segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Viagem à Machu Picchu - De Cusco (PER) à Machu Picchu (PER)

28/12/2009 - Finalmente chegou o dia de conhecermos Machu Picchu. Viajamos 3.900Km para conhecer esta que é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Antes vale um adendo: finalmente, depois de vários dias de viagem pela Argentina (desde Humahuaca), Bolívia e agora Perú, chegamos à 3.360mts de altitude em Cuzco. Não aguentávamos mais viajar em altitudes na casa dos 4.000mts. Acreditávamos que agora conseguiríamos colocar nosso organismo em situação de normalidade. O que nos ajudará ainda mais será passar uma noite em Águas Calientes, povoado habitado, ao lado do Sítio Histórico de Machu Picchu, que fica a "apenas" 2.050mts de altitude em relação ao nível do mar.

Neste dia acordamos cedo. As 6h já estávamos terminando de tomar café para após ir buscar os carros que estavam em um estacionamento longe do hotel (tivemos de ir de táxi). Às 06:30h todos já estavam nos carros e rumo à Ollantaytambo, distante 75Km de Cusco, onde pegaríamos nosso trem com destino à Machu Picchu. Passamos pela estrada que passa por Chinchero e depois Urubamba, rota esta de bastante curvas (quase uma Serra do Rio do Rastro).

Levamos 01:30h para chegar à Ollantaytambo e lá chegando logo deixamos os carros em um estacionamento (R$ 2,00 por dia) e seguimos para a estação de trem, onde às 08:55h pegaríamos o trem Backpacker com destino à estação Machu Picchu.



O trajeto de trem entre Ollantaytambo e Machu Picchu é muito bonito. O trem passa o tempo todo costeando o Rio Urubamba que nesta época apresenta uma quantidade muito grande de água por já ser época de chuvas. Os morros (cerros) que ficam ao lado do leito do rio são impressionantemente altos.

Chegamos à Águas Calientes às 10:30h e seguimos direto para nosso hotel para guardar as bagagens.



Depois de fazer câmbio, comprar a passagem do ônibus que vai a Machu Picchu e aguardar a fila para pegar o ônibus (imaginem todos os que chegaram de trem quererem subir à Machu Picchu na mesma hora), finalmente às 12h estávamos no ônibus e às 12:30h chegávamos na tão esperada Machu Picchu.


O tempo não estava contribuindo muito: já haviamos pego chuva, sol, neblina, frio, calor, tudo em pouco espaço de tempo.

Mas, Machu Picchu é um assunto que merece um tópico específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores