puno) e na localidade de Juliaca seguimos em direção oeste por 250Km até Arequipa, que fica a 2300 metros de altitude, estendendo-se numa área de oásis localizada num vale das montanhas desérticas da Cordilheira dos Andes, e rodeada por vários picos, entre os quais o de Vulcão Misti, com cerca de 5822 metros de altitude, distante 18Km de Arequipa. A cidade tem aproximadamente 1 milhão de habitantes. Arequipa fica 115Km distante do Oceano Pacífico (cidade de Islay).
- Trajeto 16 - De Arequipa à Arica: percurso de 426Km, onde chegaremos à divisa entre Peru e Chile, representada pelas cidades de Tacna e Arica. Arica é região de zona franca e possui ótima estrutura para seus visitantes. Arica tem grande importância histórica pois era através de seu porto que era escoada a produção de prata de Potosi. Arica foi também uma importante região durante a Guerra do Pacífico.
- Trajeto 17 - De Arica à Iquique: 310Km de trajeto. Iquique é famosa por seus monumentos nacionais e suas praias, sendo as mais importantes Primeras Piedras, Brava, Cavancha e Huayquique. Em Iquique está localizada a maior e mais importante Zona Franca da América Latina.
- Trajeto 18 - De Iquique à Calama: este trecho de 390Km pode ser feito com a mesma distância seguindo-se pelo litoral (via Tocopilla na Ruta 1) ou utilizando-se a Ruta 5 que corre aproximadamente 55Km distante do litoral a aproximadamente 1.000 metros do nível do mar. Neste trajeto, 17Km antes de Calama encontra-se a Mina de Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo.
- Trajeto 19 - De Calama à São Pedro de Atacama: distância 100Km. Leia sobre o Deserto de Atacama no link, especificamente nos relatos dos dias 6, 7 e 8.
- Trajeto 20 - De São Pedro de Atacama à San Salvador de Jujuy: percorrendo 475Km estaremos novamente em San Salvador de Jujuy, passando por Susquez, Costa de Lipan e Purmamarca. Veja mais sobre este percurso no link. Temos também a opção de neste dia irmos até Salta, distante 85Km de Jujuy via Ruta 9.
Este é o esboço da viagem, já considerando todos os pontos que deverão ser visitados no percurso, independente desta visita ocorrer na ida ou na volta.
Simulação de datas do percurso:
- 20/12/09 - De Nova Petrópolis à Corrientes: 1.020Km
- 21/12 - De Corrientes à San Salvador de Jujuy: 870Km
- 22/12 - De San Salvador de Jujuy à Tupiza: 430Km
- 23/12 - De Tupiza à Oruro: 571Km
- 24/12 - De Oruro à La Paz: 254Km
- 25/12 - Dia em La Paz - passeio pelo Chacaltaya e Valle de La Luna
- 26/12 - De La Paz à Copacabana: 155Km
- 27/12 - De Copacabana à Cuzco: 520Km
- -----------------------------------------------------------------------
- 28/12 - Conheceremos Machu Picchu - trem de Ollantaytambo para Aguas Calientes as 08:53h com o trem Backpacker.
- 29/12 - Retorno de Machu Picchu - trem de Aguas Calientes para Ollantaytambo as 10:55h com o trem Vistadome Valley.
- 29/12 - Passeio pelo Vale Sagrado dos Incas: 180Km
- 30/12 - City Tour em Cuzco
- 31/12 - Dia livre em Cuzco
- -----------------------------------------------------------------------
- 01/01/2010 - De Cuzco à Arequipa: 609Km
- 02/01 - De Arequipa à Iquique: 736Km
- 03/01 - De Iquique à San Pedro de Atacama: 485Km
- 04/01 - Dia em São Pedro de Atacama
- 05/01 - De San Pedro de Atacama à San Salvador de Jujuy: 475Km
- 06/01 - De San Salvador de Jujuy à Corrientes: 867Km
- 07/01 - De Corrientes à Santo Ângelo (RS): 585Km
- 08/01 - De Santo Ângelo à Nova Petrópolis: 453Km
Observação: com este cronograma, que prevê o retorno para casa em uma 6ª feira (08/01/2010), teremos a disponibilidade de estender a viagem em algum lugar por até 1 dia, chegando assim em casa no sábado.
