segunda-feira, 21 de julho de 2008

Higiene na India

Fonte: http://avidaemdeli.blogspot.com/2005/11/higiene-na-ndia.html

"Entre a ideia de que as coisas na Índia nem são assim tão más e que a higiene e o valor da limpeza é em grande medida construído e altamente subjectivo dependendo do país e da civilização em que nos encontramos. E entre a ideia de que a Índia é verdadeiramente um país higienicamente insustentável, em qualquer termo e perante qualquer caso comparativo. Neste escrito vou explorar esta segunda ideia.

Os indianos comem com as mãos. Mais especificamente a mão direita, somente, estando a esquerda reservada para lavar as partes íntimas depois de defecarem. O problema é que nem sempre lavam as mãos depois de saírem das sujas casas-de-banho, e antes ou depois de comerem. E mesmo que lavem, as longas unhas resistem e por debaixo delas o caril cheio de especiarias e saliva. E tudo é transmitido, de mão em mão.

Na Índia o papel-higiênico não é artigo utilizado pela população, mesmo pelas classes mais altas. (leia também)

Não me vou alongar sobre a higiene sexual, cujos hábitos me são ainda em larga medida estranhos neste país. Mas pelas conversas mantidas com colegas, pelo que leio em jornais e publicações diversas, não auguro nada de bom. Talvez baste sublinhar o facto que li numa revista de medicina, relativo à alta percentagem de transmissão de doenças pela via sexual/oral na Índia: pretendendo manter a tão cobiçada virgindade até ao casamento, os jovens limitam-se muitas vezes a praticar sexo oral, ignorando no entanto as paupérrimas condições higiénicas dos seus dentes e da boca em geral, levando à propagação de graves doenças sexualmente transmissíveis.

Neste contexto, lembro-me também de visitar o parque de camiões inter-estaduais aqui em Nova Deli, quando preparava uma reportagem sobre a transmissão do vírus da sida na Índia. Os camionistas, enquanto esperam a carga, ficam dias, longe das esposas, em tremenda ociosidade, rodeados de centenas de prostitutas. O espaço não se distingue muito de uma lixeira a céu aberto. Proliferam os preservativos usados deitados no alcatrão.

Finalmente, o urinar e o defecar. Sinceramente, não me lembro de muitos dias em que, percorrendo os 200 metros que separam o meu prédio da entrada principal da universidade, não tenha visto pelo menos um menino, um rapaz ou um homem a urinar na margem da rua. Lembro que vivo numa das zonas urbanas mais desenvolvidas da Índia, na conhecida "South Delhi" com a sua emergente classe média urbana, e que a maior "favela" da Ásia, em Bombaim, ainda fica bem longe daqui. O mesmo aplica-se à defecação. Nas viagens de autocarro e de comboio, as histórias a contar a este respeito são intermináveis. Por todo o lado amontoam-se as fezes, no centro das cidades, por detrás da farmácia, na periferia das aldeias – como um campo de minas, ao lado do hospital, à margem da estrada nacional, no corredor do comboio, na bagageira do autocarro. Aliás, nunca cometam o erro de procurar as casas de banho públicas para procederem a semelhante acto na Índia. Tudo menos isso, em nome da vossa sanidade física... e mental.

Acho que fica feito um panorama das condições de higiene na Índia. Polêmico, certamente. Mas real. Há no entanto que sublinhar "o outro lado da história" e injectar esta análise com um "relativismo" que poderá desculpar, justificar e explicar algumas coisas. E, complementarmente, há que apresentar explicações – sempre diferente de justificações."

5 comentários:

  1. Fiquei decepcionada com a reportagem sobre a higiene na India.Achei que foi mostrado so a parte negativa da India.Gostaria de saber porque voces não falam da espiritualidade,dos grandes mestres que existiram e existem na India com por exemplo SAI BABA ,PARAMHANSA YOGANDA ,VIVEKANANDA,HAMAKRHISNA,SHANKARASHARYA E OUROS.Por acaso voces já possuem um caminho espiritual.É graças India a este pais tão antigo e aos grandes seres de luz pricipalmente ,da India que o mundo ainda não foi exterminado.Há sugeira na Índia,mas não se compara com sugeira da língua e da mente de muitos povos ocidentais.Se voces lerem Sivananda ,mestre indiano,ele relata que na parte em que se concentra os ocidentais e os quais frequentam igrejas com hostias ,agua benta onde estas pessoas usavam a mão direita e esquerda foi encontrada clamidia através de uma analise sanitaria.Foi verificado que ali existiam alguns tipos de doenças sexualmente transmissiveis.Os indianos usam a mão direita como a mão limpa para não contaminar.Nunca foi encontrada estas doenças no meio ambiente normal deles.Outra coisa voces falam na pobreza da India.Voces ja procuraram fazer alguma coisa para ajudar estas pessoas.É muito desagradável ,feio estar vivendo em outro pais e só falar mal desse país.Se voces nao podem e não querem ajudar esse povo por favor respeitem entao.MASHAL

    ResponderExcluir
  2. Fiquei decepcionada com a reportagem sobre a higiene na India.Achei que foi mostrado so a parte negativa da India.Gostaria de saber porque voces não falam da espiritualidade,dos grandes mestres que existiram e existem na India com por exemplo SAI BABA ,PARAMHANSA YOGANDA ,VIVEKANANDA,HAMAKRHISNA,SHANKARASHARYA E OUROS.Por acaso voces já possuem um caminho espiritual.É graças India a este pais tão antigo e aos grandes seres de luz pricipalmente ,da India que o mundo ainda não foi exterminado.Há sugeira na Índia,mas não se compara com sugeira da língua e da mente de muitos povos ocidentais.Se voces lerem Sivananda ,mestre indiano,ele relata que na parte em que se concentra os ocidentais e os quais frequentam igrejas com hostias ,agua benta onde estas pessoas usavam a mão direita e esquerda foi encontrada clamidia através de uma analise sanitaria.Foi verificado que ali existiam alguns tipos de doenças sexualmente transmissiveis.Os indianos usam a mão direita como a mão limpa para não contaminar.Nunca foi encontrada estas doenças no meio ambiente normal deles.Outra coisa voces falam na pobreza da India.Voces ja procuraram fazer alguma coisa para ajudar estas pessoas.É muito desagradável ,feio estar vivendo em outro pais e só falar mal desse país.Se voces nao podem e não querem ajudar esse povo por favor respeitem entao.MASHAL

    ResponderExcluir
  3. Gosto de saber dos prós e contras dos países onde ainda visitarei, e a Índia é um deles. Quanto mais informações, melhor. Agradeço as dicas do blog. Sugiro que fossem repassadas tambem possíveis soluções encontradas pelos viajantes mais experientes: o que fazer e o que não fazer; onde ir, onde evitar ir; o que levar, o que não levar...

    ResponderExcluir
  4. Fala sério, a Índia é o país mais sujo do mundo.... Que merda de religiosidade é essa que a primeira pessoa a comentar está se referindo? Vc realmente acredita que existe algum Deus olhando esse povo miserável, imundo, pobre e esfomeado? Desculpe-me mas tem que ser muito hipócrita para acreditar nisso!

    ResponderExcluir

Seguidores