segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ilhas Flutuantes de Uros - Puno (PER)

27/12/2009 - Puno é a maior das cidades localizadas às margens do Lago Titicaca. O município está localizado a 3.855mts de altitude.


Puno foi fundada pelos espanhóis em 1668 e anteriormente foi habitada por povos que faziam parte da cultura Pukara, pelo Império Tiahuanaco e pelos incas.


Clique sobre a imagem para ampliá-la


Do cais do porto de Puno partimos para uma visita às famosas Ilhas Flutuantes de Urus, onde o povo que habita o Lago Titicaca aprendeu a construir ilhas inteiras a partir da "totora", uma planta que cresce às margens do lago e que se assemelha a uma espécie de junco. O acúmulo do caule dessa planta forma o solo das famosas ilhas flutuantes.



O caule da totora também serve de alimentação, apesar de ser como um palmito, mas sem gosto algum.


Léa segurando a totora

Nativo descascando a totora para alimentação


Visitamos uma das várias ilhas que compõe o local: geralmente em cada ilha moram de 5 a 8 famílias. Lá conhecemos um pouco da rotina destes moradores que vivem atualmente muito mais do turismo (venda de artesanato) do que da pesca.


A forma típica de transportar as crianças na Bolívia e Perú


A ilha flutuante que visitamos estava localizada em um local onde o Lago Titicaca tinha mais de 15 metros de profundidade.



A visita às Ilhas Flutuantes de Urus é realmente uma boa pedida para todos que querem conhecer o Lago Titicaca e também um pouco da história do local. A habilidade turística para explorar (no bom sentido)o potencial das Ilhas Flutuantes é impressionante.


O barco feito de totora

Trajes típicos locais

2 comentários:

  1. oi tudo blz estou acompanhando seus roteiros .viagens pela america ..tenho as masmas fotos que passei ai tambem . lugar espetacular ..fotos minhas.. orkut ..juarez martins laguna.sc .

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!!
    primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas.
    O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo com seus 8300 km2, também é o segundo maior da América do Sul. Está localizado entre o altiplano peruano-boliviano à 3800 metros de altitude, com uma profundidade máxima estimada de 360 m. A temperatura varia entre 7°C e 11°C, dependendo da estação.
    peru somente não é machu picchu temos muitos outros puntos turísticos e gastronomia de qualidade.

    ResponderExcluir

Seguidores