Preços da Gasolina no Mercosul:
- Argentina: R$ 1,80
- Bolívia: R$ 1,10
- Brasil: R$ 2,59
- Chile: R$ 2,62
- Colômbia: R$ 1,70
- Equador: R$ 1,05
- Peru: R$ 2,50
- Paraguai: R$ 2,70
- Uruguai: R$ 3,00
Distâncias a percorrer em cada país:
- 1.220 Km rodados no Brasil
- 3.370 Km rodados na Argentina
- 995 Km rodados na Bolívia
- 1.735 Km rodados no Peru
- 800 Km rodados no Chile
Dicas de alguns sites:
- Levar cópias dos documentos pessoais e do veículo para apresentar em algumas Aduanas que exigem cópias dos documentos.
Dicas importantes para a viagem:
Mapas de GPS a serem utilizados:
- Brasil: Tracksource
- Argentina: Mapear
- Bolívia: ConoSur (o Viajeros tem mais detalhes mas não é roteável)
- Perú: Peru Roteable
- Chile: Viajeros
Cotações de Moedas nos países que iremos visitar: base 13/12/09
- Brasil: R$ 1,00 = US$ 0,57 ou US$ 1,00 = R$ 1,75
- Argentina (pesos): R$ 1,00 = AR$ 2,16 ou AR$ 1,00 = R$ 0,46, ou US$ 1,00 = AR$ 3,79
- Bolívia (boliviano): R$ 1,00 = BOB $ 4,01 ou BOB $ 1,00 = R$ 0,25, ou US$ 1,00 = BOB $ 7,03
- Perú (novo sol): R$ 1,00 = PEN $ 1,64 ou PEN $ 1,00 = R$ 0,61, ou US$ 1,00 = PEN $ 2,88
- Chile (pesos): R$ 1,00 = CLP $ 283,00 ou CLP $ 1.000,00 = R$ 3,52, ou US$ 1,00 = CLP $ 496,00
Encontramos na Web alguns sites com roteiros e fotos de viagens já realizadas:
- http://inema.com.br/mat/idmat080333.htm
- http://viajardemoto.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
- http://remaciel28.multiply.com/
- http://djalmagilson.blog.terra.com.br/2007/04/
- http://www.abbra.com.br/viageminesquecivelII.htm
- http://roteirosandinos.altamontanha.com/bolivia/potosi.asp
- http://www.sedentario.org/colunas/cuzco-e-machu-picchu-parte-2-11898?cfemail=posted#cformsform
Olá, Márcio! Creio que vai ser uma ótima viagem. Vou acompanhar o teu planejamento e informações aqui pelo blog. Saudações!
ResponderExcluirOlá, Márcio.
ResponderExcluirPretendo fazer esta viagem um ano depois de você, partindo de Brasília, no final de 2010.
Uma curiosidade que me ocorreu, lendo seu cronograma: você não reservou tempo para os passeios? O cronograma deu-mea impressão de que vocês irão viajar direto, em 21 dias. É isso mesmo?
gomessj@terra.com.br
Olá! Eu e meu namorado pretendemos fazer exatamente o mesmo percurso, pois moramos em Pelotas-RS, neste mesmos dias, só que de carona, no máximo trem onde tem, e depois pretendemos voltar por corumbá.
ResponderExcluirPelo estimativa de datas a idéia é tocar direto sempre? Vão dois motoristas ou mais?
Como conseguiras essa km? Pelo google maps somente consegui fazer o percurso daqui a la quiaca, não consegui nada na bolívia.
Valeu!
iuscia13@gmail.com
Autor do Blog escreve: Enviamos solicitação de informações para o autor do site www.superestrada.blogspot.com que percorreu o trecho de Tupiza à La Quiaca na Bolívia e obtivemos o seguinte retorno.
ResponderExcluirResposta: Primeiramente, parabéns pela viagem, tenho certeza que vc irá gostar muito, pois nós adoramos.
Dei uma olhada no seu site e vi seu roteiro para Machu Picchu. Também vi que vc vai de camionete.
Então vamos a sua pergunta: o trecho entre La Quiaca e Tupiza é bem melhor que os trechos entre Tupiza e Uyuni. Pode ir tranquilo, é um trecho com mais povoados pelo caminho e a estrada é bem melhor, as costeletas existem, mas são menos "intensas", e não tem trechos de areia. O seu carro vai trepidar bastante, mas não terá nenhum problema além disso.
O desvio pelo rio que a gente falou é quase chegando em Tupiza, onde eles estavam arrumando a estrada. Acho que agora deva estar tudo normalizado.
