quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Minas de Cerro Rico - Potosi (BOL)



24/12/2009 - Na noite anterior já havíamos contratato nossa visita às Minas de Cerro Rico, local que já é explorado há 465 anos ininterruptos.


Potosi tem 190 mil habitantes e apesar de apenas 8 mil deles trabalharem nas minas de Cerro Rico, 60% da população depende da economia gerada pelas mais de 500 minas existentes no local, todas em um mesmo cerro (morro), que atualmente tem 4.800mts de altitude, mas que já teve 5.100mts.

Nas minas extraem-se zinco, chumbo, cobre e principalmente estanho - metal que só está aqui pois os espanhóis na época da colonização o desprezaram.

O tour no interior do Cerro Rico, no meio do trabalho dos mineiros, acabou se tornando o maior atrativo de Potosi. O caminho é todo composto por labirintos de túneis estreitos, nós quais você deverá andar agachado ou engatinhar.

Além de conhecer a mina Morena (uma das 500 existentes), conhecemos o Tio Supay, a divindade criada pelos mineiros, representando a criatura dona do interior da terra. Em busca da proteção no trabalho, os mineiros fazem oferendas com álcool, cigarros de tabaco e folhas de coca.

Os mineiros chegam a ficar nas minas durante 10 horas por dia (sem intervalo) e crianças a partir de 12 anos podem ser vistas trabalhando no local. Para aguentar esta jornada eles chegar a mascar 80 folhas de coca ao mesmo tempo, acumulando-as na bochecha e renovando-as a cada 2 horas. Além disto fumam cigarro de tabaco negro sem filtro. No inverno tomam álcool puro com 96 graus.

Com certeza a visita foi uma experiência muito válida.






Entrada da Mina do Cerro Rico


O Cerro Rico


A entrada da mina Morena, na qual entramosMineiros brasileiros

Nossos guias Jorge e Joni

Um comentário:

  1. Olá mineiros brasileiros, olhos esbugalhados era de susto ou efeito da altitude. Marcio e Léa...um beijo da mama e sintam-se todos abraçados. Boa viagem

    ResponderExcluir

Seguidores