sábado, 26 de dezembro de 2009

Pico Chacaltaya (BOL)

25/12/2009 - Apesar de termos visto reportagem na Rede Globo, no programa Fantástico, dizendo que já fazem mais de 10 anos que não nevava no Chacaltaya ficamos sabendo antes de nossa saída do Hotel que havia nevado no local nós últimos dias.

O Pico Chacaltaya já foi a estação de sky mais alta do mundo, a 5.300mts de altitude, e agora pela redução das chuvas na Bolívia a estação de sky já não funciona mais. Aproveitando o assunto, a Bolívia enfrenta um grande problema em sua infra-estrutura: a falta de água. Praticamente não encontramos na Bolívia postos de combustível (dos poucos que existem) que tivessem água. Os banheiros sempre estavam imundos e nossa preferência passou a ser fazer as necessidades na estrada.

Saímos em direção ao Chacaltaya às 12:30h em uma Van alugada por nós. Assim conseguimos ficar todas as 11 pessoas no mesmo veículo.


O acesso ao Pico não é dos mais fáceis e o motorista da Van procurou evitar trechos de congestionamento, passando por bairros de periferia. 45 minutos depois chegaríamos no acesso ao Chacaltaya, de onde ainda teríamos 16Km de estrada de terra em péssimas condições, onde normalmente passa apenas 1 carro por vez.


O Pico Chacaltaya está localizado na Cordilheira Real e fica ao lado do Huana Potosi, pico com 6.088mts de altitude e que estava coberto de neve.


As 13:45h chegamos no alto do Chacaltaya, a 5.300mts de altitude. Este seria o ponto em que atingiríamos a maior altitude em nossa viagem. Estava muito frio no alto do Pico, devendo a temperatura estas próxima ou abaixo de zero.






Foi neste momento que fomos abençoados: começou a nevar. Foi nosso presente de Natal. A neve perdurou um bom tempo e quando estávamos descendo o Pico, concluindo nossa visita, ainda estava nevando.




Do Chacaltaya seguimos em direção à La Paz, de onde iríamos conhecer a Ruta de La Muerte.



2 comentários:

  1. Então vosso natal foi igual ao q se vê nos cartões.
    Bom, p/a todo sacrifício sempre tem uma recompensa... e depois de tantos percalços, nada mais justo q fossem presenteados com a beleza da neve.
    Continuamos acompanhando vcs.
    Aqui (e/B.Cotegipe)- um calor infernal!

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. que legal isso, acabei de voltar da Bolivia, também fiz o Chacaltaya muito lindo mesmo!

    ResponderExcluir

Seguidores