Nós iríamos de novo por este trecho com certeza. Adoramos a viagem por lá, mas este é o nosso "perfil" de viagem. Se vc gosta de pegar estradas de chão, lá é o lugar.
Acho que seu roteiro está ótimo, pode ir por Tupiza que vc não vai se arrepender.
Se eu fosse vc, não perderia a oportunidade de ir até Uyuni. Dizem que a estrada entre Potosí e Uyuni é a melhor das estradas que vão até lá. E se vc não quiser ir com seu carro, existem passeios de um dia que saem de Potosí e vão até o salar.
Qualquer dúvida pode nos perguntar que teremos o maior prazer em ajudar.
Grande abraço.
Marcelo Fagundes e Luciane Ramos
www.superestrada.blogspot.com
Tá chegando a hora, né? Acompanharemos a viagem e, assim, viajaremos na 'carona' revendo lugares que adoramos... Boa estrada. Abraços.
ResponderExcluirGraça e Renato
Estou programando este roteiro. Obrigada pelas informações!
ResponderExcluirEspetacular o blog de vocês.
ResponderExcluirPelo que vi temos em comum a paixão por viagens e aventura, atualmente estou curtindo viagens de moto, estive viajando pelo sul do chile e agora estou planejando Atacama e Machu Pichu, esse roteiro de vocês esta ajudando muito.
Uma informação, tiveram que passar por estradas de rípio? que trechos?
abs
wilson
www.mercosur-moto-club.org
Wilson
ResponderExcluirPegamos uma espécie de rípio, mais parecido até com nossas estradas de terra, na entrada da Bolívia (vindo da Argentina), entre as cidades de La Quiaca e Potosi.
Infelizmente neste trecho as condições não são muito boas, principalmente em dias de chuva.
Sugiro que verifiques o link http://turismoeaventura.blogspot.com/2009/12/estrada-de-villazon-bol-ate-potosi-bol.html
Ola Márcio,
ResponderExcluirSou Clayton moro em Niquelandia/GO,
Pretendo fazer uma viagem semelhante a esta sua, a minha dificuldade é conseguir companheiros que topem a parada e claro, convencer minha esposa...rssss
Meu filho mora em cochabamba/bo estuda medicina la... fui uma vez de aviao más agora quero ir de carro e chegar até machu piccho,
Meu carrro é uma Toyota SW42010, e tenho muitas dúvidas... tipo: que caminho pegar, o devo fazer no Brasil antes de sair numa aventura dessas... ou seja li seu blog e to morrendo de inveja..rsss...o que podes me dizer pra me ajudar? sds!
agritop@msn.com
Olá Márcio,
ResponderExcluirSou Brian e moro em Floripa. Pela 1ª vez vou para o Perú de carro, pode orientar a rota mais direta e fácil pra lá? também a documentação do carro e passageiros? Meu carro tá em nome da minha esposa q desta vez não viaja, além disso o carro esta financiado (CDC). Fico muito agradecido pela ajuda!!
Brian
ResponderExcluirPara quem vai ao Perú partindo do sul do Brasil o melhor roteiro ainda é o que nós fizemos, ingressando na Argentina através da província de Missiones e depois seguindo por Posadas, Corrientes, Jujuy.
Dependendo do carro que você tem (carro de passeio) sugiro evitar a Bolívia. Veja o link http://turismoeaventura.blogspot.com/2009/12/estrada-de-villazon-bol-ate-potosi-bol.html. A alternativa é fazer todo o trecho passando pelo litoral do Chile. É um pouco mais longo o percurso, mas é mais tranquilo. Depende muito do tipo de emoções que você está buscando. Nós temos muito o que contar por termos passado pela Bolívia.
Sobre a documentação veja no link http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/cuidados-com-as-polcias-argentina-e.html.
Para o carro financiado precisas da autorização da instituição financeira e também uma declaração de sua esposa autorizando sua viagem com o carro que é dela.
olá, estou preparando nossa viagem pra Machu Picchu, e encontrei boas dicas no blog de vcs... aliás, qdo fomos para o Atacama em janeiro de 2010, tbem usei mtas dicas de vcs... e agora programando a proxima aventura encontrei vcs novamente... um dia desses nos encontramos nesse mundão!!! a unica diferença é q vamos de moto... nos intitulamos os Lagartixas do Asfalto. Fizemos um blog tbém, mas ele é bem menos organizado q o de vcs... não sabemos lidar com isso mto bem... caso queira dar uma conferida nas nossas aventuras, é so entrar no google com: lagartixas do asfalto. Fizemos uma viagem bacana em agosto de 2011 para Bariloche, vcs iriam aproveitar bastante tbem... agora estamos sonhando em ir pra M.P. em janeiro de 2013. Vou começar a ler o blog de vcs ( como da outra vez... eheheheh), qualuqer duvida peço socorro pra vcs, valeu!!! Lagartixas do Asfalto. Pitanga - PR.
