O Titicaca (pronúncia Titi-háhá) é o lago navegável mais alto do mundo, com 3.812mts de altitude e faz a divisa da Bolívia e Peru. Aproximadamente 50% do lago pertence a cada um dos países.
A ilha tem 3 povoados: Yumani, o principal, no topo do morro ao sul; Challapampa, na costa norte, e Cha'lla, no centro-leste. Ao norte ficam as principais ruínas e as paisagens mais interessantes, enquanto o sul dispõe de maior infra-estrutura.
O passeio de barco saindo de Copacabana demora 1:30h e apesar de o dia estar ensolarado o vento frio nos assustou. Vale lembrar que a temperatura a 4.000mts de altitude é próxima dos 15 graus.
Na Isla del Sol vivem em torno de 3.500 pessoas cujo sustento é a agricultura, pesca e o turismo. A ilha tem 11Km de comprimento por 8Km de largura.
Para conhecer as atrações é necessária boa disposição para os mais de 400 degraus da escadaria existente na ilha.
Retornamos para o Hotel já por volta das 18h e à noite jantamos no restaurante do próprio hotel.
No dia 27/12 pela manhã conhecemos em Copacabana a Plaza 2 de Febrero, que tem à seu redor a Catedral de la Virgen de la Candelária, um dos mais exuberantes entre os grandes templos religiosos da Bolívia. O interior da igreja é realmente muito lindo, sendo concorrente à linda igreja de Salta na Argentina.
Nativo com a boca "entupida" de folhas de coca
Conhecemos também o Cerro Calvário, onde, ao longo de uma trilha que leva ao topo do morro, 14 cruzes marcam as estações da Via Crucis.
Copacabana seria a última cidade da Bolívia a ser conhecida por nós, daí entraremos no Perú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário