sábado, 26 de dezembro de 2009

Viagem à Machu Picchu - De Potosi (BOL) à La Paz (BOL)

24/12/2009 - Após a visita na mina de Cerro Rico em Potosi, seguimos viagem para La Paz às 11:20h.


Formações rochosas ao lado da estrada



Pouco antes das 13h, a 4.290mts. encontramos neve na estrada, 490Km antes de La Paz. Paramos para tirar algumas fotos e fazer alguns bonequinhos de neve.




A partir de Potosi até La Paz e depois até Copacabana passamos a presenciar uma cena que tornou-se comum: crianças pedindo dinheiro ao lado da estrada. Eram montes delas, pareciam que brotavam do chão pois não conseguiamos descobrir de onde elas vinham. Onde não se encontrava nenhum vilarejo ou casa lá estavam elas, geralmente em grupos de no mínimo 3. No pedágio em Ventilla, a 4.100mts de altitude as crianças se penduravam nós carros, batiam nós vidros, chingavam e ameaçavam tocar coisas contra os carros. Neste pedágio deviam haver umas 30 crianças rodeando nossos carros.




Imaginávamos que o trecho de Potosi à Oruro fosse fácil de ser vencido, considerando que pudéssemos desenvolver uma velocidade acima de 80Km/h. O que não contávamos era que houvessem tantas curvas, semelhante à Serra do Rio do Rastro e que com isto não conseguiriamos andar rápido. Outro fator a ser levado em conta é que a mais de 4.000mts de altitude os carros perdiam bastante de sua potência, caindo a velocidade para 40Km/h nas subidas de morros mais acentuados.




GPS indicando 4.312 metros de altitude


Chegamos à Oruro às 15:40h e saímos dela as 16:20h após abastecermos e após termos entrado em uma estrada errada.

Às 18:50h, avistamos o Vulcão Illiman, cuja altitude é de 6.457mts e naquele momento estava a nossa direita, a 47Km de nós. O vulcão estava coberto de neve e rendeu várias fotos.



Às 19:10h chegamos à El Alto (1,5 milhão de habitantes), cidade vizinha à La Paz (2 milhões de habitantes). El Alto fica a 4.000mts de altitude e La Paz, onde passaríamos as próximas duas noites está a 3.600mts. Apesar de ser noite de Natal as ruas de El Alto estavam lotadas de gente, vans, carros, tudo muito bagunçado. Descobrimos que no trânsito de La Paz e El Alto não existem regras, quem tem mais coragem e a melhor bozina se sobressai, mesmo nós semáforos que só são respeitados quando a polícia está presente.
Centro de La Paz à noite


Chegamos no Hotel Glória às 21h após quase 2 horas de congestionamento. Não tínhamos a localização do hotel cadastrada no GPS, fazendo com que o Google Maps do Celular Blackberry fosse determinante para o encontrarmos. Apesar de ser La Paz uma cidade de 2 milhões de habitantes encontramos o Hotel na primeira tentativa, sem termos feito nenhum metro de deslocamento além do necessário.

Neste dia fizemos 570Km em 08:50h, a uma velocidade média de 65Km/h.

Um comentário:

  1. Oruro é uma cidade bem feia, uma versão maior das ouras que vimos pelo caminho, com barracas, lojas, "tallers" à beira da estrada. Tem um centrinho charmoso, uma praça bonita e uma estação de trem bacana, mas quem passa só pela estrada acha aquilo horrível e fica feliz em deixá-la pra trás. É bom abastecer em Oruro, pra garantir a viagem até o Uyuni. Tem postos em outras cidades no caminho, mas não muitos e com grande chances de não ter combustível (gasolina, principalmente).

    ResponderExcluir

Seguidores