ResponderExcluirsó corrigindo, fomos para San Pedro do Acatama em janeiro de 2011. Até mais...
ResponderExcluirBoa tarde, sensacional o Blog e a viagem também! Parabéns mesmo e obrigado pelas informações!!!
ResponderExcluirVocês saberiam me informar se é possível atravessar de carro para a bolivia por corumbá-MS? Eu estou indo pra lima de carro e gostaria de ir pela bolivia mas não se é possível.
Abraços
OI! muito bom o blog!! eu e meu namorado estamos planejando faze r esta viagem!
ResponderExcluirEstou pensando em fazer o mesmo roteiro e tenho uma duvida: como vocês fizeram em reação as moedas de cada país? Levaram real, dolar ou o que?
ResponderExcluirOlá companheiros de estrada, sou de Blumenau SC e pretendo excursionar para M P e Atacama com minha esposa. Esta vijagem pretendo fazer de carro, gostaria de contactar com quem queira viajar também para estes lugares, não e bom viajar sozinho! Muito interessante o roteiro que vcs fizeram. Pode servir para nós tb, abraços!!
ResponderExcluirOlá companheiros de estrada, sou de Blumenau SC e pretendo excursionar para M P e Atacama com minha esposa. Esta vijagem pretendo fazer de carro, gostaria de contactar com quem queira viajar também para estes lugares, não e bom viajar sozinho! Muito interessante o roteiro que vcs fizeram. Pode servir para nós tb, abraços!!
ResponderExcluirOlá amigos! Só faltou um pequeno detalhe; qual foi o custo total dessa viagem?
ResponderExcluirGostaria de juntar alguns amigos para essa viajem em Julho de 2015, quem se habilita?
Olá amigos! Só faltou um pequeno detalhe; qual foi o custo total dessa viagem?
ResponderExcluirGostaria de juntar alguns amigos para essa viajem em Julho de 2015, quem se habilita?
Estou indo de São Paulo por Rio Branco no Acre sentido Cusco, Puno, Lima, meu problema esta sendo o Seguro do Carro, nenhuma seguradora Brasileira da cobertura no Peru, podem me dar alfuma orientação
ResponderExcluirNão são necessárias muitas providencias em relação à saúde para quem pretende viajar para o Peru, salvo em alguns casos específicos. Se você nunca esteve em altitudes tão elevadas e pretende fazer a Trilha Inca, por exemplo, pode ser recomendável visitar seu médico antes de vir. Pessoas com hipertensão ou com histórico de problemas cardíacos também devem consultar um profissional de saúde com antecedência, principalmente se pretendem visitar Cusco ou outra localidade de grande altitude. Algumas pessoas podem não se sentir bem nos primeiros dias e algumas podem sofrer do chamado “soroche”, ou mal de altitude. Cada organismo reage de forma diferente, muitos nem sentirão nada. De qualquer forma sempre é importante viajar com um seguro de viagem já contratado antes de sair do Brasil. Em relação a medicamentos não é necessário trazer nada em excesso, já que aqui poderá encontrar a maioria deles. Traga o que está acostumado a tomar, em uma pequena quantidade, somente por precaução. Se toma remédios específicos por recomendação ou tratamento médico, traga o suficiente para os dias de permanência no Peru, principalmente se são medicamentos controlados ou vendidos somente com receita
ResponderExcluirDescanse antes de ir a Machu Picchu.
ResponderExcluirPor mais que um passageiro se sinta em excelentes condições físicas, a região de Cusco e Machu Picchu se encontra em uma altitude bastante elevada, algo não comum para quem mora no Brasil. Desta forma, descanse antes de fazer o tour em Machu Picchu. Para quem vai partir pela Trilha Inca, de quatro dias de caminhada, o ideal é chegar em Cusco com alguns dias de antecedência para a aclimatação. Antes de iniciar a caminhada a recomendação é não abusar de alimentos pesados, cigarro ou bebidas alcoólicas. Para quem vai de trem o ideal é chegar em Águas Calientes uma noite antes do passeio na cidadela, dormir cedo e acordar com disposição para explorar os inúmeros mistérios deste lugar único