sábado, 26 de dezembro de 2009

Viagem à Machu Picchu - De La Paz (BOL) à Copacabana (BOL)

26/12/2009 - Saímos de La Paz por volta das 09h e nosso destino seria Copacabana, nas margens do Lago Titicaca, o Lago navegável mais alto do mundo.

Copacabana seria também a última cidade que ficariamos na Bolívia, ingressando no Perú no dia seguinte. Podemos dizer que com exceção da visita à Mina Cerro Rico em Potosi e ao Pico Chacaltaya não sentiremos saudades da Bolívia. A pobreza do país é digna de seu título: o mais pobre da América do Sul. Percebemos da população um grande amor por seu presidente Evo Moralles, representante do povo que foi reeleito dias atrás para mais 5 anos de mandato com 64% de aprovação.

A pobreza da Bolívia acreditamos tenha relação direta com sua geografia. Durante todos os dias que estivemos no país estivemos a uma altitude média acima de 3.500mts, onde preaticamente não existe vegetação, árvores e água. A herança indígena também é muito forte, dando a entender que como nos últimos 400 anos a população sempre viveu assim, outros 400 anos podem ser vividos da mesma forma.

Ao sair de La Paz, mais uma vez tivemos de enfrentar o trânsito infernal de El Alto, digno de uma cidade indiana, onde vale tudo, com a única diferença que na Índia existem vacas cruzando na pista e que os táxis Tuc-Tuc lá existentes dão lugar às Vans aqui na Bolívia, milhares delas.



No trecho que percorremos percebemos grandes filas nos Postos de Combustível motivadas pela falta de gasolina. Vimos inclusive um outdoor divulgando a transformação gratuíta dos carros para combustível à gás. Conseguimos avastecer no máximo B$ 50,00, algo em torno de 15 litros.

Seguimos em direção à Tiquina, já às margens do Lago Titicaca, onde pegaríamos uma balsa que faria a travessia do Lago para após chegarmos à Copacabana. Mais uma vez encontramos muitas crianças na estrada pedindo dinheiro.
Crianças correndo para pedir esmolas



Balsa às margens do Lago Titicaca


Chegamos no Hotel Glória, da mesma rede do hotel que ficamos em La Paz, às 13h e às 13:30h já iniciaria nosso passeio até a Ilha do Sol.

3 comentários:

  1. Marcio e turma, estamos acompanhando cada nova postagem aqui. Passei so' para mandar um abracao e os votos de um Feliz Natal e otimo ano novo para todos!

    Aquele abraco,
    Claudio Andre

    ResponderExcluir
  2. Eu também tou acompanhando, morrendo de inveja hehehe!! (Inveja boa) ;-)

    Grande abraço para todos vocês e continuem descrevendo a aventura, que está muito legal!

    Ah, e Feliz Natal!!

    Abração,
    Luís Fernando (Luli)

    ResponderExcluir
  3. Vcs conheceram a Pousada do Inca ? muito original e com uma vista do Lago titicaca Maravilhosa.
    Abraços

    ResponderExcluir

Seguidores